quarta-feira, 18 de maio de 2016

La Jaula de Oro, do mexicano Diego Quemada-Díez, na Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais do UniCuritiba

Por Carlos-Magno Esteves Vasconcellos[1]
No primeiro semestre deste ano de 2016, o Curso de Relações Internacionais do UniCuritiba realizou sua Semana Acadêmica, com um rico programa de palestras e filmografias que contemplaram temas como: América Latina, Relações Internacionais durante a Guerra Fria, Orientalismo, Diplomacia e Economia brasileira, além de Transformações econômicas e desenvolvimento contemporâneo da China.


Em uma das filmografias oferecidas, foi exibido La Jaula de Oro, do espanhol naturalizado mexicano Diego Quemada-Díez, de 2013. O filme, primeiro longa do cineasta mexicano, premiadíssimo em festivais internacionais de cinema em diversos países do mundo, é uma preciosidade do cinema latinoamericano. Um ‘filmaço’!!! Com uma fotografia belíssima, o filme fala pelas imagens. Ainda que fosse mudo, expressaria sua mensagem. A história retrata um antigo fenômeno social latinoamericano: a emigração de jovens latinoamericanos, humilhados pelo subdesenvolvimento de seus países, rumo aos Estados Unidos, onde se espera desfrutar o “sonho americano”.
O tema do filme é antigo, mas a história contada por Quemada-Díez se passa no século XXI. Três jovens guatemaltecos (Juan, Sara e Samuel) e um jovem índio mexicano (Chauk) abandonam as condições miseráveis em que vivem em seus respectivos países de origem, põe o pé na estrada, e rumam para os Estados Unidos em busca de uma vida com dignidade. O caminho é tortuoso e muito arriscado: narcotraficantes, fome, policiais corruptos e ladrões, coiotes (atravessadores de imigrantes), etc... Tudo conspira para o insucesso da empreitada. As baixas se sucedem e apenas um deles (Juan) consegue pisar o solo estadunidense (o índio Chauk também ultrapassa a fronteira, mas tem sua vida ceifada por um atirador não identificado).
Poderia ser mais um filme sobre a imigração clandestina de latinoamericanos nos Estados Unidos, mas não é! O filme se revela como um diagnóstico melancólico e inquietante sobre o estado da sociedade internacional e latinoamericana contemporânea.
No que tange os países latinoamericanos, o filme de Quemada-Díez testemunha o fiasco do desenvolvimento socioeconômico das três últimas décadas. A miséria insiste em habitar entre nós! A trajetória dos jovens latinoamericanos remete-nos a uma fuga desesperada de um campo de concentração, que é o que a América Latina parece estar se tornando. Além disso, o filme coloca o dedo em uma ferida latinoamericana e obriga-nos a uma sincera reflexão: até quando vamos continuar divididos dentro de casa? O índio mexicano Chauk, que sequer fala o idioma espanhol, é o exemplo vivo da desintegração e da segregação social que não conseguimos superar.
No que concerne à sociedade internacional, vemos, de um lado, a tolerância às ignominiosas barreiras construídas entre os Estados Unidos e o México como mais um exemplo da segregação social e racial internacional; de outro lado, o colapso do sonho americano: no final do filme, a vida do único sobrevivente daquela epopeia latinoamericana em solo norteamericano parece fadada à mediocridade. Por último, e fechando com chave de ouro a jaula latinoamericana, temos um testemunho inequívoco do colapso da globalização neoliberal.
Repito. O filme é de 2013 e retrata uma realidade do início do século XXI. É um filme focado na América Latina, mas poderia representar a vida de boa parte da humanidade em qualquer continente do planeta. É isso que o torna absolutamente imperdível.


[1] Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Economia de Varsóvia, Polônia; Professor titular das disciplinas de Economia Política Internacional e Empresas Transnacionais do Curso de Graduação em Relações Internacionais e Economia Política do Capitalismo da pós-graduação em Diplomacia e Relações Internacionais do UniCuritiba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário