terça-feira, 14 de maio de 2019

Teoria das Relações Internacionais: ANÁLISE DO GOLPE DE 1973 NO CHILE A PARTIR DA TEORIA DOS JOGOS DE DOIS NÍVEIS.

Artigo apresentado na disciplina de Análise de Política Externa e Relações Internacionais, ministrado pela Profa Dra Janiffer Zarpelon, do curso de Relações Internacionais do Unicuritiba. As opiniões apresentadas no artigo não representam a visão da instituição.


 * Letícia Vargeniak

1. GOVERNOS ANTERIORES À ALLENDE

Após a divisão dos partidos de esquerda na década de 50, onde uma ala passou a apoiar Carlos Ibánez – coronel do exército chileno que havia governado o país após um breve golpe militar em setembro de 1924, que abriu as portas para os demais golpes – e outra Salvador Allende, o Chile enfrentou um fortalecimento teórico dos ideias de esquerda nas academias e um enfraquecimento prático tremendo, que culminou na eleição de Ibánez, após retornar do exílio, em um governo que perdeu força ao final do exercício, no ano de 1958, e posteriormente o de um presidente de direita.
Sucessor de Ibánez, Jorge Alessandri propôs e instituiu um inicial governo tecnocrata. Porém, após o terremoto de maio de 1960, o mais forte já registrado na história chilena, o país viu-se obrigado a aceitar a “ajuda” de reconstrução oferecida pelos Estados Unidos no governo de Kennedy sob a falsa bandeira principiológica do plano “The Alliance for Progress” (A Aliança para o Progresso) que, entre outros, era um freio elaborado pelo governo estadunidense aos países da América Latina para conter possíveis efeitos secundários da revolução cubana.
Em 1961, Alessandri perdeu cadeiras no congresso e precisou modificar o então governo tecnocrata para um essencialmente político, na esperança de sobreviver ao termino da legislatura. Porém, após apresentar um projeto de lei de reforma constitucional, supostamente em atenção às políticas exigidas pelos Estados Unidos em razão do acordo Aliança para o Progresso, perdeu o apoio do próprio partido, que passou a apoiar outro candidato para as eleições de 1964.

2. INTERFERÊNCIA NORTEAMERICANA NA POLÍTICA DOMÉSTICA CHILENA

O Chile foi o experimento que se desse certo seria apresentado ao mundo como sucesso capitalista em oposição à ideais socialistas. Em razão disto, a campanha de 1964 foi fortemente financiada pela CIA (Central Intelligence Agency) sem que, verdadeiramente, os candidatos favoritos soubessem, como ficou demonstrado por documentos revelados posteriormente pela agência[1]. O opositor de Salvador Allende, Eduardo Frei Montalva, foi eleito graças ao financiamento positivo de sua campanha e o negativo à campanha de Allende.
Na década de 1960, no auge da guerra fria, o mundo estava dividido entre URSS e EUA, devido, principalmente, aos últimos grandes avanços tecnológicos e aeroespaciais. Ambos os países buscavam Estados “apoiadores” através de seus imperialismos ideológicos para criarem uma grande política de alianças. De um lado criou-se a NATO (North Atlantic Treaty Organization; em português, OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte), pacto militar com intenção de frear o avanço pós-guerra da URSS na Europa, do outro, a OVD (Organizatsiya Varshavskogo Dogovora; em português, Pacto ou Tratado de Varsóvia[2]), que objetivou a união, primordialmente militar, dos países socialistas do leste europeu. A América Latina não ficou fora disso, e o Chile foi usado como um laboratório para o fomento de novas práticas econômicas.


3. VIA CHILENA PARA O SOCIALISMO


Porém, toda a manipulação externa do bloco ocidental não foi suficiente. Em razão da superficialidade das medidas que foram tomadas em seu mandato, houve também, e novamente, uma divisão partidária da própria base governamental. As alas mais pobres e populares do então Partido Democrata Cristão foram seduzidos pela proposta da “via chilena para o socialismo”.
Em três de novembro de 1970, com 36,6% dos votos, Salvador Allende, membro do Partido Comunista Chileno, toma posse da presidência apoiado pela coalizão Unidade Popular. ‘’Queremos construir o socialismo com democracia e liberdade, com sabor de vinho tinto e cheiro de empanada”, disse Allende, o qual defendeu uma revolução socialista por meio de mudanças profundas no sistema econômico, social e político do país e da América Latina sem revolução armada. Foi o que fez. E assim, começou a ganhar a simpatia de países vizinhos.
O seu plano de governo era baseado em três pilares principais: a) nacionalização de riquezas e estatização de meios de produção b) maior participação na política por parte dos trabalhadores e c) a implantação do Estado Popular.
Em 1971 nacionalizou o principal produto exportado chileno, o cobre, e fez disso sinônimo da ‘dignidade nacional’; expropriou cem milhões de hectares de terra acelerando assim o processo da reforma agrária; aumentou os salários e congelou os preços das mercadorias. Nas palavras de Gilberto Maringoni: ‘‘foi o primeiro governo da história do Chile que contou com a participação de quatro ministros operários, três comunistas e um socialista. A direita não tolerou isso”[3]. 
A introdução de um sistema participativo, a nacionalização de matérias primas e a estatização de setores importantes da economia possibilitaram a introdução, entre outros, de temas próprios da agenda internacional socialista na gestão industrial. A aproximação da direção para com os trabalhadores gerou além de aumentos salariais, novas formas de organização e atuação política e um crescimento considerável na economia, até 1972, quando o país enfrentou novas crises político-econômicas que vieram abalar o governo de Allende.

4. NOVAS INTERFERÊNCIAS ESTADUNIDENSES

Os Estados Unidos adotaram uma medida rígida de não aceitação de ideais socialistas na América Latina após a Revolução Cubana, e foi a partir disso que o mandato de Allende começou a ser (extraoficialmente) sabotado.
Por meio de sanções econômicas e apoio secreto da CIA a grupos internos de resistência, o governo de Allende começou a ruir. O principal grupo opositor era o de extrema direita autoritário e paramilitar Frente Nacionalista Patria y Libertad que ficou conhecido por praticar atos terroristas contra o governo de Allende. A CIA ainda financiou greves e manifestações em setores estratégicos como a greve dos Caminhoneiros em 1972, para desestabilizar de vez a economia chilena. E foi assim que a inflação do país, em dezembro de 1973, segundo a agencia europeia inflation.eu, chegou a 508,03%.
Em meio a esta crise e sendo parte integrante dela, “criou-se no Chile” uma Junta Militar comandada por Pinochet e fortemente apoiada, financiada e dirigida pelos Estados Unidos que tomou o poder por meio de um golpe de Estado puro e televisionado em 11 de setembro de 1973, com a intenção primordial da retomada das políticas econômicas de cunho capitalista e, também, para tentar impedir o fortalecimento de correntes de esquerda no sul da América.
Assim, como em matéria política, economicamente, e não poderia ser diferente, a junta militar governada por Pinochet foi dirigida pelos americanos do “Chicago Boys”. Grande parte das empresas nacionalizadas no governo Allende foram privatizadas, como mencionado anteriormente, em razão do status de “laboratório” de políticas econômicas neoliberais que era o Chile naquele momento. Apesar de tudo, todos os campos do sistema político estatal falharam miseravelmente, com a exceção da economia, que, até hoje, é bandeira levantada pelos saudosistas apoiadores da ditadura militar chilena.

5. A TEORIA DOS JOGOS DE DOIS NÍVEIS


A teoria dos jogos de dois níveis cunhada por Robert Putnam busca entender e analisar as relações de poder num dado período através de dois parâmetros, o nacional e o internacional. Putnam tenta entender, assim, o complexo jogo que envolve as relações internacionais. O primeiro nível, segundo o autor, diz respeito ao nível internacional enquanto o segundo, o nível nacional ou doméstico, tendo os dois níveis igual importância.
Putnam descreve a estrutura de ganhos esperados como Win-set. Quanto mais concordância entre os dois níveis, menos negociações os agentes terão que fazer, ou seja, a probabilidade de ratificação de acordos é maior; a isso, Putnam chama de Win-set maior. Por outro lado, quando há pouca concordância ou nenhuma entre as partes, diz-se Win-set menor. A distribuição de poder entre as instituições políticas do nível nacional e as estratégias dos agentes no nível internacional são determinantes para o Win-set. Há também a possibilidade de haver concordância entre o nível 1 e 2, gerando assim uma outra modalidade de Win-set "interativo" e não somente delimitado pela abrangência político-geográfica.

5.1 Nível Internacional (Nível 1)

Analisando o governo de Allende no nível internacional, percebe-se que o cenário foi complexo, pois, como supramencionado, o mundo estava vivendo um dos períodos mais intensos da Guerra Fria.  Ainda que aliado informalmente aos aliados do Pacto de Varsóvia, a América Latina, longe do bloco soviético, sofria intervenções norte americanas não somente de cunho econômico.
Devido à forte polarização da época, as negociações, para não dizer impossíveis, eram muito difíceis, pois, ou a nação se alinhava com Estados Unidos, ou com a URSS, sem haver margem para acordos fáceis para além disso.
Por ter implantado um governo de viés socialista através do voto e sem violência o governante chileno ganhou o prêmio Lênin da paz, da União Soviética. Como ideologicamente Salvador Allende alinhou-se com o bloco soviético, também, personalidades como Fidel Castro, eram de comum visita ao país.
Em razão dessas visitas, alianças e inclinações, não havia possibilidade de negociações com o bloco capitalista americano. Ou seja, devido a situação, o Win-set era pequeno pois não era fácil conseguir dialogar com países de fora do bloco comunista.

5.2 Nível Doméstico (Nível 2)

No nível doméstico as circunstâncias também não eram favoráveis. O exército estava cooptado aos interesses dos Estados Unidos e recebendo apoio financeiro da CIA. No Chile, as Forças Armadas receberam um auxílio de 45 milhões de dólares do Pentágono. Além disso, mais de 4 mil oficiais do Exército chileno foram treinados pelos Estados Unidos e este mantinha mais de 40 agentes da CIA infiltrados no movimento de oposição à Allende. Ademais, havia o grupo de oposição que crescia no país, a Frente Nacionalista Patria y Libertad.  
Allende ainda possuía grande apoio popular em razão das suas propostas e forte proximidade com influenciadores da época, como Pablo Neruda (Nobel da literatura de 1971), orgulho nacional, era, além de mal visto pelos sabotadores estadunidenses, um dos seus melhores amigos. Porém, tal fato não ajudou a equilibrar as oposições no poder.  
Em virtude disso, o Win-set doméstico também era pequeno, pois, as divergências entre as instituições políticas eram diversas e devido a intervenção norte americana a estrutura do governo de Allende estava prejudicada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme descrito nos tópicos anteriores, a evolução da política chilena até a eleição de Salvador Allende foi turbulenta. As crises estruturais e intervencionismos internacionais culminaram no previsível, assim como ocorreu em quase toda a América Latina, golpe de 11 de setembro, que resultou no suicídio de Allende (com a espingarda que recebeu de seu amigo Fidel Castro) durante o bombardeiro do Palácio da Moeda, sua residência e também sede do governo.
Internamente, não havia possibilidade de negociações que não fossem submissões aos interesses estadunidenses. Pois, conforme mencionado, tanto o exército como o parlamento havia fortes ligações com o bloco ocidental. As tentativas de revoluções nas bases sociais e econômicas foram quase todas revogadas após o golpe.
Externamente, o cenário era pior. Em meio à Guerra Fria não havia palco para barganha e/ou negociações. Aqueles que não alinhavam-se com o ocidente sofriam boicotes econômicos ou políticos dele, além de tornarem-se, ideologicamente, alvos iminentes de intervenções de todos os graus. O contrário não era verdade, porém, a presença de agitadores e agentes infiltrados nos governos “pró-Ocidente” eram bastantes comuns. 
A previsibilidade do golpe deu-se, justamente, pelo quadro desolador de apoio interno e externo que Allende possuía em seu governo. Os Win-sets menores asfixiaram doméstica e internacionalmente o país, até propriamente o colapso das estruturas político-sociais, que encerraram em uma ditadura sanguinária por vários anos.

REFERÊNCIAS

FARAH, Patrícia Najjar Roque. Influência dos agentes externos na queda de Salvador Allende. Movimento, 2018. Disponível em: <https://movimentorevista.com.br/2018/09/influencia-dos-agentes-externos-na-queda-de-salvador-allende/>. Acesso em: 25 de março de 2018.

FIGUEIRA, Ariane Roder. Introdução à análise de política Externa, vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2011.

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MAGASICH, Jorge. O Chile de Allende: uma tentativa de política internacional independente. Correio da Cidadania, 2014. Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/internacional/30-america-latina/9635-22-05-2014-o-chile-de-allende-uma-tentativa-de-politica-internacional-independente>. Acesso em: 25 de março de 2018.

MARINGONI, Gilberto. ‘’A direita e os EUA não queriam um socialismo com democracia no Chile. Seria contagioso’’. Carta Maior, 2013. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/-A-direita-e-os-EUA-nao-queriam-um-socialismo-com-democracia-no-Chile-Seria-contagioso-/6/28567>. Acesso em: 25 de março de 2019.

MONTES, Rocío. Uma Amizade insólita. El País, 2014. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/17/internacional/1413544419_222952.html>. Acesso em: 25 de março de 2018.

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VERA, Cristián Garay; NIEVA, José Díaz. Frente Nacionalista Patria y Libertad (1970-1973). Caracterización de una identidad política. Amérique Latine Histoire et Mémoire. Les Cahiers ALHIM, 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/alhim/5589>. Acesso em: 25 de março de 2018.


* Letícia Vargeniak é estudante do curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA.


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