sábado, 13 de maio de 2017

Diário de Viagem: A experiência ibérica do intercambista Felipe Dalcin




O acadêmico Felipe Dalcin, estudante do curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA participou do Programa de Intercâmbio do UNICURITIBA.

Ele passou seis meses estudando no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Portugal e depois mais seis meses na  Universidade Rey Juan Carlos. As duas instituições mantém parceria com o UNICURITIBA.

Leia abaixo o seu depoimento sobre a experiência e algumas dicas elaboradas pelo acadêmico.




"Sempre sonhei com a ideia de fazer intercâmbio, ainda mais pela universidade, em que poderia conciliar o desejo de estudar fora, aprimorar outros idiomas e viajar. Graças ao UNICURITIBA pude realizar esse sonho. Primeiro fui ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) – Universidade de Lisboa, Portugal e depois a Universidad Rey Juan Carlos, Madri, Espanha. De forma sucinta, pretendo dar algumas dicas, impressões e escolhas que tomei nessas minhas duas experiências:

· Misture-se: um dos pontos mais bacanas de um intercâmbio é conhecer gente nova, não quer dizer somente europeus, mas também gente do mundo todo. Isso abre muito a sua cabeça sobre novas culturas e jeitos de pensar. O jeito mais fácil de um intercambista se “enturmar” é indo nos eventos para Erasmus (intercambistas europeus), nesses eventos você pode conhecer gente de diversos países, principalmente da Europa, que estão no mesmo barco igual a você, querendo aproveitar o máximo possível do intercâmbio. Nas duas universidades em que estudei também tive um buddy – antes mesmo de você chegar no país o buddy já entra em contato com você, é indicado pela universidade – um estudante nativo do país, também da mesma universidade que você estudará, que me deram, no meu caso, várias dicas de onde morar, lugares para sair, etc.

· Viaje: o aspecto forte de se fazer um intercâmbio para a Europa é possibilidade de viajar muito, mais do que isso, pagando muito pouco. Já que você irá morar na Europa pode esperar mega promoções principalmente das companhias low cost Ryanair (https://www.ryanair.com) e EasyJet (https://www.easyjet.com). Todavia é bom manter os olhos também na Skyscanner (https://www.skyscanner.com), onde se pode encontrar bons preços em outras companhias aéreas. Isso me permitiu conhecer 12 países ao longo do meu período de intercâmbio pagando preços bem acessíveis, principalmente de Madri, em que consegui viajar por ainda menos do que pagava em Lisboa. O negócio é saber procurar promoções!

· Estude: Estudar na Europa não é fácil, claro que esse aspecto é relativo. Primeiro, na grande maioria das vezes, em Madri sempre, não se tem chamada, então muitos intercambistas acabam não indo as aulas e também não estudando. Mesmo buscando sair e viajar muito nunca deixei de estudar e tive um desempenho bom até se se comparado aos meus companheiros de classe. O “segredo” é manter uma rotina de estudos, já que, em grande parte das vezes, você será majoritariamente avaliado em uma prova de conteúdo cumulativo no final do semestre; então, deixar para estudar um dia antes da prova é suicídio.

· Saiba dosar: Pelo ponto de cima é importante manter uma rotina de estudos, porém viajar, sair para se divertir, conhecer novos lugares e pessoas (até mesmo na sua cidade) é de suma relevância. Por esse motivo, em ambos os casos fiz quatro matérias em cada país, assim não ficava tão pesado para estudar e de sobra tinha tempo para outras coisas.

· Pratique outro idioma: Quando fui para Portugal pensava que não aprimoraria nenhum outro idioma, a não ser o sotaque português, me enganei muito. Como tinha vários amigos alemães e do leste europeu acabei melhorando muito meu inglês. Na Espanha por ter preferido estudar no campus com aulas em espanhol da Universidad Rey Juan Carlos – tem outro campus para relações internacionais com aulas em inglês, as matérias são as mesmas – melhorei em muito meu espanhol, também por ter vários amigos madrilenos e por ter vários amigos intercambistas da América Latina.

· Aonde morar: tanto em Lisboa quanto em Madri optei por buscar aonde ia morar quando chegasse lá, em ambas a cidade buscava um apartamento compartido. Em Lisboa achei o lugar aonde vivia devido a diversos grupos do Facebook de moradia, são muito fáceis de encontrar. Morava em Santos, que era excelente, já que estava a vinte minutos de ônibus da universidade e chegava em quinze minutos no máximo nos lugares que saia a noite, andando, além de ser muito bom pela centralidade do bairro. Já em Madri vivi quarenta e cinco minutos do centro, em Móstoles, devido ao fato do campus em espanhol da Rey Juan Carlos ser em Fuenlabrada que está a quase uma hora do centro. Não achava um problema, na verdade gostava muito, por ser longe do centro pagava um preço ótimo pela qualidade do apartamento que vivia, além do mais, vivendo em um bairro afastado convivia mais com espanhóis, que me ajudou a melhor muito nessa língua – geralmente no centro, devido ao grande número de turistas, vários intercambistas me relataram que só falavam em inglês. Encontrei no site (https://www.idealista.com). As duas cidades são muito seguras, até mesmo no período noturno.

· Lisboa: é uma cidade linda, para quem gosta de construções antigas com ruelas muito curtas e cheia de história, Lisboa é um prato cheio. Já vi muitas pesquisas que consideram essa cidade a melhor para fazer intercâmbio na Europa, isso se deve a diversos fatores: se comparada a outras capitais europeias, o custo de vida é mais barato; Portugal é a “Bahia” da Europa, clima agradável, praias e muita natureza; e, intercâmbistas de vários países, com várias festas para atender esse público.

· Madri: também é uma cidade bonita, em comparação maior do que Lisboa, porém com menos pontos turísticos. O forte da cidade é a vida noturna, é considerada a melhor cidade da Europa para sair à noite. Um pouco mais caro do que Lisboa, todavia o transporte público – também melhor rede de transporte público da Europa – é inigualável e mais barato.

Acredito ter transmitido os pontos essências, qualquer dúvida disponibilizo meu email: felipedalcin182@gmail.com, para qual outro esclarecimento. A experiência de intercâmbio na Europa foi inesquecível, e, se pudesse voltava sem dúvidas. Se puder, não deixe essa oportunidade escapar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário