segunda-feira, 10 de abril de 2017

Por Onde Anda: Danniele Rios, Analista de Relações Internacionais na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP-PR).



A seção "Por onde anda" entrevista egressos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA sobre experiências acadêmicas, profissionais e de vida concretizadas após o término do curso e é coordenada pela Prof. Michele Hastreiter e pela Prof. Angela Moreira.




Nome Completo: Danniele Varella Rios
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2008
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2011
Ocupação atual: Analista de Relações Internacionais

Perguntas Gerais

Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional após a formatura no curso de Relações Internacionais.
Danniele: Antes de me formar eu trabalhei em uma comissária de despachos aduaneiros e posteriormente em uma multinacional americana passei pelas áreas de customer service e exportação, essa experiência, apesar de não ter sido especificamente na área de relações internacionais, permitiu que eu desenvolvesse competências acerca dos procedimentos operacionais da internacionalização e de acesso ao mercado internacional, seguindo esta linha fiz uma especialização em Comércio Exterior e busquei uma oportunidade que pudesse conciliar conhecimento prático e teórico, foi quando ingressei no Centro Internacional de Negócios que atua prestando serviços para promoção da internacionalização de empresas.

Blog Internacionalize-se: Conte-nos sobre como foi sua decisão de trabalhar na Federação das Indústrias do Estado do Paraná.  Este sempre foi o seu objetivo ao ingressar no Curso de Relações Internacionais?
Danniele: Quando ingressei no curso de Relações Internacionais eu não tinha a mesma percepção sobre todas as possibilidades no mercado de trabalho de RI, então esse não era o meu objetivo inicial. Conheci um pouco mais sobre a FIEP, por meio de networking com pessoas que já haviam trabalhado aqui em diferentes segmentos, e também, por meio de eventos e palestras realizados pela entidade, nos quais participei durante e após a faculdade. Quando decidi explorar e aprender mais a área de planejamento para internacionalização já sabia que a FIEP seria uma possibilidade e realmente encontrei uma vaga que se encaixava justamente com o que eu buscava no momento. 

Blog Internacionalize-se: Como foi o seu processo de recrutamento? O que considera ter sido decisivo para ter sido selecionada?
Danniele: Todas as vagas do Sistema Fiep ficam disponíveis no site onde é possível candidatar-se. Após a seleção prévia é realizada uma prova com questões de conhecimento geral e específicas, no meu caso haviam questões sobre economia, política e comércio internacional, por exemplo, e uma redação em Inglês sobre possibilidades de investimentos no estado, tema específico para a vaga que estava me candidatando. Depois disso, passei por duas entrevistas pessoalmente, uma geral em Português e outra em Inglês. Para a vaga era imprescindível ter um bom nível de Inglês e Espanhol e acredito que a experiência prévia também contribuiu.


Blog Internacionalize-se: Quais são as atividades que você realiza ou já realizou na Federação das Indústrias?
Danniele: Eu atuo na área de Inteligência Comercial e Apoio ao Investidor, ou seja apoio as empresas paranaenses que querem se internacionalizar e as empresas estrangeiras que querem acessar o mercado paranaense, seja por meio de parcerias ou investimento direto.

Blog Internacionalize-se: Quais as principais dificuldades para a internacionalização de empresas brasileiras?
Danniele: Existe uma publicação da CNI – Confederação Nacional da Indústria – que trata dos principais entraves, chamada: Desafios à competitividade das Exportações Brasileiras, ou seja, as dificuldades são inúmeras em relação aos gargalos de infraestrutura, falta de políticas públicas, entre outras questões conjunturais. No meu dia a dia, o que percebo é a falta de conhecimento dos pequenos e médios empresários, que por vezes tentam realizar exportações sem antes buscar informação. Muitas empresas acabam cometendo erros que comprometem financeiramente a empresa, se frustram e assim desistem ou realizam operações esporádicas, somente quando surge a demanda. O que tentamos fazer é mudar o entendimento do empresariado brasileiro de que a internacionalização é somente exportar e apenas uma alternativa quando o mercado interno está desaquecido. Devemos mostrar que a internacionalização é um processo estruturado que deve ser incorporado no planejamento estratégico da empresa para que seja realizado de forma assertiva e sustentável.

Blog Internacionalize-se: Quais as principais dificuldades para a atração de investimentos estrangeiros no Brasil?
Danniele: Infraestrutura e logística, burocracia para abertura de empresas, complexidade do sistema tributário são algumas das dificuldades, além disso, a instabilidade econômica e política do país tem afetado o número de especulações. Ainda assim, muitos investidores nos buscam, pois entendem que este momento é uma oportunidade, visando crescimento a longo prazo e enxergam as potencialidades como mercado consumidor, mão de obra, presença de recursos naturais, fornecedores, polos industriais e potencial tecnológico e de inovação.

 Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia na Federação das Indústrias do Paraná?
Danniele: O dia a dia, especificamente no CIN onde trabalho, é bastante dinâmico e imprevisível. Há dias em que ficamos voltados somente à pesquisas com levantamento de dados para assessorias e estudos, em outros, realizamos visitas em empresas do estado, acompanhamos delegações estrangeiras em visitas técnicas, realizamos apresentações, fazemos a interlocução com instituições congêneres internacionais, desenvolvermos e operacionalizamos projetos, organizamos missões empresariais no exterior, enfim, é necessário ser bastante flexível para atender todas as demandas que recebemos.

Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua profissão atual?
Danniele: Senso crítico como consequência de muita pesquisa e busca exaustiva por informação, isso nos permite conhecer diferentes assuntos, argumentar e ter diferentes percepções, independentemente do campo de atuação.  

Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?
Danniele: A maioria das pessoas que cursam Relações Internacionais já possui algum tipo de vivência internacional, intercâmbios ou experiências que acabam direcionando para esta formação, já no meu caso foi ao contrário, quando ingressei no curso, o enxergava como uma possibilidade de alcançar estas vivências; então, uma das coisas que mais me chamou atenção no início do curso foi o tamanho da bagagem cultural dos meus colegas, fato que ao mesmo tempo me “assustava” mas também me inspirava para seguir em frente para construir meu caminho na área internacional.

Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?
Danniele: Participei da construção e organização da Missão Empresarial Brasil Paraguai em 2014 para tratar de investimentos no país. Esta foi uma das maiores missões empresariais já organizadas pela Rede CIN (Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios) e contou com 174 empresários de diversos segmentos e estados do Brasil, além de autoridades brasileiras e paraguaias. Foi um trabalho intenso de organização e atendimento de muitos interessados, mas os resultados foram ótimos, com alta repercussão midiática e dando origem a várias outras iniciativas. Além disso, costumeiramente me deparo com diferenças culturas, o que exige bastante flexibilidade e jogo de cintura, também é sempre desafiador fazer com que empresas estrangeiras entendam nossa realidade burocrática, sistema tributário, trâmites de importação entre outras questões, mas são justamente estes desafios que tornam nosso dia a dia mais dinâmico e enriquecedor.

Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos?

Danniele: Esta fase da vida, enquanto universitários, também faz parte de um processo de autoconhecimento, então envolva-se em atividades extracurriculares, realize cursos de extensão, pesquise muito sobre quais são os prós e contras de cada carreira, esteja aberto e principalmente atento à diferentes oportunidades, isso te ajudará a identificar qual é a área de atuação mais alinhada com seus sonhos, talentos e valores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário