quinta-feira, 29 de junho de 2017

Por Onde Anda: Felipe Salomão, coordenador de Relações Institucionais do Grupo Boticário


A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.


Nome Completo: Felipe Salomão
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2006
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2010
Ocupação atual: Coordenador de Relações Institucionais do Grupo Boticário

Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.

Felipe Salomão:
Fui o primeiro aluno do curso a realizar o intercâmbio na Universidade Técnica de Lisboa. Assim que esse período terminou, voltei determinado a ingressar no mercado de trabalho. Assim, prestei alguns processos de seleção para programas de estágio e trainee e, na época, o que mais me chamou a atenção foi o da Câmara Americana de Comércio (Amcham).
Na Câmara, tive contato com o que hoje é minha realidade profissional. Pude aprender e trabalhar na carreira de relações governamentais. A experiência foi fantástica pois pude aplicar todos os conceitos da diplomacia corporativa nos primeiros meses de exercício da profissão. Lá, cuidei do departamento de relações institucionais e exerci meu primeiro projeto de integração comercial, desenvolvido junto à Itaipu Binacional. Outro projeto muito bacana também foi o desenvolvimento do primeiro guia de atração de investimentos para o Estado do Paraná. Depois de 4 anos e meio, fui convidado a abrir o departamento de relações institucionais no Grupo Boticário, função que exerço até hoje.


Blog Internacionalize: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?

Felipe Salomão:
Foram vários, difícil é escolher o maior deles. Acho que os de maior aprendizado sem dúvida foram os adquiridos na Amcham, quando éramos colocados na mesa de CFO’s, CEO’s, Governadores e Ministros no “auge” dos nossos 21 anos. Mostrar que a juventude e a maturidade tem total condição de caminharem juntos era um desafio muito legal. 



Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia do trabalho no Grupo Boticário? Que atividades desempenha?
Felipe Salomão: Sou responsável pela diplomacia corporativa da companhia, ou seja, elaboro estratégias de relacionamento com o governo federal, estadual e municipal que auxiliem nos objetivos da empresa. Meu dia a dia tem eventos, reuniões com tomadores de decisão, orientação estratégica dos discursos dos executivos do Grupo. Procuro desenvolver contatos estratégicos que colaborem para a melhor percepção da nossa marca no Brasil fortalecendo imagem e reputação.




Blog Internacionalize-se: Como avalia a inserção internacional da empresa – que é brasileira – nos últimos tempos? Percebeu algum aumento?

Felipe Salomão:
Sem dúvida. O Grupo Boticário é uma empresa que nasceu na rua Saldanha Marinho em Curitiba, como uma farmácia de manipulação pequena, mas que rapidamente ganhou o Brasil e o mundo como uma das principais marcas de perfumaria. Hoje, são 4.000 lojas no Brasil, além da presença em outros 12 países. Estes números nos colocam como uma das maiores redes de franquias do mundo.


Blog Internacionalize-se: Dentro deste contexto, acredita que deverá haver um aumento de oportunidades para os profissionais de RI em empresas nacionais no futuro?

Felipe Salomão:
Com certeza. A inserção comercial do varejo obrigatoriamente passa por uma criteriosa análise de perfil de consumo, perfil sócio econômico, ambiente regulatório e diversas outras questões. É uma análise tão multifacetada que os profissionais de RI de adaptam de forma mais rápida e respondem às necessidades para tomada de decisão de uma maneira muito mais objetiva.
 



Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?

Felipe Salomão:
A riqueza de pensamentos com toda a certeza. Debates calorosos sobre o papel do Brasil nos Brics, nas discussões ambientais, nos debates sobre refugiados, todos sempre, temperados com muita opinião e fundamento.


Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual?

Felipe Salomão:
Hoje, utilizo quase todas as ciências aplicadas do nosso curso. Mas sem dúvida, o relativismo cultural (comportamentos, opiniões, visões de mundo) me facilita muito para obter meus resultados. A teoria dos jogos para o ambiente de negociação também me vem à tona todos os dias.


Blog Internacionalize-se:  Que dicas ou conselhos dariam para os alunos de RI que desejam seguir carreira no mundo corporativo?

Felipe Salomão:
Não tenham medo de se arriscar. Nunca vamos nos sentir 100% preparados. O fato é que a faculdade nos dá sim bagagem e repertório para desempenhar muitas funções no mundo corporativo. E principalmente, evitem rotular seu conhecimento especificamente ao departamento internacional das empresas.  A cadeira do internacionalista nunca estará vaga para você. O maior desafio é ser visto até você conseguir sentar nela. Depois disso, sua competência, postura e conteúdo acadêmico vão dar conta do recado rapidamente. Por isso, vá atrás! Não espere a oferta chegar e, principalmente, tire suas próprias conclusões sobre o mercado. Não caia nas verdades dos seus veteranos que não souberam buscar um desafio que lhe coubesse. As oportunidades muitas vezes estão batendo à nossa porta e deixamos de abraça-las por falta de ousadia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário