quinta-feira, 11 de maio de 2017

Acontece no UNICURITIBA: Lançamento do Livro "Entre a modernidade e a tradição: empoderamento feminino no Irã e na Turquia" de Amanda Stinghen Moretão



Nos dias 09, 10 e 11 de maio, o UNICURITIBA realiza a Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais. A programação inclui, além de importantes debates sobre temas contemporâneos das RI, o lançamento de três livros - de autoria de dois professores da instituição e de uma aluna egressa.

Confira as informações sobre o livro "Entre a modernidade e a tradição: empoderamento feminino no Irã e na Turquia" de autoria de Amanda Stinghen Moretão - egressa da Instituição e cujo livro é adaptação de seu trabalho de conclusão de curso -  lançado no dia 11 de maio de 2017, no UNICURITIBA:

"Muito se escuta sobre Islamismo e as mulheres muçulmanas, porém, dificilmente nos deparamos com obras que vão além das aparências, que buscam se afastar de estereótipos e se aprofundar na realidade em que as mulheres muçulmanas vivem. Amanda Stinghen consegue explorar a representação da mulher na religião islâmica, a importância da sexualidade no Islã e a luta das mulheres por direitos no passado e no presente com respeito e clareza. A obra aborda com inteligência a participação de mulheres em revoluções e em mudanças políticas importantes, sem deixar em qualquer momento que o texto caia na vitimização fácil da mulher muçulmana. A autora consegue trazer uma abordagem diferente, que fará ocm que o leitor reflfita sobre o tema e possa quebrar preconceitos. 
Amanda Stinghen analisa a história do Irã, país não árabe, majoritariamente muçulmano, que segue a lei a Sharia; e da Turquia, que também não é árabe e é majoritariamente muçulmano, porém é um país secular e ocidentalizado. Os dois países tem uma história riquissima, na qual as mulheres possuem um papel extremamente importante". 

A obra pode ser adquirida no site da editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário