quinta-feira, 2 de junho de 2016

A verdade por trás do brigadeiro

Trabalho desenvolvido na disciplina de Análise das Relações Internacionais sob orientação da Professora Jaqueline Ganzert, em que todos foram convidados a escrever análises satíricas sobre períodos históricos. Em votações "as cegas" nas turmas, os textos foram selecionados para o blog.





* Sacha Choma Marcondes

Uma das características brasileiras mais marcantes para os estrangeiros que visitam o nosso país é a sua diversidade gastronômica. A pergunta que fica é: será que todos percebem que a relação entre comida e política no cenário brasileiro, iniciou-se antes de tudo realmente acabar em pizza?
A curiosa história política do doce mais famoso do Brasil surge em meados de 1945, ano no qual um militar da patente brigadeiro se candidatou à presidência deste país. Essa eleição é considerada um marco para a democracia brasileira, pois foi na qual as mulheres tiveram a chance de decidir o futuro presidente deste país. O candidato, por sua beleza acabou ganhando os coraçõezinhos de diversas donas de casa e moças solteiras deste Brasil, as quais começaram a vender doces nas campanhas eleitorais do militar bonitão.
O irônico é notar que se não fosse a Segunda Guerra Mundial, provavelmente, os aniversários infantis brasileiros iriam perder o seu docinho mais tradicional.(Obrigado Hitler e também gostaria de agradecer todos os demais envolvidos). O motivo dessa constatação é que, o brigadeiro só surgiu pela criatividade das devotas eleitoras que foram obrigadas a trocar ingredientes como o leite fresco e o açúcar por leite condensado e chocolate. Já que estes itens estavam em falta por conta da guerra que teve impactos em todo o mundo.


Sendo importante mencionar que o slogan de sua campanha passou a ser "Votem no brigadeiro que é bonito e solteiro". Então podemos ver que a tradição brasileira de tratar a política como um assunto sério iniciou-se bem antes da eleição de um palhaço para um cargo público.
Ao final de, o docinho brigadeiro não venceu as eleições. Triste para todas as moças brasileiras que ficaram sem o seu colírio de presidente, o que se analisarmos trata-se de uma incoerência já que um dos principais motivos para votar em algum candidato é claramente a sua beleza e não a sua capacidade política em fazer o melhor para a nação.

No entanto, se decidirmos olhar para o lado positivo, o Brasil acabou herdando a sua sobremesa mais famosa. Assim, podendo dizer que a fama do docinho acalentou os corações das eleitoras do brigadeiro. E por consequência, o nosso país teve ainda a oportunidade de ser governado por Gaspar Dutra.

 Sacha Choma Marcondes o é graduanda do 7° período curso de Relações Internacionais do Unicuritiba.
** FONTE da 1° imagem: Cartaz de campanha do brigadeiro Eduardo Gomes à Presidência da República em 1946.
*** FONTE da 2° imagem: Livrapanels.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário