terça-feira, 9 de maio de 2017

Acontece no UNICURITIBA: Lançamento do livro “A importância da Educação Ambiental: um estudo sobre o Aquífero Guarani” de Janiffer Zarpelon


Nos dias 09, 10 e 11 de maio, o UNICURITIBA realiza a Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais. A programação inclui, além de importantes debates sobre temas contemporâneos das RI, o lançamento de três livros - de autoria de dois professores da instituição e de uma aluna egressa.

Confira as informações sobre o livro "A importância da educação ambiental - um estudo sobre o Aquífero Guarani" de autoria da Professora da casa, Janiffer Tammy Gusso Zarpelon, lançado no dia 09 de maio de 2017, no UNICURITIBA. 



“A importância da Educação Ambiental: um estudo sobre o Aquífero Guarani” de Janiffer Zarpelon
Apesar de a Terra ser formada por ecossistemas altamente integrados, a humanidade, a partir da Revolução Industrial, não conseguiu criar mecanismos eficazes que pudessem evitar a desintegração do meio ambiente. A civilização moderna adotou progressivamente padrões individualistas e reducionistas que levaram os seres humanos a imaginar que dependiam cada vez menos do ambiente natural. Com a ajuda dos avanços tecnológicos, houve um distanciamento dos seres humanos da preocupação de conservar e proteger o meio ambiente. Criou-se a cultura de que todos os recursos naturais eram infinitos.
A ordem vigente era explorar os recursos naturais até seu esgotamento total, com a única preocupação de conseguir cada vez um maior lucro econômico. As demandas por consumo no mundo capitalista-industrialista reforçaram ainda mais esta filosofia de vida. O consumo de recursos naturais para vestir, alimentar, abrigar e satisfazer outras necessidades básicas da população impuseram uma demanda crescente de produtos.
Um bilhão de pessoas (1/5 da população) que vivem nos países desenvolvidos são os que consomem a maior parte dos recursos naturais (e são estes países também, os maiores responsáveis pelo desequilíbrio na natureza – principalmente da emissão do gás carbônico na atmosfera – responsável pelo efeito estufa). Outro grande problema ambiental da atualidade é a escassez de água. Devido a ausência de recursos hídricos ou pela má gestão dos mesmos, tem ocorrido conflitos em algumas regiões do planeta, como no Oriente Médio, norte da África, Ásia Central e no Saara Africano.
Devido ao aumento dos impactos ambientais por volta dos anos 1960 e a necessidade de restringir essa utilização exacerbada dos recursos naturais, começam a ocorrer movimentos internacionais a fim de pressionar os países e as empresas para que alterassem suas estratégias de produção. Além disso, organizações internacionais, como a ONU, passam também a destacar a importância da preservação ambiental, realizando a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, no ano de 1972.
Com a crise do petróleo nos anos 1970 e o enfraquecimento da disputa militar entre os Estados Unidos e a União Soviética - período conhecido como Guerra Fria -, é verificado que temas considerados como low politics, como saúde, economia, meio ambiente, direitos humanos, passam a ganhar relevância no debate internacional. No campo acadêmico das Relações Internacionais, teorias como da Interdependência Complexa, desenvolvida por Joseph Nye e Robert Keohane, passam a destacar que os fenômenos são transnacionais, atravessando as fronteiras nacionais dos países e afetando o mundo como um todo, ocorrendo um processo de interpendência entre os mesmos, ou seja, a dependência mútua entre os diversos atores do sistema internacional.
Uma alternativa para a escassez de água é a utilização das águas subterrâneas, quando estas existem em seu território, sendo que muitos países já vêm se utilizando deste recurso. Muitos países até possuem grande disponibilidade de águas superficiais, como o Brasil, porém estas se encontraram cada vez mais poluídas aumentando os custos da produção no abastecimento, por exigir mais produtos químicos para o tratamento.
Um dos maiores aquíferos subterrâneos transfronteiriços do mundo encontra-se na América do Sul – o Aquífero Guarani – que abrange os territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Este aquífero é considerado de grande importância sócio-econômico-estratégica para os países a ele sobrejacentes. A importância social está no abastecimento de água da população em muitas cidades brasileiras relacionado com a questão da saúde pública, por possuir águas de boa qualidade para o consumo humano. Já a importância econômica se traduz pelo fato de que nas áreas de maior confinamento do aquífero suas águas não são adequadas para o consumo humano, porém apresentando-se com temperaturas elevadas podendo ser utilizadas nos fins do turismo/lazer, calefação, indústria e outros. Por fim, a importância estratégica pode ser verificada pelo fato de o Aquífero Guarani constituir-se em enorme reservatório de água potável, num contexto internacional em que a escassez da água vem sendo foco de grande preocupação por parte dos Estados.
Até países como o Brasil, que possui em torno de 12% das reservas de água doce do planeta, já enfrentam dificuldades para a disponibilidade de água para os vários usos a que se destina. Uma alternativa para enfrentar esse problema de escassez de água seria a utilização das águas subterrâneas, quando estas existem em seu território. Porém é importante que esta utilização seja de forma sustentável, não retirando mais do que a recarga do aquífero feita pela água das chuvas.
Assim, as questões que nortearam a pesquisa foram: Quais as potencialidades da utilização do Aquífero Guarani?; Como está sendo o uso/exploração do aquífero?; Quais são os riscos de contaminação de suas águas?; Há uma legislação suficiente e políticas públicas adequadas para a proteção do aquífero? Existem projetos na área de Educação Ambiental? Como tem sido a contribuição destes projetos para a sustentabilidade do Aquífero Guarani?
Assim, a presente obra abordou sobre o inicio e a evolução da conscientização ambiental no mundo e no Brasil; a inserção da relevância da Educação Ambiental para a sustentabilidade ambiental; a escassez de água doce no mundo; o Aquífero Guarani como manancial estratégico para o problema da escassez; e os projetos de Educação Ambiental no Aquífero.
Obra publicada pela Editora Multifoco, disponível em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário