segunda-feira, 13 de março de 2017

Por Onde Anda: Entrevista com Fernanda Krassuski, egressa do UNICURITIBA que trabalhou na ONU e hoje é uma empresária de sucesso



A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.


Nome Completo: Fernanda Fernandes Krassuski
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2006
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2011
Ocupação atual: Empreendedora

Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.

Fernanda Krassuski: Durante o curso de RI tive experiências de estágio em instituições bancárias e com uma ONG da qual fui co-fundadora,a Sociedade Global, onde trabalhei como Coordenadora de Programas e Projetos durante 5 anos. Também morei no Canadá e em Portugal durante a faculdade, o que postergou minha graduação.Após minha formatura, passei alguns meses tempo morando no Equador e trabalhei com uma empresa familiar, até ser aprovada para fazer um mestrado na Universidade de Montreal em 2013. Obtive 4 bolsas de estudos durante o mestrado, incluindo uma bolsa que me permitiu pagar como estudante local e uma bolsa de excelência acadêmica. Fiz um estágio de mestrado em um programa da ONU e, após esse período, realizei uma viagem de 6 semanas ao redor da China e fui morar na República Dominicana durante quase um ano, onde iniciei minha jornada como empreendedora digital. Fiz muitos cursos e estudei por contra própria, além de ter realizado alguns testes de ideias de negócios. Sempre tive veia empreendedora, então faz muito sentido para mim ter meu próprio negócio, o que me possibilita ter flexibilidade geográfica e de horário, além de liberdade para criar meus próprios projetos.Trabalho há cerca de 1 ano na empresa da qual sou fundadora - Viva QuebecAlém disso, estou no processo de escrever meu primeiro livro, sobre liberdade e desenvolvimento pessoal, que pretendo publicar algum dia.


Blog Internacionalize-se: Como foi sua experiência na ONU?

Fernanda Krassuski: Realizei meu estágio de mestrado no Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica, sob o guarda-chuva do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), na área de Suporte à Sensibilização, Cooperação e Promoção da Biodiversidade. Trabalhei em alguns projetos, dando suporte na revisão e produção de documentos informativos utilizados em encontros das partes da Convenção (sobre mecanismos de Cooperação Técnica e Cientifica, Turismo Sustentável e Cooperação Sul-Sul), além de ter atuado na conceituação, desenho e envolvimento de stakeholders de um projeto sobre o Consumo e Produção Sustentável da Agrobiodiversidade para a Segurança Alimentar e Nutricional em centros urbanos de países emergentes.
Durante a faculdade, meu sonho era trabalhar nas Nações Unidas, assim como o de muitos internacionalistas. Passei todo o período da faculdade me preparando para chegar lá: fui aprender idiomas, tive diversas experiências em outros países, fundei uma ONG que trabalhava com desenvolvimento local seguindo princípios da ONU e conquistei a última peça do quebra-cabeças, que era o mestrado numa universidade renomada. 
Apesar de ter decidido por não seguir nesta carreira, foi uma experiência incrível e que recomendo a todos que sonham com isso também. A meu ver, o que mais importa no fim de tudo, são os aprendizados que colhemos durante a jornada que percorremos para chegar onde sonhamos.


Blog Internacionalize-se: O que é o Viva Quebec e como ele funciona?

Fernanda Krassuski: É uma plataforma digital de imigração para o Quebec. Oferecemos informações organizadas e num passo a passo para que as pessoas possam fazer seu processo de estudos ou imigração sem precisar contratar uma consultoria, caso prefiram.
Também presto consultoria para outras empresas ou indivíduos que tenham interesse em realizar ações de marketing digital em parceria nos nichos conexos ao que atuo (turismo, intercâmbios, idiomas, etc). 


Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?

Fernanda Krassuski: Apesar da experiência na ONU ter sido bastante desafiadora em termos de complexidade e responsabilidade das atividades desenvolvidas, o mais desafiador tem sido empreender e cuidar de todos os aspectos do meu negócio. A jornada empreendedora é maravilhosa, cheia de aprendizados e recompensas. Ao mesmo tempo exige muita disciplina, autoconfiança e jogo de cintura.


Blog Internacionalize-se:  Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual.


Fernanda Krassuski: A capacidade de pesquisar e analisar qualquer tema de forma ampla e sistêmica; a compreensão da conexão e interdependência de tudo e as técnicas de negociação aprendidas. 



Blog Internacionalize-se:  Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?

Fernanda Krassuski: A apresentação da minha monografia sem dúvidas foi uma experiência muito marcante. Na época eu trabalhava na ONG, que tem fortes ideais de participação e corresponsabilidade da sociedade civil na política. Na minha monografia defendi ideias baseadas em teorias que não eram aceitas por muitos professores, inclusive os que estavam na minha banca. Apesar de ter recebido muitas críticas e discordâncias, eu expus meus argumentos de forma assertiva, o que trouxe bons resultados.


Blog Internacionalize-se:  Qual conselho deixaria para os nossos alunos?

Fernanda Krassuski:Procure realizar exercícios de autoconhecimento e obter experiências bastante diversificadas durante a faculdade. Isso vai ajudar a descobrir o que realmente você veio entregar ao mundo. Cada um de nós é único e tem algo especial para oferecer. Viaje o máximo que puder, aprenda idiomas e principalmente interaja com as culturas locais. Estas experiências dão uma bagagem de vida que nenhuma faculdade poderá substituir - mas sim unir a teoria à prática. Se você sonha em realizar algo específico no âmbito profissional, pesquise e anote quais são os requisitos necessários. Então, crie uma história ao revés, contando os passos que você deu para chegar até lá. Depois, vá dando estes passos um a um - sem medo de errar ou de mudar o trajeto caso sinta ser necessário. E lembre-se: o que mais importa é a jornada e os aprendizados que ela nos traz! 

Um comentário:

  1. Parabéns pela entrevista, Fernanda. É muito bom perceber a maturidade que alcançou. Gostei muito da síntese de tua trajetória: "o que mais importa é a jornada e os aprendizados que ela nos traz!". Esse é sem dúvida um dos segredos da vida!

    ResponderExcluir