terça-feira, 24 de setembro de 2019

Em Pauta: Copa dos Refugiados acontecerá esta semana em Curitiba



Por Manuela Paola

Desde 2014, a ONG África do Coração promove a Copa dos Refugiados, um evento que reúne, integra e confraterniza os refugiados de diferentes países, além de seu maior objetivo ser a visibilidade para a causa dos refugiados e migrantes. Para tanto, a cada edição, há uma temática específica diferente, sendo a de 2019 “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. Além dos países africanos, nações de outros continentes podem participar da competição. O evento conta com apoio institucional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, da Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e também da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Este ano, Curitiba será uma das sortudas cidades que receberá as seleções do Haiti, Venezuela, Argentina, Colômbia, Congo, Nigéria, Bolívia e Peru. No sábado (28/09) das 07h30 às 18h00, serão realizadas as fases preliminares, no Centro de Educação Física e Desporto, da UFPR, no Jardim das Américas. As disputas de terceiro e quarto lugar, além da grande final, acontecerão no domingo (29/09) da 13h00 às 18h00, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. Como as etapas são divididas regionalmente, a campeã da etapa paranaense ganhará uma taça e uma viagem ao Rio de Janeiro para disputar a final nacional, no Maracanã. 

Eventos como esse nos lembram da importância da integração de refugiados e migrantes na nossa sociedade. Como o tema deste ano diz, devemos tirar apenas um minuto para escutar a história daquela pessoa que deixou seu país de origem para trás. Somos tão rápidos em apontar o dedo e julgar que nos esquecemos de que aquela pessoa tem família, história e sentimentos. Vamos lembrar-nos de que refugiados são pessoas e que querem ser reconhecidas como tal, recebendo um tratamento digno da pessoa humana. Ademais, todos são muito bem-vindo para assistir aos jogos dessa linda Copa!
Para saber mais sobre essa inicitiava, acesse http://copadosrefugiados.com/.


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário