sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Acontece no UNICURITIBA: Palestra com Grace Chiara Schmidt, coordenadora do CIFAL/UNITAR






Na Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais, o UNICURITIBA recebeu a Coordenadora do CIFAL  (Centro Internacional de Formação de Atores Locais da ONU), Grace Chiara Schmidt. O CIFAL é  órgão membro do UNITAR (United Nations Institute for Training and Research) e possui três sedes na América do Sul, uma  em Curitiba, outra em Quito e outra em Buenos Aires. Grace é coordenadora do CIFAL Curitibano, que funciona anexo à FIEP.
Após sua palestra, Grace também deu entrevista ao Prof. Gustavo Blum, para o Blog Internacionalize-se.

Blog Internacionalize: Qual a relevância dos treinamentos oferecidos pela UNITAR para os países em desenvolvimento?

Grace: A partir dos nossos treinamentos, conseguimos atingir atores e autoridades locais que não teriam acesso a capacitações se não fosse desta forma. Os treinamentos são voltados as necessidades do local, e com isto ajudam a promover o desenvolvimento, porque atendemos a necessidades dos indivíduos, organizações e dos governos. Quando vemos as questões de treinamento, buscamos o que é necessário para o nosso município, estado ou país. O que é mais urgente? Tratar a questão da mobilidade? Da morte por acidentes?  A educação para ciências? Ou a corrupção? É isto que vamos desenvolver. E pode ser totalmente diferente de uma outra sede, como as Filipinas, por exemplo, onde a questão da migração, do gênero é muito mais enfática. A gente se alimenta das necessidades das redes para se inspirar, mas temos muita preocupação com o que é local. Buscamos identificar qual o direcionamento que o Estado está tomando, as necessidades  apresentadas frente a própria Federação, para traduzir isto nos treinamentos para atender os atores locais.

Blog Internacionalize-se: Como funciona a articulação da rede do UNITAR entre as diferentes sedes do CIFAL ao redor do mundo?

Grace: A gente vem tentando cada vez mais trabalhar em colaboração com os outros centros. No ano passado fizemos atividades com uma universidade que acolhe o CIFAL Atlanta. Temos, neste ano, a vontade de trabalhar com o CIFAL Argentina e El Salvador. Algumas das dificuldades que a gente tem aqui no Brasil, outros países da América Latina também enfrentam. O CIFAL Argentina, por exemplo, tem  expertise para trabalhar as questões de mobilidade urbana e segurança viária, então queremos ver se conseguimos traduzir isto em uma capacitação conjunta, tanto para as prefeituras como para atores locais. 

Blog Internacionalize-se: Como é a relação entre a ONU e o CIFAL das diferentes sedes? Vocês respondem a algum tipo de comitê ou agenda?

Grace: Sim, o Secretário Geral do UNITAR é indicado pelo Secretário Geral da ONU e dentro do UNITAR existem uma série de Diretores para os diferentes programas – um deles é responsável pelos Centros descentralizados (ou seja, os diferentes locais em que o CIFAL vai se estabelecer). Portanto, nós respondemos a ele em nossas iniciativas, mas sempre tempos uma reunião anual com o Secretário Geral do UNITAR, para quem reportamos nossas atividades. Neste ano, esta reunião foi no Equador.

Blog Internacionalize-se: E quais indicadores vocês precisam apresentar à UNITAR?

Grace: Em geral, existem metas de quantidades de beneficiários por ano e tentamos cumprir estas metas durante o ano. Há um padrão de como reportar nossas metas e anualmente são traçados novos objetivos.

Blog Internacionalize-se: O que a ONU busca com o engajamento do setor privado?

Grace: Assim como vemos em outras iniciativas – como o Pacto Global – cada vez mais é necessária a participação das empresas para o alcance efetivo do desenvolvimento sustentável. Grande parte dos serviços prestados ou produtos oferecidos pelas empresas impactam diretamente na sustentabilidade. O CIFAL tenta chamar a responsabilidade das empresas para que elas também possam, a partir daí, serem protagonistas do desenvolvimento, unindo-se com o poder público para um diálogo mais efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário