sábado, 8 de junho de 2019

Me indica um filme? - Operação Final






Ricardo Klement, morador de Buenos Aires, vivia com a esposa e seu filho, e saia todos dias trabalhar como qualquer um dos seus vizinhos. Uma coincidência, entretanto, levou o grupo de agentes israelenses a descobrir que aquele homem, na verdade, era Otto Adolf Eichman, o alemão, judeu, que foi significante mentor e operador logístico do holocausto.

A captura foi feita secretamente – já que a Argentina na época tinha diversos nazistas, um pedido de extradição formal tinha grandes chances de ser negado: o filme mostra tudo que foi necessário para tirá-lo do país simulando sua própria vontade.

Israel e Argentina, após o incidente, passaram a ter conflitos, já que o segundo passa a exigir o retorno de Eichman, o que não acontece; ele é julgado em Jerusalém no ano de 1961 e enforcado em 1962.  

Ao longo do filme é possível enxergar nos diálogos, partes da multifacetada realidade do caso: a começar pelo ator que interpreta o nazista, que  é o mesmo a interpretar Gandhi no  filme de 82  (e ganhar o oscar de melhor ator).

É um paradoxo compreender o tamanho da barbárie que pessoas não necessariamente intencionadas ao mal são capazes de cometer, esse é um apontamento de Hannah Arendt, filósofa que esteve no julgamento, sobre o qual produziu sua obra “Eichman em Jerusalém”. Como a escritora aponta, o homem julgado entendia que estava “fazendo apenas o seu trabalho”, entretanto, em política, obediência e apoio são a mesma coisa. O réu foi julgado e condenado sobre seus atos e, enquanto o mundo inteiro assistia, já que  tudo estava sendo televisionado, foram divulgados os horrores do nazismo, sendo importante marco para que nunca o massacre do holocausto seja esquecido.

Operação final é um filme para ser visto: é um daqueles que mostra fatos interessantes, é bem feito, tem bons atores e nos faz refletir sobre quanto o mal ainda pode ser banal, e quanto mal pode haver nos nossos atos sem que percebamos. É um compromisso coletivo fazer com que o holocausto seja memória viva, para que mesmo sob regras imorais, sempre se dê valor, acima de qualquer coisa, à empatia e ao respeito entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário