quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Por Onde Anda: Emillene Silva - Gestora de Controladoria Internacional em Escritório de Propriedade Intelectual


A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira
 
Nome Completo: Emillene Silva 
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2009
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2012
Ocupação atual: Gestora de Controladoria em Baril Advogados Associados

1. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional antes e após a formatura no curso de relações internacionais.
Quando eu estava na busca por uma profissão, eu sempre me questionava se haveria uma ciência capaz de explicar que todos os assuntos estavam relacionados - porque era nessa profissão que eu gostaria de atuar! Até que, depois de assistir uma matéria na televisão de um professor da UNB falando sobre a multidisciplinaridade das Relações Internacionais, cravei que esse era o curso ideal para mim. Escolha feita, ingressei no curso em 2008 e de início desejei seguir a carreira diplomática.

Por outro lado, aproveitei ao máximo das oportunidades de estágio que me foram apresentadas ao longo do curso, pois acredito que seja o melhor caminho para avaliar nossas aptidões e definir em qual ramo seguir. Nesse sentido, trabalhei em áreas comerciais de empresas como no Grupo Tegape (2009) e de negócios como na AMCHAM - Câmara Americana de Comércio (2012) em que atuei no setor de Produtos e Serviços. 

Já formada, em 2013, experimentei de uma oportunidade em comércio exterior e logística internacional até retornar em 2014 para a Baril Advogados Associados, onde atuo até hoje como Gestora de Controladoria em Propriedade Intelectual. Fui estagiária na Baril Advogados entre 2010-2011 e, mesmo após o encerramento desse contrato de estágio e já trabalhando em outras empresas, sempre me mantive ativa na matéria de propriedade intelectual com cursos e palestras.

2. Como é o dia-a-dia no seu trabalho atualmente?
Trabalhamos com um dos ativos mais importantes dos clientes (a propriedade intelectual), portanto, temos uma alta demanda e minha rotina precisa ser bem definida. Sou responsável pela controladoria internacional e, para cumprir com todas as tarefas, tenho reuniões semanais de time e também com meu coordenador; monitoro os prazos do time diariamente para que sejam realizados in-time; me mantenho alerta às alterações de legislações em outros países para que meus colegas desempenhem suas funções de acordo; sou incentivada a implementar mudanças estruturais para o bom andamento das tarefas do núcleo.
3. De que forma as aptidões adquiridas no curso de relações internacionais ajudam a desempenhar as tarefas de sua atual profissão? Como em qualquer empresa, todos têm suas funções determinadas e por força do hábito, tudo entra numa rotina; se torna mecânico.
O profissional de Relações Internacionais é dinâmico, comunicativo, interativo, deste modo i) percebe melhor a conexão dos assuntos do seu meio de trabalho e ii) enxerga seu núcleo/empresa de forma global. Com essas habilidades reforçadas no curso, consegui colocar em prática algumas idéias no trabalho, pois talvez demais pessoas não tivessem
 tanta facilidade em analisar ou perceber. Para consolidar essas aptidões desenvolvidas no curso, cursei uma pós em Gestão Estratégica de Negócios

4. Qual a lembrança mais marcante do seus tempos de faculdade?
Eu fui bem focada durante todo curso, afinal, eu me mudei para Curitiba para trabalhar e estudar assim como muitos outros estudantes.
Na minha concepção, o mínimo que eu deveria fazer era aproveitar aqueles 4 anos e tornar aquele momento o mais vantajoso possível.
Então, são muitas lembranças boas das minhas conversas com os professores sobre emprego, alguns livros comprados que consulto até hoje incluindo materiais passados em sala de aula, as palestras na faculdade e claro, as amizades. Esse último item rendeu, além de irmandade, mais um ponto de contato profissional e troca de experiências. 


5. Trabalhar com propriedade intelectual sempre foi um objetivo? Como encontrou este caminho?
Meu primeiro contato com Propriedade Intelectual foi durante um estágio entre 2010-2011 na Baril Advogados. Após ter encerrado meu período de contrato, parti para outras empresas por vontade de conhecer mais de outras funções, mas nunca deixei de estudar a matéria.
Na sequência, me vi estudando a Propriedade Intelectual atrelado às Teorias de RI na monografia seguido de cursos e afins.
Depois, durante um trabalho tive uma breve conversa com uma coach que me deu alguns toques profissionais, então percebi qual deveria ser meu foco. Em 2014, recebi a gratificante oportunidade em retornar para a Baril Advogados. 


6. Deixe um conselho para nossos alunos.
i)   Conhecimento é algo que ninguém te tira. Procure então diversas formas de aprendizado e mantenha-se atualizado;
ii)  Bote a mão na massa e seja um profissional de confiança. Ponta firme! A tua lista de títulos no LinkedIn é muito importante e valorosa, mas de nada adianta se você não souber executar o que teus diplomas te proporcionaram. 
iii) Leia muito e de tudo; 
iv) Seja estratégico no planejamento da sua carreira. Pesquise os cursos/viagens do seu ramo de trabalho, veja quando poderá faze-los, se serão úteis na sua próxima oportunidade de trabalho, quais capacidades você precisa melhorar, quais ainda deverão ser desenvolvidas. Eu mesma recentemente percebi que será necessário investir mais na ferramenta de coaching: me ajudará agora e ao longo dos anos em novas vivências. 
v)  Aumentar sua rede de contatos fará você expandir seus conhecimentos e de quebra, será lembrado por alguem em algum momento. 
Vá a palestras, cursos online com mesas de integração, peça para participar de reuniões de trabalho, se ofereça para ajudar em projetos do seu ramo. 
vi) Faça um trabalho impecável, ofereça mais do que te pediram. Você aprenderá muito e será esse trabalho bem feito que será reconhecido. 
vii) Faça cada tarefa que te foi dada com carinho; zelo. É a frase mais clichê da terra, mas acredito que esse é o cerne para que tudo que listei acima seja executado sem grandes dificuldades. É assim que eu consigo driblar aqueles dias difíceis que qualquer profissional tem, que eu consigo engajar pessoas e mudar situações.

Um comentário:

  1. olá, queria cursar relações internacionais, mas na universidade que eu gostaria não tem, então queria saber outro curso, como um complemento, que me ajude futuramente para assim cursar relações internacionais. obrigada.

    ResponderExcluir