segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Volta ao mundo em 7 dias - Notícias de 07/09 a 13/09

 


  • Queimadas no Pantanal brasileiro se intensificam

https://images.app.goo.gl/d9ft8UCcESapb5t99

Desde Julho, o maior bioma brasileiro, o pantanal, vem sofrendo cada vez mais com as  queimadas, que vem se intensificando e desmatando drasticamente sua fauna. As  queimadas são resultado de um conjunto de fatores, como o clima e claro, a ação  humana sobre o meio ambiente. Com a falta de chuva que estamos presenciando em  2020, a vegetação acaba ficando cada vez mais seca, o que abre caminho para a  irresponsabilidade e falta de humanidade de alguns agropecuários junto com o próprio  governo federal e ministério do meio ambiente. Esses, em descaso com um dos mais  lindos e ricos biomas do planeta, utilizam o fogo como uma maneira de abrir pasto para  expandir o agronegócio. No olhar da nossa administração pública, as queimadas  são sinônimo de sucesso. Até o atual mês de setembro, a quantidade de focos  de incêndio de 2020 (12.042 focos) ultrapassou o volume dos últimos 20 anos, de acordo  com o INPE. A fauna, moradores e turistas da região se encontram em constante perigo  nesse cenário, algumas espécies como a onça-pintada correm grande risco com o fogo,  que se espalha cada vez mais. O pantanal “grita” por uma política ambiental estável e que converse entre o governo federal e regional. 

Líder religioso ucraniano que afirmou que o coronavírus era uma punição aos homossexuais testa positivo para a doença.

https://images.app.goo.gl/DndNPa8YDATgBGqV7

 

No último dia 8, o líder religioso da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, Filaret, em anúncio oficial da instituição declarou que testou positivo para o Coronavírus. Isocronamente, o patriarca  no início da pandemia do Covid-19, alegou que a doença seria uma “punição aos pecados do homem” se referindo em especial à comunidade LGBT. A declaração de Filaret, em março, gerou uma repercussão muito negativa para a instituição que saiu em defesa do líder, alegando que o fato entra nos quesitos da liberdade de expressão. Apesar das circunstâncias, o líder está com um quadro de saúde estável e pede orações para sua melhora. 

 

Maior campo de refugiados da Europa pega fogo


https://images.app.goo.gl/cZDkcLPhxTdoDuiG6

Quarta-feira, 9 de setembro. Nas ilha Grega de Lesbos, um incêndio tomou conta do maior  campo de refugiados da Europa. O fogo que durou aproximadamente 7 horas levou  às ruínas o que antes era o lar de mais de 13 mil refugiados. Desde o início do ano o campo se encontrava em super saturamento, em condições insatisfatórias de saneamento  e estruturas em geral. Tais condições se agravaram com o início da pandemia e era evidente que logo se tornaria um problema maior, como afirmado por uma  mulher refugiada no campo. De acordo com as autoridades da região, o incêndio se  formou a partir de conflitos entre os asilados e a autoridade local. O governo, junto com organizações, já estão mobilizados para tentar reverter a situação, e dar um novo  lar para as 13 mil pessoas que estão nas ruas de toda ilha. 


França e Alemanha acolhem refugiados do campo de Lesos



Após o incêndio do dia 10 de setembro, a França e Alemanha se mobilizaram e lançaram um plano para colher parte dos asilados no campo danificado. Os países se disponibilizaram a acolher mais de 400 migrantes menores de idade e anunciaram que esperam mobilização de outros países da União Europeia. 


  • Lutador Navid Afkari foi executado no Irã, apesar de pedidos da comunidade internacional. 


https://images.app.goo.gl/Wf1PNY7K5yyFUrEk6

Em 2018, o lutador foi preso por atuar em um grupo contra o governo, participando de  protestos e acusado de matar um agente de segurança do governo. Afkari foi condenado  a 74 chibatas, alguns meses de prisão e duas sentenças de morte. Após a comunidade internacional tomar conhecimento de seu caso e das torturas que o governo do Irã  cometeu, iniciou-se uma comoção e manifestações contra a pena estabelecida para o  lutador. Inclusive, o comitê olímpico internacional tentou intervir propondo saídas diplomáticas para impedir a execução do lutador. Apesar de todo o movimento, no dia 12 de setembro, o Afkari foi executado na prisão de Shiraz. A comunidade  internacional e o COI se encontram comovidos e despontados com o governo do Irã, que  ignorou a clamante internacional. 

 

Referências: 

SILVA, Regys. Apesar de pedidos internacionais, Irã executa o lutador Navid Afkari. 12/09/2020. Disponível em: https://www.surtoolimpico.com.br/2020/09/apesar-de-pedidos internacionais-ira.html .

Alemanha e França devem receber 400 migrantes do campo de refugiados que  pegou fogo na Grécia. 10/09/2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas noticias/rfi/2020/09/10/alemanha-e-franca-devem-receber-400-migrantes-do-campo-de refugiados-que-pegou-fogo-na-grecia.htm?cmpid=copiaecola.

Incêndio de grandes proporções destrói maior campo de refugiados da Europa. 09/09/2020. https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/09/09/incendio-de-grandes proporcoes-destroi-maior-campo-de-refugiados-da-europa.htm?cmpid=copiaecola.

Após culpar homossexuais por pandemia, líder religioso da Ucrânia anuncia que  está com Covid-19. 08/09/2020. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/08/apos culpar-homossexuais-por-pandemia-lider-religioso-da-ucrania-anuncia-que-esta-com covid-19.ghtml.

GUIMARAES, Joao Paulo. ‘Ninguém quer ver de perto a morte que o fogo traz para o  Pantanal. Eu vi. 10/09/2020. https://reporterbrasil.org.br/2020/09/ninguem-quer-ver-de perto-a-morte-que-o-fogo-traz-para-o-pantanal-eu-vi/.

RODRIGO, Pablo. Fogo no Pantanal ameaça área de concentração de onças pintadas em MT. 10/09/2020. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/09/fogo-no pantanal-ameaca-area-de-concentracao-de-oncas-pintadas-em-mt.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário