sábado, 20 de abril de 2019

Me indica um filme? - “A Onda”: explicando o domínio das massas pela irracionalidade




Por Igor Vieira Brandão* 



Baseado no livro de mesmo nome, lançado em 1981 pelo escritor americano Todd Strasser, o filme “A Onda” (estreado em 2009, no Brasil), com produção alemã, deixa claro desde o início: baseado em fatos reais. Isso faz com que a sinopse do filme se torne ainda mais interessante, fazendo da mente humana a ferramenta de estudo para entender formas de governo autoritárias. A autocracia- base da discussão no filme; é vivida fora dos livros, a partir da efetiva participação dos alunos do professor responsável pelas aulas.
O caso real em que o filme se inspirou, aconteceu em 1967. O professor Ron Jones da Escola Secundária Cubberley, na Califórnia, recorreu a um experimento social que tinha o foco principal em mostrar como foi possível a maioria do povo alemão aceitar o nazismo como sua forma de vida em geral. O movimento foi intitulado “Terceira Onda” que, diferentemente do filme, não chegou a causar danos extremos. O resultado final era a manipulação irracional pelo qual seus alunos haviam sido tomados, com o “poder” centralizado na figura do professor, sendo estes alunos trazidos novamente para a realidade e o experimento tendo virado um curta-metragem, e sido muito bem elogiado.
“A Onda” talvez engane um pouco no começo por conta da produção cinematográfica alemã que é diferente do que conhecemos, mas a mensagem almejada é passada de forma muito clara, mostrando o quão vulnerável é a mente humana quando inserida em contextos que servem como brechas para pensamentos isolacionistas, típicos de nossa natureza frente a problemas como: desemprego, inflação, etc. É ainda mais útil para os jovens, já que o exemplo de vulnerabilidade, neste caso, foi a mente dos estudantes que na adolescência e na pós-adolescência estão na busca frenética de pertencer a algo e, muitas vezes, se tornam vítimas de ideologias extremistas.
Aos alunos de Relações Internacionais, o filme é uma eficiente visualização do que aprendemos em Ciência Política - sendo esta a formação do professor, protagonista do filme; e do que aprendemos sobre as massas em relação ao carisma do líder autoritário, além da necessidade de criarmos um autojuízo em nós - ainda mais como profissionais da área: não  podemos ser mais umasdas vítimas do controle irracional.

*Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Longa-Metragem (2008)
*Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Ator Coadjuvante - Frederick Lau como Tim (2008)

Fontes:
- “A Onda” (2008), filme por Dennis Gansel (título original: “Die Welle”) - Constantin Film e Highlight Film.
- “A Onda” (1981), livro por Todd Strasser (título original: “The Wave”).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_Onda

*Igor V. Brandão é aluno do terceiro período do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA e integra a equipe editorial do Blog Internacionalize-se, Projeto de Extensão coordenado pela Profa. Michele Hastreiter. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário