quarta-feira, 14 de junho de 2017

Acontece no UNICURITIBA: Visita técnica dos alunos de Relações Internacionais ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, no Rio de Janeiro - RJ




Os alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito do UNICURITIBA foram conhecer o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro. A viagem, que aconteceu entre os dias 31 de maio e 2 de junho, foi acompanhada pela coordenadora do curso de Relações Internacionais, Profª Patricia Tendolini Oliveira.

No dia 1º pela manhã, os estudantes assistiram palestras sobre Operações de Paz com o comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, e com o assessor de Doutrina do CCOPAB, Tenente-Coronel Carlos Cavalcanti, entre outros.

No período da tarde, eles acompanharam o treinamento dos novos observadores militares que serão desdobrados no segundo semestre deste ano nas mais diversas missões de paz da ONU pelo mundo.
A Profª Patricia afirma que a visita fortalece a parceria entre o CCOPAB e o UNICURITIBA, iniciada em 2016. “Foi uma experiência única para os alunos, pois puderam aprofundar o diálogo entre os conhecimentos da academia e a prática vivenciada no dia a dia do CCOPAB”, completa.

O Blog Internacionalize-se enviou algumas perguntas aos participantes, para que comentassem sobre a experiência. Confira algumas respostas. 

Blog Internacionalize:  O que esperava da visita ao CCOPAB? E o que mais lhe surpreendeu?

"Esperava ter acesso ao dia a dia de um centro de treinamento militar-civil voltado às missões de paz. É difícil decidir por apenas uma grande surpresa. A cordialidade dos militares em geral (e a paciência em responder qualquer dúvida que tivessem os) sempre me surpreende, não por acreditar que a força nacional seja “dura” ou desinteressada, mas é inspirador ver o empenho destes profissionais com os objetivos de sua carreira, com os interesses do Brasil e com a resolução de conflitos." (Eduardo Leme  Mazzafera - estudante do segundo período de Relações Internacionais). 

"Esperávamos que fizemos uma visita pela CCOPAB e conhecer um pouco mais do que eles fazem. O que mais me surpreendeu foi o fato deles realmente se preocuparem com a qualidade de ensino, pesquisa e colocar isso tudo na pratica, o cuidado que eles têm em passar informação e de dar uma formação de extrema capacidade para atuar em cenários difíceis. Além disto, o fato deles fazerem pesquisas e colocarem na pratica a questão de igualdade de gênero, que em lugares com militares é difícil de ser encontrado, realmente me surpreendeu. ". (Brenda Kauane - estudante do segundo período de Relações Internacionais).
 

Blog Internacionalize:  Qual foi o ponto alto da visita?

 "A experiência do treinamento de campo, e é claro a missão de subir no caminhão do exército, rs" (Jonathan Henrique - estudante do segundo período de Relações Internacionais). 

"Quando a gente foi em campo e vimos como é na pratica."(Brenda Kauane - estudante do segundo período de Relações Internacionais).
 
"Minha resposta é, provavelmente, a mesma dos meus colegas: observar o treinamento na simulação de campo". (Eduardo Leme  Mazzafera - estudante do segundo período de Relações Internacionais). 



Blog Internacionalize:  O que aprendeu com a experiência que lhe ajudará em sua formação?
 

"As palestras que tivemos ainda dentro das instalações do CCOPAB foram todas bastante proveitosas. A área de segurança e defesa me parece um terreno interessante e bastante inexplorado academicamente e é importante começar cedo à internalizar conceitos inerentes ao assunto. Vou guardar com bastante apreço as experiências que tive no CCOPAB, pretendo voltar no futuro e, quem sabe, participar também de algum treinamento. E, é claro, agradecer à recepção e atenção dadas aos estudantes durante os dias que estivemos no Rio de Janeiro." (Eduardo Leme  Mazzafera - estudante do segundo período de Relações Internacionais).

"A experiência no CCOPAB foi enriquecedora, com conhecimentos que me proporcionaram um entendimento maior sobre missão de paz, essa visita despertou uma paixão e um interesse maior sobre missão de paz, isso é mérito da capacidade do CCOPAB em atender e ensinar atenciosamente. Foi uma experiência incrível que espero repetir novamente. O que eu tenho a dizer é obrigado Ccopab, e obrigado professoras Patrícia Tendolin e Karla Pinhel". (Jonathan Henrique - estudante do segundo período de Relações Internacionais).



Nenhum comentário:

Postar um comentário