quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Acontece no UNICURITIBA: Missão Genebra - visita técnica dos alunos do curso de Relações Internacionais a diversas Organizações Internacionais em Genebra




Durante o mês de outubro, uma comitiva de alunos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA foi a Genebra para uma visita técnica à sede de diversas Organizações Internacionais (como a ONU, a OMC e a OIT), organizada pelo Prof. Thiago Assunção e pelo Núcleo de Relações Internacionais do UNICURITIBA.

A aluna Ananda Rissato enviou ao Blog Internacionalize-se um depoimento detalhado sobre a experiência. 


MISSÃO GENEBRA

Quando a proposta da Missão Genebra foi apresentada aos alunos, logo de cara tive vontade de me inscrever, por acreditar que seria uma experiência única e muito proveitosa. Agora, tendo voltado de viagem posso afirmar que de fato foi uma oportunidade incrível e que superou minhas expectativas iniciais.
Antes de começar o relato da viagem em si é importante destacar a atuação e organização sempre pontual do Núcleo de Relações Internacionais na pessoa do professor Jorge Feldens e do idealizador da viagem professor Thiago Assunção, que possibilitaram não só que o “sonho” da missão se tornasse realidade, como também ajudaram a tornar tudo muito mais fácil e proveitoso para o grupo. Desde a primeira reunião de apresentação, as visitas às Organizações Internacionais já estavam esquematizadas e aqueles que já estavam interessados na missão, ficaram ainda mais. Várias pessoas manifestaram interesse em participar e das 33 que efetivamente realizaram a inscrição, 18 foram chamadas e assim, o grupo que integraria a missão ficou completo. A partir daí foram várias reuniões de preparação para a viagem, garantindo mais uma vez que tudo saísse conforme o planejado.
Depois de meses de espera, finalmente chegamos em Genebra na noite de sábado 8 de outubro. Apesar do cansaço da viagem, no dia seguinte resolvemos sair cedo para conhecer a cidade que seria nossa “anfitriã” pelos próximos dias. Como não poderia ser diferente, todos concordamos que a cidade é de fato muito bonita, limpa, calma, com vários lugares para conhecer e que nos dias seguintes, os dias de visita às organizações em si, teríamos mais ainda para ver.

Dia de visita 1 - Sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e Sede da OMS (Organização Mundial da Saúde).
        
Uma das visitas mais aguardadas por todos os integrantes com certeza era a da Sede da ONU em Genebra (United Nations Office at Geneva - UNOG) onde já na chegada pudemos ver o prédio da ONU com as bandeiras perfiladas no gramado à frente, uma imagem já conhecida pelos estudantes de RI. Caminhando um pouco chegamos no chamado Palais des Nations, local de nossa visita, que hoje abriga a sede da ONU mas que já foi também a sede da extinta Liga das Nações. Tivemos a oportunidade de andar pelos corredores e salões do Palais, observando como de fato os elementos da diplomacia e da diversidade cultural tão valorizadas pela ONU estão ali presentes, com decorações, monumentos e artefatos doados e homenageando os diversos países-membros da ONU. Uma sala que posso destacar nessa parte da visita é a Sala de los Derechos Humanos y de la Alianza de Civilizaciones, um presente do governo da Espanha e que serve como palco das reuniões do Conselho de Direitos Humanos. Na parte da tarde estivemos na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) onde tivemos uma conversa com um especialista da OMS em epidemias, que nos falou um pouco sobre a realidade do zika vírus, do ebola e da malária no Brasil e no mundo.

Dia de visita 2 - Sede do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) e Sede do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha).
         A visita ao ACNUR na manhã de terça foi na minha opinião, um dos pontos altos da viagem. Fomos recebidos de forma muito calorosa por parte de uma oficial do ACNUR da seção de assessoria jurídica e proteção internacional, que fez uma apresentação somada a uma conversa sobre as crises humanitárias no Mediterrâneo, mencionando também a experiência pessoal dela, as oportunidades de estágio e de carreira dentro do ACNUR. Almoçamos na cafeteria dentro do prédio da organização (inclusive na companhia da oficial que foi muito querida em continuar uma conversa bem informal conosco) e depois nos dirigimos à sede da Cruz Vermelha. A primeira parte de nossa visita consistiu em uma palestra com especialistas que nos contaram sobre o surgimento, a atuação, os princípios e valores da organização, bem como de aspectos no que tange ao direito internacional. Depois nos dirigimos ao museu da Cruz Vermelha que fica no mesmo prédio, e que é bastante interativo e interessante.

Dia de visita 3 - ONG Internacional Médicos Sem Fronteiras, Sede da OMC (Organização Mundial do Comércio) e Missão Brasileira junto à ONU.
         Na quarta-feira pela manhã estivemos na sede da ONG Médicos Sem Fronteiras, onde nos foi feita uma apresentação acerca do surgimento, funcionamento, valores, princípios e projetos da organização. Algo que pelo menos para mim foi muito enriquecedor e interessante ao poder observar e ter uma noção do que é feito na prática pelas pessoas envolvidas nessa ONG, e como trabalhar com eles em seus diversos projetos, apesar da realidade difícil das zonas de conflito, é plenamente possível, uma vez que também nos foram apresentadas as possibilidades de estágios e carreira no MSF. Depois do almoço visitamos a sede da Organização Mundial do Comércio, uma estrutura enorme, muito bonita e que chamou a atenção do grupo. Lá tivemos uma conversa com um funcionário da OMC sobre a criação, o funcionamento, os painéis de negociação, a atuação do Brasil e algumas perspectivas futuras da organização. Depois dessa visita nos dirigimos ao prédio onde se encontra a Missão Brasileira junto à ONU. Claro que desde o início essa era uma visita muito aguardada e de fato, correspondeu às nossas expectativas. Pudemos conversar de forma bem aberta com um dos Ministros responsáveis pela representação dos interesses brasileiros junto à ONU em Genebra, que nos contou sobre a trajetória dele, seu início e ascensão na carreira diplomática, as perspectivas que nós como internacionalistas podemos ter se optarmos pela diplomacia e as inúmeras oportunidades que estão abertas a nós. Foi uma conversa muito interessante e motivadora, que nos fez pensar mais a fundo sobre os desafios e prazeres da carreira diplomática.

Dia de visita 4 - Sede da OIT (Organização Internacional do Trabalho), OIM (Organização Internacional para as Migrações) e Missão Brasileira junto à OMC.
         Nossa visita à sede da Organização Internacional do Trabalho começou com uma visita guiada pela estrutura física do local, com explicações pontuais sobre a criação, o funcionamento, a forma diferenciada como as decisões são tomadas no âmbito dessa organização, e terminou com uma conversa com uma brasileira e um português responsáveis pelos assuntos envolvendo a Cooperação Sul-Sul no âmbito na OIT. Logo depois dessa visita estivemos na sede da Organização Internacional para as Migrações, uma das mais recentes organizações a entrar para o sistema ONU. Percebemos o quanto o papel da OIM é de extrema importância no atual contexto globalizado, uma vez que atua fornecendo serviços de aconselhamento e suporte não só aos migrantes, mas também aos Estados, ajudando a promover a cooperação internacional na questão das migrações. Foi uma conversa muito interessante que abriu novos horizontes em uma organização que muitos do grupo não estavam familiarizados. Saindo da OIM nos dirigimos ao prédio onde se encontra a Missão Brasileira junto à OMC e outras organizações econômicas. Este foi outro ponto alto das visitas, uma vez que pudemos ter uma conversa muito aberta e abrangente com diplomatas, secretários e estagiários da missão, que nos contaram sobre as ações, as funções de cada um lá dentro, como o Brasil se posiciona e atua dentro do contexto das negociações e disputas da OMC, as oportunidades de carreira e estágio e as experiências pessoais dos representantes brasileiros ali sediados. Pode-se dizer que todos aproveitaram ao máximo, tendo sido uma experiência realmente engrandecedora.  

Dia de visita 5 - Graduate Institute of International and Development Studies e OMM (Organização Meteorológica Mundial)
         No último dia oficial de visitas, já havíamos visitado muitas organizações e aprendido muito em cada uma delas, e como forma de nos deixar ainda mais entusiasmados com as possibilidades que a cidade nos apresentou, tivemos a oportunidade de conhecer o Graduate Institute of International and Development Studies, uma instituição de ensino superior totalmente voltada para mestrados e doutorados na área de relações internacionais, com foco em temáticas como direito, economia, história, antropologia ou política. Eles oferecem também cursos de menor duração durante o inverno ou verão nessas mesmas áreas. A estrutura da instituição é maravilhosa, acredito que todos tenham achado o mesmo e tenham tido vontade de estudar lá um dia. Apesar do valor elevado da anuidade, eles oferecem oportunidades de bolsas de estudo e algumas vagas em alojamento próprio com baixo custo. Para aqueles que pensam em fazer um mestrado ou doutorado em alguma das áreas de Relações Internacionais fora do Brasil, o Graduate Institute com certeza é uma excelente opção. Depois do almoço estivemos na sede da Organização Meteorológica Mundial, onde tivemos uma conversa com a exibição de alguns vídeos sobre a realidade das mudanças climáticas e das transformações ambientais no mundo causadas pelo aquecimento global, um tema cada vez mais presente nas análises e discussões das relações internacionais.

         No sábado a tarde fomos à nossa última visita, apesar de ter sido a única considerada de presença não obrigatória, praticamente todos do grupo compareceram e assim, tivemos a chance de conhecer a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (mais conhecido como CERN), o maior laboratório de física de partículas do mundo e local onde se encontra o maior colisor de partículas do mundo, o LHC, com 27 km de circunferência e que está presente tanto no território suíço como em território francês. Apesar de não entendermos muito sobre as particularidades físicas envolvidas nos testes ali realizados, é muito fácil de perceber a enorme importância e a enorme tecnologia envolvida, bem como o quanto o esforço de cooperação internacional de cientistas, físicos, engenheiros e matemáticos de vários países torna os avanços nessa área possíveis.

         No sábado a noite tivemos nosso jantar de confraternização e despedida. Sentimento de dever cumprido por todos do grupo, avaliações super positivas de tudo que vimos, visitamos e aprendemos durante a viagem. Se desde o início prometia ser uma experiência muito enriquecedora, a promessa se concretizou e ainda foi além. Enquanto conversávamos, concordamos que a experiência nos ajudou a crescer como pessoas, nos fez perceber certas necessidades urgentes que o mundo tem e que nós como internacionalistas, temos um leque enorme de opções de carreira para o futuro. Não podemos dizer que é fácil chegar até um cargo em uma dessas organizações, e durante as visitas percebemos que as pessoas envolvidas ali batalharam muito para chegar onde estão. Mas não é impossível, e aqueles que desejam fazer parte dessa realidade podem sim, chegar aonde quiserem. Espero sinceramente que essa tenha sido somente a primeira missão internacional proposta pelo Unicuritiba, espero que mais alunos e alunas possam entender e ver na prática a importância dessa experiência. Recomendaria sem a menor sombra de dúvidas, que todos aqueles que tiverem a oportunidade, que participem das próximas missões, já que a realidade do nosso curso é ainda mais bonita na prática.

                                                                                              Ananda Rissato


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário