quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Oportunidade: Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata está com as inscrições abertas


Por Manuella Paola


A carreira de diplomata é uma das mais aspiradas pelos estudantes de Relações Internacionais. Para tanto, é importante se preparar para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, promovida pelo Instituto Rio Branco, o Ministério das Relações Exteriores.  O Concurso é feito de duas fases: a primeira é uma prova objetiva, com questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia, direito e direito internacional público. A segunda fase é a prova escrita, composta por questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e direito internacional público, e língua espanhola e língua francesa. A inscrição vai até o dia 12 de agosto e a prova da primeira fase acontecerá no dia 08 de setembro. Você pode encontrar todas as informações no edital pelo link http://www.institutoriobranco.itamaraty.gov.br/images/pdf/CACD/2019/Edital-de-abertura-CACD-2019.pdf.

            O Internacionalize-se conversou com a egressa Fernanda Tansini - já entrevistada por esse blog - que atualmente é chefe dos setores de promoção comercial, econômico e cultural na Embaixada no Cairo e foi aprovada para a carreira de diplomata em 2010, e ela nos deu algumas dicas que a ajudaram a passar nesse concorrido concurso. 

            Fernanda nos contou que o curso preparatório foi fundamental para sua aprovação. O cursinho foca nas questões específicas que são solicitadas na prova do Instituto Rio Branco e também são aplicados simulados do Concurso, essenciais para um treinamento completo para a prova. Você encontra diversos cursos apenas digitando "curso preparatório para o CACD" em sites de pesquisa. Fazer as provas anteriores pode ajudar muito, para se ter noção do que você vai encarar.

            Outra dica valiosa de Fernanda é ler a bibliografia recomendada. Desde 2010, o Itamaraty não tem uma lista oficial de quais livros ler, mas há uma "bibliografia oficiosa" - um conjunto de livros indicado pelos aprovados e professores para ajudar na preparação. É importante, também, fazer resumos das aulas e dos livros, para que o conteúdo não se perca. Aqui você encontra uma lista com os livros mais importantes para o Concurso: http://www.atualidadesconcursos.com.br/blog/bibliografia-obrigatoria-cacd/.

            Por fim, o essencial é manter em mente que não é uma prova fácil e que tudo bem não passar de primeira. A terapia é um aliado importante nessas horas: não tenha vergonha de procurar ajuda. Como Fernanda disse, há muito desafios na carreira de diplomata[...] mas é boa para quem gosta de recomeços. Portanto, a preparação e a determinação não devem ser esquecidos. Boa prova!

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário