sexta-feira, 26 de julho de 2019

Me indica um filme: Horas de Desespero (“No Escape”): guerra civil, Convenções de Viena e Haia e a ideologia anti-EUA

Figura 1 - Ilustração publicitária em título original "No Escape" (Fonte: Taxicafé[1])

Por Igor Vieira Brandão

Horas de Desespero (2015), tem em seu título uma presunção muito assertiva, porque a cada minuto o telespectador é mantido preso no sofá acompanhando a aflição de uma família americana que se vê em uma situação no mínimo... terrível. Imagine ser estrangeiro em um país asiático onde de repente “estoura” uma guerra civil, a população manifestando-se contra a influência das potências sobre a sua vida rotineira e que, por grande azar, o seu país de origem é a maior potência. Tudo piora pelo fato de estar com suas duas filhas pequenas e quando o consulado/embaixada de seu país foi invadido e destruído.
Owen Wilson interpreta Jack Dwyer, um funcionário da empresa americana Cardiff, especializada em sistemas de água, que está a estabelecer negócios no país. Após ficar claro que os rebeldes estão em busca frenética por estrangeiros selecionados para assassiná-los a sangue frio, Jack tem o desafio de fugir para os mais variados esconderijos, tendo que lidar com o insucesso de sempre ser descoberto. Após encontrarem agentes do governo britânico em uma situação parecida, são informados da única maneira de salvar a vida de sua família, juntamente a esposa, e este caminho retrata muitos assuntos abordados em sala de aula sobre ato de guerra (e a Convenção de Haia) - já sendo essa uma boa justificativa para assistir este grande filme de thriller/ação. Somado a isto, podemos ver claramente uma exemplificação dos descumprimentos das re
soluções da Convenção de Viena sobre a imunidade das repartições consulares e sedes ou escritórios de representação de organismos internacionais, e da visão anti-EUA, cada dia mais presente principalmente em discursos terroristas, fazendo dos assassinatos um verdadeiro genocídio, pelo fato de que o ódio empregado está associado a busca de realizar um ataque sociopolítico para extinguir uma determinada porção de pessoas.
O filme é dirigido pelo americano John Erick Dowdle, ganhador do BloodGuts UK Horror Award, pelo citado filme.
Bibliografia:
1. Taxicafé - http://www.taxicafe.com.br/tag/horas-de-desespero/
- “No Escape (2015 film)” - Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/No_Escape_(2015_film)
- “John Erick Dowdle” - Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/John_Erick_Dowdle
- “John Erick Dowdle – Awards” - IMDb - https://www.imdb.com/name/nm0235719/awards

Nenhum comentário:

Postar um comentário