sábado, 20 de junho de 2020

Dia Mundial do Refugiado - por que esta data é tão importante?



Desde 2001, o Dia do Refugiado é comemorado ao redor do mundo no dia 20 de junho - data em que foi celebrado o aniversário de 50 anos da Convenção das Nações Unidas Relativa ao Estatuto dos Refugiados. Esse tratado definiu quem era o refugiado, além dos deveres e direitos entre essas pessoas e os países que as acolhem. Mesmo sendo criado para resolver o cenário dos refugiados na Europa após a Segunda Guerra Mundial, a Convenção permanece, até hoje, sendo o principal pilar da proteção aos refugiados. 
Portanto, quem são essas pessoas e por que elas partem de seus países de origem? De acordo com a própria Convenção, "são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa".  Conceituar o refugiado é um ato relativamente novo, mesmo que a sua prática não o seja. Há registros escritos há 3.500 anos de acolhimento e proteção a estrangeiros, durante o crescimento de grandes impérios do Oriente Médio. Ainda que naquela época, os motivos pudessem ser ligeiramente diferentes dos atuais, o medo sempre acompanhou os refugiados, do momento em que decidem sair de seu país e até mesmo depois de chegarem em outro território, uma vez que não há garantia de que serão tratados com dignidade em determinados países. 
Celebrar o dia 20 de junho é celebrar a força e a coragem dos que encontraram determinação para buscar uma vida melhor, muitas vezes em um lugar inteiramente diferente daquele com que estavam acostumados. Sua perseverança deve ser sempre admirada - os obstáculos no caminho não são poucos e não são raras as vezes em que a morte encontra pessoas antes que elas pudessem encontrar um lugar seguro para viver. Uma saída forçada de seu lar sempre terá motivos que não cabe a nós questionar. Nosso dever, ao receber refugiados, é abrigar e acolher, além de sempre lutar por melhores condições e direitos para quem não os tem. 
Todos os anos, para comemorar esse dias, a ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - promove eventos ao longo do mês, como mostras de cinema, debates, exposições fotográficas e experiências gastronômicas, com o objetivo de integrar os refugiados na sua atual sociedade. Além disso, há também iniciativas independentes, porém com o mesmo objetivo: a integração. No ano de 2019, aconteceu a Copa dos Refugiados em diversas cidades brasileiras. O evento reúne, integra e confraterniza os refugiados de diferentes países, trazendo visibilidade para a causa. Em junho do mesmo ano, o grupo de extensão De Portas Abertas para o Mundo realizou, em Curitiba, uma festa cultural que contou com apresentações artísticas, como poesia, músicas e danças.
Neste ano de 2020, por conta da pandemia que assola o mundo inteiro, os eventos ficarão no ambiente online. A ACNUR promoverá lives com diferentes atividades artísticas e de lazer com a população refugiada, para reforçar o tema global: “Todos podem fazer a diferença: cada ação é importante”, mas sem esquecer das complicações que o Covid-19 trouxe. Confira os eventos através do link: https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/. 

Referências
CONVENÇÃO de 1951. ACNUR. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/>.
REFÚGIO no mundo. IKMR. Disponível em: <http://www.ikmr.org.br/refugio/refugio-no-mundo/.
Dia Mundial do Refugiado celebra integração, promove cultura e debate os desafios do refúgio no Brasil. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/dia-mundial-do-refugiado-celebra-integracao-promove-cultura-e-debate-os-desafios-do-refugio-no-brasil/>.
Acontece no UNICURITIBA: Grupo de Extensão "De Portas Abertas para o Mundo" realiza evento para celebrar o Dia Mundial do Refugiado. Blog Internacionalize-se. Disponível em: <https://internacionalizese.blogspot.com/2019/07/acontece-no-unicuritiba-grupo-de.html>.
Em Pauta: Copa dos Refugiados acontecerá esta semana em Curitiba. Blog Internacionalize-se. Disponível em: <https://internacionalizese.blogspot.com/2019/09/em-pauta-copa-dos-refugiados-acontecera.html>.
Dia Mundial do Refugiado 2020. ACNUR. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário