terça-feira, 8 de setembro de 2020

Os refugiados ao mar - como a Grécia deixou mais de mil refugiados à deriva


O refúgio é uma temática constante no mundo, apesar de não ter a devida atenção nos noticiários e na vida cotidiana. Com o Coronavírus e sua consequente pandemia, a situação dos refugiados tornou-se ainda pior. Em vista disso, o jornal estadunidense The New York Times publicou uma matéria revelando o crime internacional cometido pela Grécia: desde março, o país abandonou ao mar 1.072 solicitantes de refúgio através de seus oficiais em 31 diferentes operações. Os autores da matéria chegaram a essas conclusões analisando mais de 30 fotografias e documentos fornecidos pela Guarda Costeira da Turquia, além de entrevistar os sobreviventes. Essa violação de direitos humanos consiste em sobrecarregar botes infláveis e abandoná-los em alto-mar depois de conduzi-los até o limite do território grego.

A mudança no tratamento com os refugiados começou a acontecer quando o governo foi assumido pelos conservadores, guiado pelo Primeiro-Ministro Kyriakos Mitsotakis, no ano passado. Além disso, um atrito com a Turquia também foi motivo para abordagem mais dura e desumana. O país conta com mais de 3,6 milhões de refugiados em seu território, resultado da Guerra da Síria. A disputa entre os dois países também acontece por conta de reservas de gás no Mediterrâneo.

           Oficiais gregos são acusados há anos de interceptação e expulsão de imigrantes em suas águas, impedindo-os de chegar a terra firme. No entanto, a pandemia fez a Grécia agir de forma mais sistemática e coordenada. Há milhares de migrantes que tiveram seu pedido de refúgio negado mesmo depois de chegar em território grego.

           O professor François Crépeau, especialista em Direito Internacional e ex-observador de questões migratórias e direitos humanos nas Nações Unidas que contribuiu para a reportagem do The New York Times, afirmou que a Grécia aproveitou o momento da pandemia para fechar suas fronteiras para qualquer um que quisesse cruzá-la.

           Ainda não se sabe as consequências que a Grécia poderá sofrer em decorrência dos crimes humanitários e de Direito Internacional cometidos. A responsável por cuidar de políticas de migração na Comissão Europeia, o serviço civil da União Europeia, Ylva Johansson, diz estar preocupada com a situação da Grécia, mas não tem o poder necessário para investigá-la.

No entanto, é claro como o dia que o país deve ser responsabilizado pelas mortes, condições degradantes e violações de direitos humanos que os refugiados estão sendo forçados a aguentar.

 

Referências

TAKING Hard Line, Greece Turns Back Migrants by Abandoning Them at Sea. The New York Times. 14 ago. 2020. Disponível em <https://www.nytimes.com/2020/08/14/world/europe/greece-migrants-abandoning-sea.html>.

GRÉCIA comete crime humanitário ao jogar mais de 1 mil imigrantes e refugiados ao mar. hypeness. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2020/08/grecia-refugiados-no-mar/>.

GRÉCIA expulsou e deixou pelo menos 1.072 refugiados em botes à deriva, diz jornal. G1 Mundo. 16 ago. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/16/grecia-expulsou-e-deixou-em-bote-a-deriva-pelo-menos-1072-refugiados-diz-jornal.ghtml>.


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário