quinta-feira, 25 de abril de 2019

Perfil - Quem é Julian Assange e porque ele viveu durante tantos anos numa embaixada?



 

 

Por Lígia Maffessoni**

 

Acusado de ser um terrorista cibernético imparcial, agente russo e criminoso sexual, Julian Assange se envolveu com o governo do Equador, da Suécia, dos Estados Unidos e da Inglaterra e sua prisão foi um dos assuntos internacionais mais comentados nas últimas semanas.

 

Mas quem é Julian Assange e porque viveu durante tantos anos numa embaixada?

 

Townsville, além do laboratório onde nasceu as meninas superpoderosas, é também a cidade onde nasceu Assange, no dia 3 de julho de 1971. Desde muito cedo, Assange se mostrou muito competente como hacker, foi estudante de matemática e física, pai, escreveu o livro UnderGround junto com Suelette Dreyfus e, em 2006, lançou o site WikiLeaks.

 

O WikiLeaks é uma organização multinacional de conteúdos, especializada na análise, publicação e promoção de materiais censurados envolvendo guerra, espionagem e corrupção. Até hoje publicou mais de 10 milhões de documentos e análises e ganhou diversos prêmios internacionais.

 

Em 2010, o site WikiLeaks disponibilizou acesso a diversos documentos militares sobre as guerras do Iraque e Afeganistão, divulgando por exemplo a morte massiva de civis nas intervenções americanas. No mesmo ano, Assange passou a ter as doações que recebia retidas pelos bancos onde as deveria receber.

 

Assange vivia na embaixada do Equador desde 2012, para evitar sua extradição para a Suécia, onde estava sendo investigado por crime sexual, que alega não ter cometido e ser parte de uma campanha política de difamação. Tinha um bom relacionamento com o ex presidente equatoriano, Rafael Correa, e recebeu cidadania equatoriana em dezembro de 2017, quando o país também pediu que fosse reconhecido como agente diplomático, para que tivesse imunidade. Em 2016, Assange já havia reclamado à ONU que estava preso ilegalmente, já que não poderia deixar a embaixada; o posicionamento da Organização foi de que deveria ser autorizada sua liberdade: tanto o pedido equatoriano quanto o da ONU não foram reconhecidos pelo Reino Unido.

 

Recentemente, porém, Assange começou a ter mais problemas, pois  divulgou uma foto do presidente do Equador, Lenin Moreno, o mesmo que se elegeu dizendo que poderia comer arroz e ovo, durante um momento de restrições econômicas no país, deitado num quarto de hotel comendo camarões.

 

Vários documentos sobre Assange também foram vazados, como fotos, laudos médicos e boatos vexatórios sobre sua vivência na embaixada; em março de 2018 sua conexão de internet foi cortada para que não pudesse interferir nas questões internacionais de política externa.

 

Assim que Moreno decidiu que havia violado os termos do asilo, não mais o protegeu, retirou sua cidadania equatoriana e os policiais britânicos tiraram-no de lá no dia 11 de abril de 2019.

 

O ex presidente do Equador, Rafael Correa, criticou a decisão de Moreno, já que o asilo é garantido pelo artigo XIV da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O ex presidente Lula também se posicionou:

 

Fez mais pela democracia no mundo do que muitos líderes eleitos. Sua prisão é um atentado contra a liberdade de expressão. E sua eventual extradição, se ocorrer, uma violência contra os direitos humanos e poria em risco sua vida. “

 

Já primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que “ninguém está acima dalei”.

 

Agora, o governo americano tem dois meses para apresentar relatório criminal que justifique sua extradição para os Estados Unidos, onde será julgado por conspirar junto com a Analista de Inteligência Militar, Chelsea Manning, e desbloquear o acesso não autorizado ao Network secreto, a partir do Departamento de Defesa, onde os documentos oficiais do governo são armazenados. Chelsea Manning foi presa e condenada a 35 anos de prisão.

 

Interessante notar que o WikiLeaks foi amado por Trump na época das eleições, quando divulgou dados sobre Hilary Cliton prejudicando a candidata. Os Estados Unidos parecem, no entanto, ter outro entendimento agora, e não se sabe quais serão as consequências se, por fim , Assange acabar sendo extraditado para os Estados Unidos.

Fontes:
LULA. Lula sai em defesa de Assange: “fez mais pela democracia que muitos líderes eleitos”. Disponível em: <https://lula.com.br/lula-sai-em-defesa-de-assange-fez-mais-pela-democracia-que-muitos-lideres-eleitos/>. Acesso em: 19 abr. 2019. 

BBC. Julian Assange: Suécia considera reabrir inquérito sobre estupro. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47889060>. Acesso em: 19 abr. 2019.

BBC. Julian Assange: quem é o fundador do Wikileaks, preso em Londres após quase 7 anos de asilo em embaixada do Equador. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47895584>. Acesso em: 19 abr. 2019.

MACASKILL, Andrew. WikiLeaks says Julian Assange is being spied on in Ecuadorean embassy. Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-ecuador-assange/wikileaks-says-julian-assange-is-being-spied-on-in-ecuadorean-embassy-idUSKCN1RM17L>. Acesso em: 19 abr. 2019. 

PITAS, Costas. Julian Assange é preso pela polícia britânica na embaixada do Equador. Disponível em: <https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKCN1RN179-OBRTP>. Acesso em: 19 abr. 2019. 

HOLTON, Kate; PITAS, Costas. United States seeks extradition of WikiLeaks founder Assange. Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-ecuador-assange-usa/united-states-seeks-extradition-of-wikileaks-founder-assange-idUSKCN1RN1FC>. Acesso em: 19 abr. 2019.

 MACASKILL, Andrew. WikiLeaks diz que Julian Assange está sendo espionado na embaixada do Equador. Disponível em: <https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKCN1RM1I8-OBRTP>. Acesso em: 19 abr. 2019. 

 ISTOE. ‘Ninguém está acima da lei’, diz premier britânica sobre prisão de Assange. Disponível em: <https://istoe.com.br/ninguem-esta-acima-da-lei-diz-premier-britanica-sobre-prisao-de-assange/>. Acesso em: 19 abr. 2019. 


*Lígia Maffessoni é aluna do sétimo período do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA e integra a equipe editorial do Blog Internacionalize-se, Projeto de Extensão coordenado pela Profa. Michele Hastreiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário