sábado, 25 de agosto de 2018

Por onde anda: Gabriela Schemberg trabalha com pessoas do mundo todo na ExxonMobil

A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira


Nome Completo: Gabriela Schemberg
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2011
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2015
Ocupação atual: Profissional de Serviço ao Cliente na ExxonMobil.


Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.

 Gabriela: Quando entrei na faculdade eu sabia que gostaria de me aventurar em algumas áreas antes de me decidir aonde focar na minha carreira. A área acadêmica sempre me chamou atenção, mas outras interfaces que o curso de RI também me interessavam. Fiz um estágio de dois anos na antiga Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, e lá prendi muito sobre projetos de internacionalização de empresas paranaenses e também tive a oportunidade de vivenciar um pouco a forma como o governo atua nas suas relações diplomáticas com outros Estados/regiões para desenvolver acordos bilaterais e programas de desenvolvimento. Logo, cursei um semestre da faculdade em Madrid e ao retornar comecei a trabalhar numa empresa de intercâmbios. Já no final da faculdade eu percebi que gostaria de um ambiente de trabalho que me proporcionasse bastante dinamismo, eu gostei do setor privado mas queria algo que fosse mais desafiador para minha carreira. Paralelamente comecei a cursar uma Pós Graduação em Economia e Meio Ambiente na UFPR e também fiquei de olho nas vagas de multinacionais. Logo depois, surgiu a oportunidade de entrar na ExxonMobil aqui em Curitiba. 


Blog Internacionalize-se: Como é o dia-a-dia no seu trabalho?
 
Gabriela: Atualmente eu tenho um cotidiano bem dinâmico. Tenho como função principal ser o contato direto com clientes que adquirem produtos químicos da empresa onde trabalho e preciso estar sempre pronta para atender as mais diversas demandas que nos são enviadas. Faz parte da minha rotina de trabalho ter um olhar bastante analítico de situações e pedidos de clientes, ficar de olho em cenários externos (conflitos, algum tipo de instabilidade em países que temos relação comercial e até mesmo de catástrofes naturais) para evitar impactos aos nossos clientes, buscar soluções para problemas relacionados a logística, desembaraço de produtos e rotinas básicas de sistema fazem parte do meu dia a dia. 


Blog Internacionalize-se: De que forma as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA a ajudam em seu trabalho atual?
 
Gabriela: A abrangência do curso sempre me fascinou e também me ajudou nas diferentes experiências que tive. Hoje, consigo ver determinadas relações comerciais entre países traduzidas em algumas rotinas da empresa. Atualmente também tenho bastante contato com Comércio Exterior, o que sempre me remete a algumas aulas que tive durante o curso de RI. Eu acredito que a faculdade me proporcionou um olhar crítico e amplo em tudo o que faço, e me permite sempre buscar olhar "fora da caixa" de qualquer atividade realizada. 


Blog Internacionalize-se: Como é trabalhar para uma das maiores empresas do mundo?
 
Gabriela: É desafiador e fascinante para mim trabalhar com pessoas de vários lugares do mundo ao mesmo tempo. A empresa tem uma preocupação grande com o bem estar dos seus funcionários, e eu me sinto acolhida lá dentro. Isso faz com que eu me sinta confortável para estar pronta para os desafios e novidades que surgem diariamente. É preciso saber que nenhum dia será igual ao outro! 


Blog Internacionalize-se: Qual a sua lembrança mais marcante da época da faculdade?
 
Gabriela: Me lembro bastante dos debates em sala de aula, principalmente sobre Teoria das RI. Sempre me chamou atenção ver os diferentes pontos de vista e abordagens dos teóricos da área. A relação de proximidade entre os professores e alunos também tornou a minha experiência como aluna bastante acolhedora. 


Blog Internacionalize-se: Deixe um conselho para os nossos alunos. 
 
Gabriela: Sugiro serem curiosos, não deixar de se capacitar e se aventurar em algumas áreas que chamem sua atenção. Os estágios, voluntariados e intercâmbios podem proporcionar experiências profissionais complementares incríveis, e o período da faculdade é muito propício para usufruir de oportunidades como essas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário