segunda-feira, 12 de junho de 2017

Acontece no UNICURITIBA: Visita técnica ao Porto de Paranaguá



No sábado, dia 3 de junho, alunos dos cursos de Administração e Relações Internacionais visitaram o Porto de Paranaguá para conhecer as funções realizadas diariamente, na teoria e na prática. A atividade externa foi acompanhada pelos professores Marcelo Grendel e Patricia Tendolini Oliveira, de Relações Internacionais, e João Gustavo Ritter, de Administração.


O aluno Rômulo Erhardt Moreski escreveu um relato sobre a experiência para o Blog Internacionalize-se:
 

Num sábado de frio e vento, com raios solares tímidos provindos do sol atrás das nuvens, alguns estudantes do curso de Administração e de Relações Internacionais do UNICURITIBA junto a professores da instituição, viajaram para Paranaguá, com o objetivo de aprender um pouco mais sobre a logística e sobre como se dão os processos de comércio exterior no Porto.

Acompanhados do Prof. Marcelo Grendel Guimarães, que leciona a disciplina de Sistemática do Comércio Exterior Brasileiro, e do Senhor Marcelo José Cardozo Dias, da Câmara de Negócios Internacionais, e também professor, os alunos e demais professores assistiram a uma palestra onde o Felipe explicou o funcionamento da logística portuária, desde a chegada dos Contêineres, quanto da saída deles, e todos os tramites necessários. Devido a grande instalação mostrada na palestra, se nota o motivo pelo qual o Porto de Paranaguá possui tanta efetividade no Brasil.

Uma das características marcantes apresentadas foi a explicação de Felipe sobre o modal ferroviário (trem) que atravessa todo o complexo portuário e garante viabilidade e agilidade a logística do local, atraindo muito interesse dos clientes pelo porto, que é o segundo principal do Brasil, e possui capacidade para receber os maiores navios que chegam a costa brasileira, vindos, é claro de diversas partes do mundo.

Após a palestra de Felipe e Marcelo, os alunos conheceram através de um tour pelo ônibus do porto, as instalações do TPI e do porto, e as maiores embarcações mencionados, navios que carregam milhares de Contêineres, além disso, puderam junto ao Profe. Marcelo reconhecer na prática muitos termos explicados na aula, como os famosos “Teus” do contêiner. (E entenderam também algumas piadas que só o Profe. Marcelo faz.)

Uma parada para o almoço foi realizada... E ai, um barco com música muito animada levou os alunos e os professores para um passeio. No passeio, o barco chegou bem perto ao local onde os navios escavam ancorados, sendo carregados ou descarregados. Assim, se pode ter uma dimensão real do tamanho daqueles gigantes que atravessam os oceanos para transportar muitas encomendas, produtos, automóveis dentre outros. Do barco se viu até golfinhos, e os alunos aproveitaram para registrar o momento e aproveitar o passeio que foi guiado por dois comandantes muito receptivos.

Ao final do passeio de barco, os alunos literalmente desembarcaram na parte histórica de Paranaguá. Mas, alimentados pelo extremo relaxamento, memória cheia e muito conhecimento, tomaram rumo a Curitiba, onde cada um compartilhou com as pessoas próximas os aprendizados da viagem.

Vale ressaltar, ainda, a importância da parte prática e das vivências. Os alunos que estudam os termos explicados pelo professor em sala de aula, passaram a notar o uso desses no dia a dia e no trabalho dos agentes portuários, fazendo com que o interesse só aumentasse por conhecer mais sobre a área de comercio exterior, ou ainda, passasse a ser interesse num futuro trabalho.

De todas as grandes memórias na vida de um acadêmico,

Navegar se mostrou extremamente preciso...




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário