segunda-feira, 19 de junho de 2017

Por Onde Anda: Marco Aurélio Bomm, empresário, fundador da trading agrícola TresBomm Agronegócios



A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.



Nome Completo: MARCO AURÉLIO RIEDI BOMM
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2003
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2007
Ocupação atual: Empresário



Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.


Marco Aurélio Bomm:
Me formei em junho de 2007 e comecei a buscar oportunidades na área. Na época, as vagas para Relações Internacionais eram bastante limitadas, então foquei em agronegócios, um setor que estava em pleno crescimento e que minha família atua desde 1956. O primeiro emprego pós RI foi na Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, de Castro-PR, na posição de assessor de novos negócios. Lembro que durante a entrevista de emprego me perguntaram porque uma pessoa formada em RI teria aptidão para a vaga. Minha resposta foi bem sucinta: o curso é bastante dinâmico, pois ensina história, economia, direito e política; Isso nos dá uma visão macro das coisas e me ajudará a buscar oportunidades de negócios para a empresa. Como assessor de novos negócios desenvolvi diversos projetos. O primeiro foi uma indústria de salgadinhos em parceria com um grupo americano. Trabalhamos na concepção da planta industrial, fizemos a implantação e chegamos a atingir 7.000 pontos de vendas. Outro feito foi o evento Agroleite Internacional 2008, hoje a maior feira da cadeia leiteira do Brasil. Também fiz o projeto de uma Indústria de Farelo e Óleo de Soja, que me laureou com a melhor monografia do MBA de Agronegócios da Esalq/USP. Em 2011 resolvi mudar os ares e me mudei para Palotina, minha cidade natal, onde comecei a trabalhar nas fazendas da família. Para trabalhar na terra a pessoa tem que ter virtude, e não me sentia tão virtuoso assim. Então resolvi abrir uma empresa de comércio de grãos com um sócio trader. O início foi difícil, começamos comprando lotes de soja e milho de produtores rurais com estrutura de armazenagem. Fizemos alguns negócios pontuais até conseguir a habilitação de exportação pela Receita Federal. Em alguns momentos pensei que nunca atuaria com RI. A maioria das exportações eram feitas através de corretores. Fomos pegando o fio da meada e a empresa cresceu vertinosamente. No ano passado abri uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas que faz os negócios internacionais da empresa. Estamos atuando bastante com o mercado externo!


Blog Internacionalize-se: O que é a TresBomm Agronegócios? Como foi a ideia por trás da fundação da empresa?

Marco Aurélio Bomm: A TresBomm Agronegócios é uma trading agrícola. Originamos grãos como soja, milho e trigo de agricultores, cooperativas e cerealistas e vendemos para os mercados interno e internacional. Fazemos a proteção de mercado através de contas de derivativos agrícolas e financeiros na Inglaterra e EUA. Nossos principais mercados internacionais são a Europa, Oriente Médio e o Sudeste Asiático, com predominância da China. Temos a offshore em BVI onde tramitam boa parte desses negócios internacionais. A ideia de abrir a empresa surgiu após eu ter sido assaltado quando voltava da fazenda. Levei dois tiros que não me acertaram, foi um trauma. Quis abrir um negócio para ser dono do meu próprio nariz e do meu futuro. Nesse momento conheci um trader que passou a ser meu sócio.


Blog Internacionalize-se: Para quais e quantos países exportam soja e milho atualmente?

Marco Aurélio Bomm: Pergunta difícil. São muitos os países. Muitas vezes eu só sei para onde vai o navio poucos dias antes do embarque. É um mercado de troca de papéis entre as grandes tradings. Quem determina o destino é sempre o último que toma o papel, ou seja, o importador. Já exportamos para o Kuwait, Portugal, Espanha, Holanda, Itália, Turquia, China, Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Filipinas, dentre outros.


 Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia no seu trabalho?

Marco Aurélio Bomm: O meu dia a dia é puxado. Telefone o dia inteiro. Negócios e cobranças. As vezes algumas viagens para resolver problemas. O lado que eu mais curto é o desenvolvimento de novos projetos.


  Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?

Marco Aurélio Bomm:  A experiência mais desafiadora está sendo agora. Enfrentar a crise na direção de uma empresa não é fácil. A responsabilidade é grande, temos muitos funcionários e uma função social muito importante, que é alimentar o mundo. Vejo muitas empresas quebrando por causa da crise, e outras inadimplente. Para quem acha que a crise não chegou ao agronegócio, chegou sim! Enfim, vamos enfrentar a crise com garra e sabedoria pensando num futuro melhor para nosso país. O que tem acontecido com o nosso Brasil é uma vergonha e o reflexo de uma sociedade de maus princípios!


Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos?

Marco Aurélio Bomm:  Após a Faculdade, façam o que gostariam de fazer. Busquem seus sonhos. Tracem o próprio caminho. Sejam felizes independente da função, cargo, dinheiro. Representem o nosso país com princípios, otimismo e perseverança. Sejam exemplos para o mundo!


Blog Internacionalize-se: Você daria alguma dica específica para quem deseja empreender o seu próprio negócio?
Marco Aurélio Bomm:  Faça o curso Empretec e descubra se tem aptidão para isso. Empreender é um rumo sem volta, então se entrar no negócio não pode pensar em sair. Seja persistente, corra atrás. Enfrente as dificuldades com unhas e dentes. Lembre-se que aqui é o Brasil, um dos piores países para empreender. Boa sorte, você vai precisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário