quinta-feira, 23 de maio de 2019

Parlamento Universitário, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná, tem inscrições abertas até sexta feira (24/05)

Imagem – Igor Brandão com a ex-governadora Cida Borghetti, no Palácio do Iguaçu (uma das atividades na grade do Parlamento Universitário 2018)[1]
Por Igor V. Brandão*

O Parlamento Universitário é um projeto da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) a partir da Escola do Legislativo, que já está em sua quarta edição. Nele,  os universitários dos mais variados cursos são colocados frente a um desafio, no começo, assustador: ser Deputado Estadual por duas semanas. Isso mesmo, depois do treinamento e seleção, eis o trabalho em si, ou seja, propor leis, participar das comissões que decidem o aproveitamento ou não desses projetos e então sentar na elegantíssima poltrona do Plenário e votar- levando em conta que todo esse trabalho impactará um Estado inteiro.
Fui eleito, em 2018, para ser um dos 54 deputados titulares- além de 27 suplentes - da Unicuritiba, que tem a maior bancada desde 2017. Lembro muito bem da ansiedade que sentia por ser chamado por Vossa Excelência, além de não saber absolutamente nada do processo legislativo e, o pior, é que a maioria das pessoas não sabe. “Político não trabalha!” e “ganha muito para fazer nada!” são algumas das exclamações que não podem ser generalizadas, já que posso garantir que legislar é um processo longo e difícil que demanda um conhecimento sobre várias coisas.
Como um ex-participante, posso dizer que a experiência é simplesmente única e fantástica. Aprendi coisas que nunca imaginei que faria e enxerguei possibilidades ambiciosas na participação da sociedade em geral na política. Para tentar esclarecer ainda mais esta experiência, o Internacionalize-se entrevistou alguns membros da grande equipe da Escola do Legislativo e que estão a frente do projeto- em outras palavras, os que fazem acontecer.
O primeiro entrevistado é Dylliardi Alessi, diretor legislativo e diretor da Escola do Legislativo da ALEP:
Como surgiu a ideia do Parlamento?
“Surgiu em 2016, em uma conversa entre mim e o Henrique Palermo, estudante de direito da UFPR. Conversamos sobre a necessidade de maior participação do jovem na política e como a Assembleia pode ajudar nisso, complementando a formação dos jovens com a prática no processo legislativo.
Em 2016 fizemos a primeira edição, somente com alunos de direito da UFPR. A partir de 2017, a Assembleia abriu para todos os cursos e instituições de ensino superior de Curitiba. E a partir deste ano, a Unicuritiba passou a ser destaque, sempre com o maior número de inscritos. Em 2019, além das instituições da capital, algumas universidades do interior também poderão fazer parte do projeto.”
Por quê a Unicuritiba vem se destacando como a maior bancada?
“A Unicuritiba é destaque em função do empenho tanto do corpo docente quanto do discente.  Alunos e professores politizados nos auxiliam muito.”


O segundo entrevistado é Juarez Villela Filho, diretor de assistência ao Plenário e membro da Escola do Legislativo da ALEP:
Na sua opinião, qual o maior desafio dos participantes?
“Maior desafio é aprender sobre processo legislativo de uma maneira como não temos já academia. Nenhuma faculdade ministra aulas ou módulos de legislativo constitucional, por exemplo, então esse contato direto com este ramo do direito, sua lógica e suas peculiaridades são o maior desafio a ser enfrentado ao longo do processo.”
Qual impacto o projeto tem na sociedade paranaense?
“Acho que além de mostrar aos estudantes o verdadeiro trabalho realizado no legislativo estadual, desperta em todos maior interesse pela política, mostra que somos todos atores políticos e que desse interesse podem fazer brotar novas lideranças no cenário político Paranaense.”

Já Roberta Picussa, a terceira entrevistada, é coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo da ALEP:
Quais os cursos mais diferentes dos candidatos/participantes, fora da área do Direito?
“Na verdade, nenhum curso é muito “diferente”, pois o exercício político é uma questão de cidadania, e não está mais associado a um curso ou a outro. Ocorre que os alunos de Direito se interessam mais pelo Programa. Respondendo à sua pergunta, já tivemos inscrições de engenharia elétrica, agronomia, veterinária, serviço social, ciências sociais, administração, contabilidade, jornalismo e outros.”
Por que os alunos devem se inscrever no Parlamento Universitário?
“Os alunos devem se inscrever no PU porque essa é uma experiência única; A Assembleia do Paraná é a única da Brasil a realizar esse tipo de programa com Universitários. Quem participar vai poder vivenciar no dia a dia todo o trabalho de um deputado Estadual. A equipe que assessora esses estudantes é a mesma que assessora os deputados de verdade. Tudo é feito com a maior simetria possível com a realidade.  Eles vão aprender muito, e é um conteúdo e uma vivência que dificilmente eles vão ter outra oportunidade de aprender.
Os estudantes poderão fazer discursos no Plenário da assembleia dando voz às suas ideias. Além disso, o trabalho deles é acompanhado pela TV assembleia, então eles também vão ser filmados com frequência e passar na tv. Se não bastar tudo isso, os alunos que participarem ainda vão ter direito a 80 horas de atividades complementares!”

A edição de 2019 está com as inscrições abertas até esta sexta (24/05) e podem ser feitas em http://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario
Após inscrição no link acima, entre em contato com o professor responsável em sua instituição (que pode ser consultado no mesmo link), uma vez que a seleção é feita por processo seletivo independente, em cada instituição.
** Não esqueça de ler muito bem o edital e demais informações do processo seletivo (também disponível no link de inscrição)



Fonte:
- Escola do Legislativo da Alep – http://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario
1. Agência de Notícias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=99376&tit=Governadora-recebe-jovens-que-participam-do-Parlamento-Universitario



*Igor V. Brandão é aluno do terceiro período do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA e integra a equipe editorial do Blog Internacionalize-se, Projeto de Extensão coordenado pela Profa. Michele Hastreiter.



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