quinta-feira, 2 de maio de 2019

Por Onde Anda: Carolina Paolini, Compradora de Commodities da Jaguar Land Rover, na Eslováquia.


Por Vinícius Canabrava*



Carolina Paolini se formou em Relações Internacionais no UNICURITIBA em 2012 e durante o curso já se inseriu no ramo de produção de veículos. 


Além de internacionalista a ex-aluna é formada também em engenharia de produção pela FAE e possui um curso de Comércio Internacional ministrado pelo Centro Europeu. Atualmente ela trabalha na maior empresa automobilística do Reino Unido, com sede em vários países, como na Eslováquia - onde Carolina atua: a Jaguar Land Rover. 



Confira a entrevista dela para o blog:



Nome: Carolina Paolina

Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2009

Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2012

Ocupação atual: Compradora de Commodities na Jaguar Land Rover



Blog Internacionalize-se: Como foi sua trajetória profissional até chegar no seu posto atual?

Carolina: Meu primeiro estágio durante a faculdade foi na Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, onde passei um ano entre 2010 e 2011. Foi uma experiência incrível onde tive pura imersão no dia-a-dia das RI`s.

Em 2011 o “destino” acabou me levando para o mundo automotivo, fui aprovada para uma vaga de estágio na Renault do Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, onde fiquei 2 anos na área administrativa da Engenharia de Pós Vendas Américas. Meu estágio terminou exatamente na época da formatura de RI, em março de 2013.

De lá acabou surgindo a oportunidade de uma vaga como compradora na Nissan do Brasil, onde fiquei por mais 3 anos. Durante este período fiz alguns cursos de Comércio Exterior e uma Pós Graduação em Engenharia de Negócios, que serviram para complementar os conhecimentos de RI às minhas atividades como compradora no segmento automotivo.

 Em 2016, por motivos pessoais acabei optando por deixar a empresa e mudar de Curitiba para Salvador, onde trabalhei durante quase 3 anos também como compradora na Ford América do Sul. No final de 2018 após tomar a decisão de ter uma experiência internacional, fui aprovada para uma vaga como compradora na Jaguar Land Rover Eslováquia, onde estou trabalhando desde novembro de 2018. 


Blog Internacionalize-se: Caso um de nossos leitores tenha a ambição de trabalhar na Europa você poderia nos contar as vantagens e desvantagens?

Carolina: Trabalhar na Europa é uma coisa que sempre tive vontade, então quando tomei a decisão de me mudar vim com o coração super aberto para a experiência. A vantagem de ser brasileiro trabalhando no mundo corporativo europeu é enorme, visto que no Brasil estamos acostumados com uma carga de trabalho gigantesca enquanto aqui na Europa existem mais pessoas para fazer as mesmas atividades.

Por outro lado, o estilo europeu é meio que cada um por si, então dificilmente você conta com suporte dos colegas ou com chefes te monitorando 100% do tempo. Vejo isso como vantagem para quem já tem certa experiência na função, pois tem mais liberdade para se organizar e tocar suas atividades, porém para quem não tem muita vivência pode ser encarado como uma desvantagem.

Outro ponto que prefiro chamar de adversidade e não desvantagem é o aspecto cultural. Trabalhando em uma multinacional no Brasil já vivenciamos as diferenças culturais, agora sendo a empresa fora do Brasil isso se intensifica ainda mais, além de ter contato diário com gente de todo lugar do mundo, você estará totalmente inserido em outra cultura. No meu caso tenho chefes eslovacos e britânicos, e apesar da língua oficial da empresa ser o inglês, muita coisa por aqui é em eslovaco, idioma que não domino e comecei a aprender agora. 

Blog Internacionalize-se: Qual foi a importância do curso de Relações Internacionais e o que você lembra de marcante de seu período na faculdade?

Carolina:     O       curso se       destaca        principalmente           pela    sua     abrangência e multidisciplinaridade. O profissional da RI`s é diferenciado, por já estar habituado ao ambiente dinâmico e comunicativo, tendo a capacidade de percepção da influência dos acontecimentos no seu dia-a-dia. Ter cursado RI`s me abriu muitas portas tanto no aspecto pessoal quanto profissional e acabei investindo bastante no estudo de outros idiomas como inglês, espanhol e francês. Meus 4 anos de UNICURITIBA fazendo faculdade de RI`s foram maravilhosos, mas com certeza o que mais me marcou foi a aprovação para a monitoria da matéria de Instituições de Direito Público e Privado durante o 3º período, com a professora Camila Bresolin. Aprendi muito com essa experiência. 


Blog Internacionalize-se: Se você tivesse uma dica para dar aos atuais alunos de relações internacionais qual seria?

Carolina: A maior dica que posso dar é para aproveitarem a faculdade com toda a intensidade possível, pois passa muito rápido. Aproveitem todas as atividades acadêmicas, oportunidades de estágio, palestras, grupo de estudos, viagens, ENERI`s e vivam toda a energia desse curso maravilhoso com mestres incríveis que morro de saudade das aulas!!! Tudo isso vai ser a base para o profissional que vocês vão se tornar no futuro. E o mais importante, nunca parem de estudar e aprender coisas novas!

*Vinícius Canabrava é aluno do terceiro período do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA e integra a equipe editorial do Blog Internacionalize-se, Projeto de Extensão coordenado pela Profa. Michele Hastreiter.










4 comentários: