segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Acontece no UNICURITIBA: Visita do Embaixador da Ucrânia e um panorama sobre a situação atual do país






O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rotyslav Tronenko, esteve na terça feira, dia 06/08, na Unicuritiba para falar sobre a Ucrânia como oportunidade para intercâmbios, comércio e turismo. Estava acompanhado do cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; do presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk; e de Sérgio Maciura. Tronenko começou a palestra falando sobre Jan Koum, empreendedor e programador cofundador do Whatsapp, que é uma personalidade conhecida por todos e é ucraniano. A Ucrânia é expressiva exportadora de óleo de girassol e grãos em geral: isso porque sua terra, chamada de terra negra, é extremamente fértil.

A Ucrânia nos traz diversos aprendizados e personalidades como os famosos ucranianos que viveram no Brasil: Clarice Lispector, uma das mais importantes escritoras do século XX, Gregori Warchavchik, arquiteto que criou a primeira casa modernista do país, em São Paulo, e o filho de ucranianos, Miguel Bakum, pintor considerado um dos pioneiros da Arte Moderna no Paraná.

 A região tem tensões como na Crimeia e em Donbass, muito sérias, já que envolvem desacordos históricos com a Rússia.Nessas regiões, ambas de fronteira, há disputa entre os países, e medidas como diversificação de fontes de energia estão sendo utilizadas para evitar os produtos russos.

Política recente

Viktor Yanukovytch foi o presidente durante a Revolução Ucraniana de 2014, no período que a Ucrânia se aproxima da União Europeia, inclusive com perspectiva de participação no bloco. A Rússia, entretanto, pede a Yanukovytch para não assinar o Acordo de Associação UE-União Europeia, o presidente aceita, além de um empréstimo russo. Dessa forma, a população se desagrada e se revolta no episódio chamado de Euromaidan, retratado no documentário “Inverno em Chamas”, ganhador do Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem em 2016 e disponível no Netflix, que foi gravado durante o episódio. Muitas pessoas acabam morrendo com a repressão do governo; o presidente se refugia e o parlamento vota pela sua saída. Nesse momento de muita confusão e instabilidade, a Rússia anexa a península da Crimeia, e é sancionada pelos Estados Unidos e União Europeia.

Quem assume agora é Petro Poroshenko, empresário formado em relações internacionais e em direito que criou seu grande negócio baseado no cacau. Sua característica é o compromisso de manter a unidade territorial da Ucrânia, lutando pela Crimeia e portanto se opondo ao governo Russo. Seu governo, porém, não consegue recuperar o país da crise que vinha desde o governo de Yanukovytch, financeira e de corrupção, o que faz com que o padrão de vida das pessoas baixe muito. Tenta a reeleição, mas acaba perdendo.

Não foi só Reagan que saiu das telas para a presidência do país: o atual presidente da Ucrânia, Vododymir Zelenski, interpretou no Netflix um professor de história que, através de um discurso compartilhado nas redes sociais, entrou para política e se tornou presidente. A série se chama Servo do povo, e o nome do partido do ator na vida real acabou sendo o mesmo. A trajetória se repetiu e o ator, hoje presidente, ficou conhecido através das redes sociais.

O atual governo foi o primeiro a dissolver o parlamento, já que não havia unidade. O novo parlamento assumirá no final de agosto. O tanto de poder que Zelenski acumula é expressivo e o que fará com este poder é algo que os ucranianos estão curiosos, como nós, por saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário