quinta-feira, 16 de maio de 2019

Acontece no UNICURITIBA: Semana Acadêmica de Relações Internacionais




Por: Manuela Paola, Vinícius Canabrava e Maria Letícia Cornassini*


            O curso de Relações Internacionais promove, a cada semestre, uma semana acadêmica, com o objetivo de integrar os estudantes à sua graduação, aproximá-los dos assuntos relevantes e atuais e também estimula pessoas de fora da instituição a conhecer e se interessar pelo curso. A Semana Acadêmica, que aconteceu dos dias 7 a 9 de maio, contou com a presença de professores do Unicuritiba, alunos egressos dos cursos de Direito e Relações Internacionais e convidados das mais variadas áreas de atuação.

            O primeiro dia do evento foi centrado na questão de migrações. Os professores da casa, Michele Hastreiter e Thiago Assunção, deram início às palestras falando sobre o Direito dos Refugiados e o Brasil. Ambos os professores deram especial atenção ao fato de que políticas públicas devem ser implementadas a fim de integrar refugiados e migrantes na sociedade brasileira. Em seguida, uma Mesa Redonda formada pela professora Karla Pinhel, também profissional do Unicuritiba, e Pablo Mattos, Chefe de Campo do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em Boa Vista, Roraima, discutiu a questão acerca dos refugiados Venezuelanos e como o escritório da ACNUR os auxilia na estrada para o território brasileiro. Pela tarde, foi ministrada uma oficina sobre Mudanças Climáticas, pelo palestrante Leonardo de Léon.

            As palestras da noite de terça-feira contaram com a presença do Coronel Machado, comandante do CCOPAB, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. O Coronel fez questão de explicar as minúcias do sistema de funcionamento da ONU, o porquê de seu estabelecimento e os pilares sob os quais se sustenta. Dando prosseguimento, o palestrante explicou o papel de relevância do CCOPAB e apontou a importância do Centro em fazer com que a sociedade civil apoie as missões de paz realizadas pelo Exército brasileiro juntamente com a ONU.

A segunda palestra da noite, Ética nas Relações Internacionais, foi apresentada pelo professor da instituição, Edimar Brígido. O palestrante frisou a importância de saber diferenciar a moral e a ética para que seja possível a aplicação da ética nas Relações Internacionais. Em sua fala, o palestrante mencionou que o estudo da ética dentro das Relações Internacionais é, ainda, escasso, mas que deve ser pensado de modo a não ferir a soberania dos Estados. Por fim, deixou a audiência com a afirmação de que a aplicação da ética deve ter início nas pequenas atitudes, e ser ampliada para níveis maiores e internacionais.
           
 No segundo dia de palestras, a Semana Acadêmica recebeu duas egressas para participar do evento. A primeira foi Mariana Batista Alessi, egressa de Relações Internacionais, que atualmente trabalha na Exxon Mobile como Global Princing Implementation Lead. O tema de sua palestra era Geopolítica do Petróleo, e Mariana teceu diversos comentários tanto na área mais técnica do petróleo, falando sobre os tipos do material, quanto na área econômica e política, explicando como os três se interligam e são interdependentes entre si. Na parte da tarde, a professora Karla Pinhel e a estudante de Relações Internacionais Nicole Rosner comentaram sobre o filme Exteriores - Mulheres Brasileiras na Diplomacia.

            Em seguida, Bruna Sighn, egressa de Direito do Unicuritiba, palestrou sobre As Violações de Direitos Humanos pelas mineradoras canadenses na América Latina. A palestrante foi aprovada para uma bolsa de estudos no Reino Unido, chamado Chevening e escolheu a Universidade de Glasgow, na Escócia, para cursar seu mestrado em “International Politics and Humans Rights”. Em sua participação, Bruna mostrou à plateia o atrito entre empresas e Direitos Humanos, discorrendo sobre a diferença entre a responsabilidade dos Estados e das empresas no caso de violações de direitos humanos. O último dia de palestras começou com o tema Sistema Eleitoral Brasileiro e a Política no Brasil, apresentado pela professora da instituição Violeta Caldeira, que focou sua fala na representação democrática e como isso é um dos fatores mais importantes para determinar se o povo será ou não contemplado nos interesses do governo - que, na verdade, devem ser os interesses do próprio povo. A Mesa Redonda sobre a Política Externa contou com a participação dos professores Janiffer Zarpelon, Andrew Traumann e Eduardo Carvalho, todos profissionais do Unicuritiba. O debate foi rico em história e proporcionou à plateia uma reflexão sobre como os governos brasileiros fizeram uma Política Externa que resultou na relações dos países com o Brasil atualmente. Os professores Carlos Magno e Rafael Gallo ministraram uma filmografia sobre O Lobo de Wall Street, na tarde de quinta-feira.
            A última noite da Semana Acadêmica contou com uma programação dedicada a um debate completo a respeito da Ditadura Militar Brasileira, que englobou os aspectos sociais, culturais, econômicos e jurídicos do regime e contou com a participação de professores da casa.
            Em suma, a Semana Acadêmica de Relações Internacionais proporcionou a todos que compareceram ao evento debates e reflexões que englobam todas as áreas de atuação de um internacionalista, como a economia, diplomacia, direito e história. A Semana é muito importante tanto para alunos e professores, quanto para interessados no curso e também egressos da instituição, pois o evento nos lembra o porquê de Relações Internacionais e suas ramificações serem de extrema relevância no mundo atual. 

*Acadêmicos de Relações Internacionais e membros da Equipe Editorial do Blog Internacionalize-se. 


Confira as fotos da Semana Acadêmica, tiradas por Rafaella Pacheco, acadêmica de Direito e membro da Equipe Editorial do Blog UNICURITIBA Fala Direito































Nenhum comentário:

Postar um comentário