terça-feira, 13 de agosto de 2019

Mulheres de Destaque: Angela Moreira – 20 anos dedicados a docência





Por Maria Letícia Cornassini
*Texto escrito a partir de entrevista com a Professora.

Pelos corredores do UNICURITIBA, circula uma das 100 primeiras formadas de Relações Internacionais do país. Descendente de uma família de imigrantes, a professora Angela Moreira foi inspirada pela história dos pais, seu gosto por cinema – e com isso o conhecimento de culturas de outros países- e suas habilidades com idiomas para embarcar na jornada das Relações Internacionais. Não só isso, a professora conta que seu desejo por trabalhar com uma coisa que a fizesse feliz pelo resto da vida e o respeito pelas diferenças- cultivado desde cedo dentro de sua família- foram também fatores contribuintes na escolha de seu curso, mesmo que ele fosse tão novo.

Ativista desde cedo, a professora lutava pela redemocratização já antes de iniciar a faculdade. Chegou a ir ver Fernando Gabeira no dia de sua colação do segundo grau. Em seus tempos de UNB, conta que havia um respeito maior pelas críticas de lados opostos dentro do meio acadêmico. Após a faculdade, estava num mercado que rapidamente absorvia os profissionais de R.I. que não iam para o Itamaraty, devido a alta demanda. Durante a faculdade, a professora dava aulas particulares de apoio à crianças, mas começou de fato sua carreira como internacionalista formada na Secretaria de Assuntos Internacionais com a UNESCO.

Com vontade de falar Francês, a professora buscou nos jornais da época bolsas que a oferecessem essa oportunidade, se candidatou e foi aceita no programa de bolsas para francofonia ofertado pelo Governo do Quebec, no Canadá. Ela conta que sempre teve encorajamento dos pais para que buscasse esse tipo de experiência e como não queria seguir o padrão que ainda era imposto às mulheres no Brasil, embarcou rumo a um novo país. Mesmo não falando direito o idioma, a vontade de crescer a fez persistir e cursar o mestrado no Canadá.

Ainda no Canadá, trabalhou na Organização da Aviação Civil Internacional e, além da experiência de trabalho em uma Organização das Nações Unidas, conta que a experiência a deu muita autoconfiança e oportunidades de convivência com diferentes pessoas e culturas – até mesmo dentro dos elevadores. Suas experiências no país não pararam por aí, participou de um programa da rádio comunitária em que toda semana, por três anos, ajudava a divulgar o Brasil em francês. Também fez trabalho voluntário auxiliando o governo como tradutora nos atendimentos à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade vindos da Ilha da Madeira e dos Açores.

Com uma carreira que nunca foi planejada, e sim guiada pelas oportunidades, a professora voltou para o Brasil e foi trabalhar na UFPR, logo em seguida indo trabalhar na Renault, quando a empresa começou a ser instalada em Curitiba. Sua carreira na docência começou com um convite de seu chefe da UFPR para incorporar o curso de Relações Internacionais em uma outra faculdade, já que naquela época Angela era a única internacionalista de formação em Curitiba. Sua carreira no UNICURITIBA começou com as aulas de Política Internacional Contemporânea nos primórdios do curso de R.I. na instituição. Logo em seguida foi convidada a assumir a Coordenação do curso, e, em meio à circulação entre diversas universidades - a professora chegou a trabalhar em quatro universidades ao mesmo tempo - e participações em bancas, foi conhecendo e chamando professores para compor o corpo docente do curso.

Nestes anos como internacionalista, conta que percebeu dificuldades na carreira acadêmica por ser mãe, já que muitas vezes a dupla jornada não deixava tempo para dedicação a produção acadêmica. Além disso, conta que muitas vezes o fato de ser mulher acaba não gerando convites para convivência nos círculos sociais em que circulam as oportunidades.

Quanto aos objetivos futuros, a professora diz que planeja continuar a aprender e sair de sua zona de conforto.

Após toda sua trajetória, a professora Angela não é apenas uma internacionalista com um currículo ilustre. Ela é uma mulher que durante toda sua carreira sempre esteve disposta a enfrentar o medo. Que ousou quebrar padrões numa época em que já se tinha pré-estabelecido qual seria seu papel. Que estabeleceu as fundações de um curso inteiro, proporcionando oportunidades a centenas de alunos que almejavam uma carreira de internacionalista. Acima de tudo, uma grande mulher que - muitas vezes inconsciente disso - ali de cima do tablado inspira tantas outras a traçarem grandes histórias.

6 comentários:

  1. Letícia, parabéns pela linda matéria que inspira todas as mulheres.

    ResponderExcluir
  2. Professora Angela foi e continua sendo uma grande fonte de inspiração para mim. A ela
    Sou eternamente grato. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pela homenagem, em especial a minha aluna Letícia. Estou muito emocionada e feliz em receber tamanho reconhecimento. Mas não fiz nada sozinha. Agradeço ao Professor Euclides Marchi, ao Professor Wilson Maske e a família Vianna, no nome de sua representante Dona Maria Cianci Vianna, por terem acreditado no meu potencial. E claro, aos meus filhos Thomas e Julia por serem pacientes enquanto eu cuidava dos meus outros "filhos". Obrigada aos meus amigos pelo carinho e, colegas professores ,pela coragem e fé na educação.Aos funcionários das instituições que trabalhei, muitas vezes anônimos,meu obrigada,por carregarem tantas responsabilidades. E por fim aos meus alunos, pela paciência, por terem me aturado todos esses anos. Gratidão em fazer o que gosto e receber tanto em troca!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns grande professora Ângela Moreira.

    ResponderExcluir
  6. Você merece Professora Ângela! Tens minha admiração.

    ResponderExcluir