terça-feira, 16 de junho de 2020

Me indica um filme: "Sérgio"




   Lançado no início de 2020, “Sérgio” retrata os últimos momentos e feitos mais importantes da vida e carreira do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo. 
Dirigido por Greg Baker, o filme mostra os últimos dias de vida do diplomata em sua missão representando a ONU em Bagdá e, também, apresenta a missão que levou à Indonésia a reconhecer a independência do Timor-Leste.

      A trama gira em torno de seus atos diplomáticos e sua morte que foi ocasionada por um atentado terrorista à sede da ONU na capital do Iraque, Bagdá. 

     Mesmo misturando ficção com realidade, o filme teve representações fiéis à realidade, principalmente em relação à questão Indonésia x Timor Leste. Após anos de sua independência, representantes da Indonésia não aceitavam a realidade do novo país. Então, em uma missão considerada “impossível”, o diplomata fez com que o presidente da Indonésia, Abdurrahman Wahid, fosse até a capital do Timor Leste e pedisse desculpas por anos de ocupação (que gerou a morte de mais de 100.000 pessoas) e reconheceu a realidade independente do país.

    Ao mesmo tempo em que o filme retrata cenas da vida profissional de Sérgio, há também a inserção de um romance, que realmente aconteceu, com a economista, funcionária da ONU, Carolina Larriera. 

     O filme consegue mostrar a trajetória de um homem que fez história ao redor do mundo, considerado um dos agentes mais importantes da ONU. E representar, com fidelidade, atos que mudaram o rumo da politico e social de vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário