quinta-feira, 27 de junho de 2019

Por Onde Anda: Mariana Alessi, Global Project Implementation Lead na ExxonMobil Chemical




Por Lígia Maffessoni


A egressa Mariana L. Batista Alessi é uma profissional de sucesso que trabalha na empresa ExxonMobil. Ela conseguiu conciliar sua carreira profissional com seus estudos e ser inovadora dentro do seu ambiente corporativo: como prova, uniu seus conhecimentos acadêmicos e sua experiência corporativa oferecendo treinamentos sobre a Geopolítica do Petróleo para mais de 1.000 funcionários em cinco países diferentes

 Continue lendo para saber mais e se inspirar com a experiência da Mariana!



Nome Completo:  Mariana L. Batista Alessi

Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais:  2003
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2007
Ocupação atual: 
Global Project Implementation Lead at ExxonMobil Chemical



Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional. 



Mariana Alessi: Durante a faculdade, meu único trabalho foi dar aulas de inglês em diversas escolas em Curitiba. Era um trabalho que me pagava bem, tinha horarios flexíveis e eu podia seguir estudando de manhã como era minha preferência. Porém, ao terminar a faculdade me vi sem nenhuma experiência e eu estava determinada em entrar no mundo corporativo. Tinha um inglês excelente, espanhol intermediário, mas vi varias empresas nao me contratarem por minha falta de experiência. Me lembro de um gerente em uma indústria que me disse: “Eu queria muito contratar você, mas eu nao tenho como treiná-la, precisava de você mais pronta”. Foi aí que me dei conta do preço que paguei pela escolha que fiz de seguir dando aulas de inglês durante a graduação. Encontrei um escritório pequeno de Comex que me deu uma chance: me contrataram como funcionária, mas o salário era de estágio. Agarrei com todas as forças aquela chance, eu sabia que ia precisar de experiência para entrar na empresa que eu queria: a ExxonMobil. Eu seguia no escritório e já havia passado por 2 processos seletivos na empresa, mas sem sucesso. No terceiro processo seletivo fui contratada. Era setembro de 2008 e sigo na empresa até hoje.




Blog Internacionalize-se: Como é o dia-a-dia no seu trabalho?



Mariana Alessi: Em quase 11 anos de empresa já trabalhei em diversas áreas. Há menos de um ano estou na área de Chemicals para a implementação de um projeto global. No meu dia-a-dia eu tenho diversas reuniões virtuais com pessoas do mundo todo: EUA, Europa e Ásia. Falamos sobre as necessidades de alinhamento e coordenação para que meu projeto possa ser implementado com sucesso aos times de vendas dessas localidades.


Blog Internacionalize-se: De que forma as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA a ajudam em seu trabalho atual?



Mariana Alessi: Em 2013 eu fui aprovada na UFPR para fazer o mestrado no programa de pós-graduação em Ciência Política. Pensei que a empresa me pediria para escolher entre o trabalho ou a UFPR, pois as aulas eram no período da tarde. Para minha surpresa, me apoiaram e ajustaram meu horário de trabalho para que eu pudesse cumprir as aulas. Foi uma motivação e tanto para passar por esse período desafiador de trabalho e estudos, e após concluído o mestrado eu desenvolvi um treinamento para os funcionários da empresa sobre a Geopolítica do Petróleo. O interesse foi maior que o esperado e até hoje eu já falei sobre o tema para mais de 1.000 funcionários em pelo menos 5 países. Sempre que tenho uma oportunidade de viagem de trabalho eu tento oferecer uma sessão para os funcionários locais. Acho que essa foi uma maneira peculiar de aproveitar minha formação acadêmica, mas de maneira geral o profissional de RI é bem aceito nas corporações, pois tem um perfil com amplo conhecimento sobre diversas áreas e sabe dialogar com culturas e processos diversos.


Blog Internacionalize-se: Como é trabalhar para uma das maiores empresas do mundo?



Mariana Alessi: ;É realmente incrível. Eu sou muito grata por tudo que conquistei e vivi graças a ExxonMobil. É uma empresa muito ética e que tem um cuidado imenso com os funcionários, desde sua segurança e saúde, ao tratamento justo e com equidade. Existe muita oportunidade de crescimento e aprendizado. Já tive oportunidade de viajar para diversos lugares do mundo a trabalho, o que sempre nos faz aprender e crescer. Em fevereiro desse ano fui a China a trabalho e foi uma grande realização. Eu estou sempre viajando.


Blog Internacionalize-se: Qual a sua lembrança mais marcante da época da faculdade?


Mariana Alessi: Me lembro muito do prédio antigo da Chile e da reforma que aconteceu bem no meio da minha graduação. Lembro com muito carinho as aulas dos Prof. Carlos Magno, Marlus e Angela, que nao mediam esforços e amavam muito o que faziam. A graduação foi um periodo de aprendizado incrivel e rodeada de pessoas maravilhosas.



Blog Internacionalize-se: Deixe um conselho para os nossos leitores. 



Mariana Alessi: A graduação em RI é realmente apaixonante e mesmo que não pareça agora, estudar RI deixa muitas saudades. Mesmo que seus caminhos profissionais levem a caminhos diferentes, nunca perca esse senso de justiça e compreensão pelos povos do mundo, não deixe de ler, falar e pensar sobre política, economia, história, direito. São formações humanas de grande valor que te tornam cidadãos de efeito e como bônus te diferenciam no mercado de trabalho.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário