segunda-feira, 11 de junho de 2018

Acontece no UNICURITIBA: Exposição de Jornais sobre "O papel das Instituições Internacionais no ordenamento global".

Aconteceu entre os dias 04 a 11 de junho de 2018 no Unicuritiba, exposição de Jornais sobre o "Papel das Instituições Internacionais no ordenamento global", realizado pelos alunos do 4 e 5 período do curso de Relações Internacionais do Unicuritiba, sob a orientação da Profa Dra Janiffer Zarpelon.


Segundo Isabela da Silva Borghi, aluna do 5 período do curso de Relações Internacionais do Unicuritiba, "escrever o Artigo ‘A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E O COMBATE CONTRA A AIDS’ para a disciplina de Instituições Internacionais foi uma grande responsabilidade, pois não queria falar de algo utópico. Neste trabalho, procurei melhor informar os leitores sobre o tema que, apesar de muito comentado, tem-se pouco conhecimento sobre. Por ser formada em Fisioterapia, a escolha da matéria foi muito natural. Além de ser uma questão da área da saúde, a AIDS é uma doença que vêm crescendo a cada dia; que ultrapassa fronteiras; e que, apesar de todas a políticas de saúde preventiva, ainda é contraída por uma grande parcela da população de todas as classes sociais e orientações sexuais. Ademais, o combate à AIDS é um dos objetivos do milênio. Sobre a Coluna ‘VAMOS FALAR DE VAGINA’, tive o intuito de esclarecer as mulheres e quebrar tabus.”



Já para Letícia Bueno, aluna do 5 período do curso de Relações Internacionais do Unicuritiba, “Quando escrevi meu artigo para o jornal, tinha acabado de me tornar vegetariana estrita e estava em transição para o veganismo. A oportunidade que este trabalho me abriu de defender meus ideais perante a sociedade e me aprofundar na visão internacional do tema e das ações que estavam (ou não) sendo tomadas por outros países foi gratificante. A melhor parte desse trabalho é justamente a liberdade única que ele nos dá de aprender mais sobre assuntos que nos motivam, mostrar nossos novos conhecimentos aos outros e colocar nossa essência nisso, ao mesmo tempo em que assimilamos melhor a matéria vista em sala e a colocamos em prática. Além disso, ter esse trabalho, feito com tanto carinho e esforço, exposto para que outros possam desfrutá-lo é um prazer que os alunos de Relações Internacionais não experimentam com frequência, e é muito recompensador. É interessante notar que, tanto no Ensino Médio, quanto na Graduação, não temos contato com as mulheres protagonistas da história. Ao produzir o Horóscopo para o Jornal, com o tema ‘A Feminista de cada Signo’ pude conhecer diversas personalidades inspiradoras.”


Para Bruna Galani, aluna do 5 período do curso de Relações Internacionais do Unicuritiba e monitora da disciplina de Instituições Internacionais, “a história da moda é algo que sempre chamou minha atenção. Fui uma cliente fiel da ZARA até 2016, mas, quando assisti o documentário ‘The True Cost’, de Andrew Morgan, olhei de outra forma para aquelas peças de roupa que me empolgava tanto ao comprar. Hoje, antes de recorrer às lojas convencionais, busco por marcas que prezam pelos princípios do consumo consciente, do Slow Fashion; por brechós e demais alternativas. Mostrar o que está por trás dessa indústria fetichista e que se apresenta tão glamourosa e incentivar outras pessoas a mudar seus hábitos de consumo foram os meus grandes objetivos ao produzir o artigo ‘ESCRAVOS DA MODA’. Quanto à parte de entretenimento do Jornal, abordei o tema ‘Feminismo. Por que precisamos?’. Estudar Relações Internacionais me ensinou a questionar; a não aceitar as coisas simplesmente porque elas sempre foram assim; que há intenções por trás de todas as ações. Estereótipos de gênero foi algo que chamou muito a minha atenção e, nesse meu processo de desconstrução, percebi a importância de fornecer informações para que outras pessoas também possam perceber o quão significativo é o feminismo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário