segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Volta ao Mundo em 7 dias- Notícias de 01/09 a 06/09



      CHARGES NA FRANÇA

 

Foto: François Guillot/AFP

 

Em 2015, a redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo sofreu um atentado promovido pelos irmãos Said e Chérif Kouachi. Eles invadiram o edifício armados com metralhadoras e mataram 11 pessoas. A motivação foi uma série de publicações sobre o profeta Maomé, nos anos de 2006, 2011 e 2012, que fizeram do jornal um alvo de ataques. Cinco anos depois, 14 indivíduos serão julgados por dar apoio logístico aos irmãos Kouachi e a Coulibaly, que provocou outro atentado dois dias depois do primeiro - os responsáveis pelos ataques também morreram em confrontos policiais. Às vésperas do julgamento, Charlie Hebdo republicou as charges de Maomé, sob o título Tout ça pour ça (tudo isso por causa disso). Todo o processo deve durar até dia 10 de novembro de 2020.

 

      FUTEBOL INGLÊS E BRASILEIRO


Foto: SkySportsNews

 

A Inglaterra e o Brasil se juntaram ao seleto grupo de países - Austrália, Noruega e Nova Zelândia - que pagam o mesmo salários para atletas mulheres e homens do mundo futebolístico. A Associação de Futebol inglesa contou ao jornal Sky Sports News que está pagando a mesma quantia para os dois grupos desde janeiro. No Brasil, a CPF - Confederação Brasileira de Futebol - anunciou a mesma medida. Essa paridade se aplica aos times que participarão das Olimpíadas de 2021 e para as próximas Copas do Mundo, feminina e masculina. O time feminino  americano, por sua vez, processou a sua federação, alegando discriminação no pagamento e condições. As vencedoras da Copa do Mundo de 2019 vão apelar para o caso, uma vez que a juíza responsável descartou as reivindicações das meninas. 

 

      AVANÇOS ESPACIAIS


Foto: Made In Space Europe

 

Duas empresas espaciais estão desenvolvendo uma tecnologia que permite manipular satélites para que eles possam se mover para novas órbitas. A subsidiária da Redwire Company, Made In Space Europe, que produz tecnologias robóticas para facilitar a industrialização do espaço,  juntou-se com a Momentus, empresa de transporte espacial. Em parceria, as duas companhias vão juntar o braço robótico da Made In Space com o veículo de transferência Vigorade da Momentus. O lançamento da missão está previsto para 2022, com o objetivo de mostrar as melhorias nos transportes espaciais que o braço robótico pode trazer.

 

 

      VIOLÊNCIA POLICIAL


Em março de 2020, Daniel Prude morreu por asfixia depois de ser encapuzado por policiais, na cidade de Rochester. Sete meses depois, a família conseguiu as filmagens do ato, por câmeras acopladas nas roupas dos policiais, e divulgou as imagens na mídia. O ato de encapuzar alguém dessa forma se tornou medida padrão nos Estados Unidos, por conta da pandemia do Coronavírus. O capuz evita que a saliva alcance os oficiais da lei. No entanto, Prude foi violentamente preso ao chão e teve o tecido puxado sobre o seu rosto, dificultando a respiração. O vídeo também mostra uma ambulância que foi socorrer Daniel, mas mesmo com os procedimentos de reanimação, ele não resistiu. A conclusão de um médico foi que a morte de Daniel Prude foi causada por complicações de asfixia por ação física. O vídeo foi divulgado em um contexto de enormes protestos por conta do assassinato de George Floyd, em maio e de Jacob Blake, no último mês de agosto. 


 

      ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NOS EUA


Na iminência das eleições presidenciais nos Estado Unidos da América, o Departamento de Segurança Interna do país escreveu um rascunho do relatório que observa a interferência russa nas eleições americanas. De acordo com o documento, agências de notícias e sites controlados pelo governo da Rússia afirmam que o candidato democrata Joe Biden, o adversário de Trump, sofre de instabilidade mental. No entanto, a agência suspendeu a divulgação do relatório por conta da falta de contexto e porque “estava muito mal escrito”, de acordo com Chad Wolf, o secretário interino da agência. Nesse mesmo contexto, o Facebook anunciou nesta quinta-feira (3) que não permitirá novos anúncios políticos na semana anterior à eleição, que acontece em novembro. A exibição de anúncios que já estão no sistema continua normalmente. 


 

      SÉRVIA: EMBAIXADA E ACORDO COM KOSOVO


Foto: Anna Moneymaker/EPA

Em 2018, os Estados Unidos da América e a Guatemala mudaram o endereço de suas embaixadas para Jerusalém; anteriormente, as representações diplomáticas estavam estabelecidas em Tel Aviv. Na sexta-feira (4), o primeiro-ministro israelense anunciou que a Sérvia fará o mesmo procedimento. Essa mudança - que deve acontecer até julho de 2021 - leva a muitas críticas pelo fato de que quebra com o consenso mundial de não reconhecer Jerusalém como capital de Israel ou da Palestina, até que haja um acordo de paz entre as duas partes. Além desta ação, a nação sérvia normalizou laços econômicos com Kosovo, com o objetivo de atrair investimentos e criar empregos. Dentre as medidas para melhorar as relações comerciais, estão aprimorar a infraestrutura de transporte e passagens fronteiriças, reduzir as tarifas comerciais e compartilhar os recursos energéticos e hídricos, além de abertura de estradas e ligações ferroviárias. Essas determinações foram patrocinadas pelo governo americano e podem ser consideradas como um vitória diplomática, a dois meses das eleições americanas. 



      A NOVA NOTA DE R$200


Foto- Raphael Ribeiro/BCB

 

            Na última quarta-feira (2), a nova nota monetária de 200 reais começou a circular em território nacional. Seguindo o padrão de estampar animais da fauna local no dinheiro, a cédula traz o lobo-guará em um de seus lados. O lançamento tem o objetivo de diminuir as transações em dinheiro vivo, a fim de economizar na impressão do papel-moeda, além de necessidade de pagar o auxílio emergencial, que foi estimado em R$160 milhões. 



      PROTESTOS EM HONG KONG


Foto: Tyrone Siu/Reuters

            As eleições legislativas de Hong Kong aconteceriam no dia 6 de setembro, mas a pandemia do Coronavírus causou o adiamento do evento. Em razão disso, cidadãos foram às ruas protestar, além de manifestar seu descontentamento com uma nova lei de segurança imposta pela China - que proibiu muitos dos slogans da manifestação, com dizeres antigovernamentais, como "Liberte Hong Kong". A polícia prendeu 300 manifestantes, assim como disparou spray de pimenta. O adiamento das eleições não foi benéfica para a oposição pós-democracia, que esperava conseguir uma maioria histórica no Conselho Legislativo, na metade que é eleita diretamente. A outra parte é formada por membros nomeados que, geralmente, estão em concordância com Pequim. 

 


 

Referências

CHARLIE Hebdo republica charges de Maomé na véspera de julgamento de atentado. UOL Notícias. 01 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2020/09/01/charlie-hebdo-volta-a-publicar-charges-do-profeta-maome.html.

COMEÇA o julgamento dos 14 acusados do ataque contra o jornal Charlie HebdoUOL Notícias. 02 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2020/09/02/comeca-julgamento-sobre-atentado-ao-jornal-charlie-hebdo.htm.

CHARLIE Hebdo republica caricaturas de Maomé na véspera do início do julgamento. Folha de São Paulo. 01 set. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/09/charlie-hebdo-republica-caricaturas-de-maome-na-vespera-da-abertura-do-processo-dos-atentados.shtml.

ENGLAND men's and women's teams receive equal pay, FA announces. Sky Sports News. 03 set. 2020. Disponível em: https://www.skysports.com/football/news/12016/12062579/england-mens-and-womens-teams-receive-equal-pay-fa-announces.

MEGAN Rapinoe and Alex Morgan say USA Women's team will appeal after equal pay defeat. Sky Sports News. 05 mai. 2020. Disponível em: https://www.skysports.com/football/news/11095/11983181/megan-rapinoe-and-alex-morgan-say-usa-womens-team-will-appeal-after-equal-pay-defeat.

BRAZIL women footballers to receive equal pay. Sky Sports News. 03 set. 2020. Disponível em: https://www.skysports.com/football/news/12027/12062164/brazil-women-footballers-to-receive-equal-pay.

MADE In Space Europe and Momentus plan robotic spacecraft. Space News. 2 set. 2020. Disponível em: https://spacenews.com/made-in-space-europe-and-momentus-plan-robotic-spacecraft/.

EMPRESAS privadas se unem para criar braço robótico capaz de manipular satélites. Canal Tech. 02 set. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/espaco/empresas-privadas-se-unem-para-criar-braco-robotico-capaz-de-manipular-satelites-170969/.

VÍDEO mostra policiais colocando capuz na cabeça de homem negro que morreu asfixiado nos EUA. G1. 02 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/02/video-mostra-policiais-colocando-capuz-na-cabeca-de-homem-negro-que-morreu-asfixiado-nos-eua.ghtml.

O caso de Daniel Prude, mais uma vítima negra da violência policial nos EUA. G1. 03 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/03/o-caso-de-daniel-prude-mais-uma-vitima-negra-da-violencia-policial-nos-eua.ghtml.

AGÊNCIA do governo americano detecta que russos tentam interferir nas eleições, mas decide não divulgar relatório. G1. 03 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/09/03/agencia-do-governo-americano-detecta-que-russos-tentam-interferir-nas-eleicoes-mas-decide-nao-divulgar-relatorio.ghtml.

FACEBOOK bloqueará novos anúncios políticos na semana anterior às eleições dos EUA. G1. 03 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/09/03/facebook-bloqueara-novos-anuncios-politicos-na-semana-anterior-as-eleicoes-dos-eua.ghtml.

NETANYAHU anuncia a transferência da embaixada da Sérvia em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. G1. 04 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/04/netanyahu-anuncia-que-a-servia-mudara-sede-da-embaixada-para-jerusalem.ghtml.

SÉRVIA e Kosovo assinam "normalização económica" e aproximam-se de Israel. Renascença. 04 set. 2020. Disponível em: https://rr.sapo.pt/2020/09/04/mundo/servia-e-kosovo-assinam-normalizacao-economica-e-aproximam-se-de-israel/noticia/205963/.

SÉRVIA e Kosovo assinam acordo nos EUA para ‘normalizar’ relação econômica. IstoÉ Dinheiro. 04 set. 2020. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/servia-e-kosovo-assinam-acordo-nos-eua-para-normalizar-relacao-economica/.

BANCO Central lança nota de R$ 200, com imagem de lobo-guará. G1. 02 de set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/09/02/banco-central-faz-cerimonia-de-lancamento-da-nota-de-r-200-com-imagem-de-um-lobo-guara.ghtml.

HONG Kong tem novo protesto contra adiamento de eleições. G1. 06 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/06/hong-kong-tem-novo-protesto-contra-adiamento-de-eleicoes.ghtml.














Nenhum comentário:

Postar um comentário