terça-feira, 16 de março de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 08/03 a 14/03



  • Brasil

    No dia 8 de março, o ex-presidente Lula da Silva (PT) teve anuladas todas as condenações em relação ao triplex e ao Sítio de Atibaia, que foram feitas pela Justiça Federal do Paraná, na operação Lava-Jato. A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, por conta de um recurso da defesa do ex-presidente, que argumentou que os processos não deveriam ter sido julgados na 13a Vara de Curitiba. O ministro determinou que o julgamento deveria ter acontecido em Brasília. Com essa anulação, Lula fica elegível para as próximas eleições presidenciais de 2022. A Procuradoria Geral da República pode recorrer à decisão, onde a Segunda Turma da corte, composta por Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques, analisará o caso. 

    Bernie Sanders, atual senador americano e pré-candidato nas últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, comemorou a decisão em sua conta no Twitter. "Como presidente, Lula fez um trabalho incrível para diminuir a pobreza no Brasil e para defender os trabalhadores. É uma ótima notícia que essa condenação altamente suspeita foi anulada. Essa é uma importante vitória para a democracia e a justiça no Brasil", disse o senador. 

Reprodução: Twitter

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), usando máscara, sancionou uma medida provisória e dois projetos de lei em relação às vacinas contra o Coronavírus, na quarta-feira (10). O projeto de lei facilita a compra de vacinas pela União, governos estaduais e municipais e iniciativas privadas, enquanto a medida provisória permite a compra das vacinas antes do aval da Anvisa. 

  • Bolívia

    No sábado (13), foi confirmada a prisão da ex-presidente boliviana Jeanine Añez. Além dela, outros cinco ex-ministros são investigados por envolvimento na derrubada de Evo Morales, em 2019. A acusação do Ministério Público boliviano inclui terrorismo, traição e conspiração, segundo documentos que já circulam na internet. Añez foi encontrada dentro de uma cama box em sua residência. No momento da prisão, ela se escondeu dentro do móvel, mas foi encontrada pelos policiais. 


  • Mianmar

    O país asiático de Mianmar vem pedindo, desde 1o de fevereiro de 2021, o retorno da democracia no governo. Desde que o exército derrubou o líder Aung San Suu Kyi, a população protesta em oposição ao novo regime. A justificativa para a derrubada da Liga Nacional para a Democracia foi uma enorme fraude nas eleições de novembro do ano passado. Mais de 80 pessoas morreram nos confrontos contra as forças de ordem, que utilizam gás lacrimogêneo, balas de borracha e munição real. Apenas no domingo (14), dezoito pessoas, ao menos, foram vítimas da violência e repressão. 


  • Reino Unido

    Em Londres, o desaparecimento e morte de Sarah Everard, no dia 3 de março de 2021, está causando grandes manifestações pela busca de justiça e contra a violência contra a mulher, além de levar diversas mulheres a relatar experiências de violência que já sofreram. O protesto teve caráter pacífico: flores e velas foram levadas em homenagem à Sarah. No entanto, a polícia agiu com violência, silenciando manifestantes e causando estrago nas homenagens para a jovem de 33 anos. O acusado pelo crime contra Sarah Everard é um policial Wayne Couzens, de 48 anos. No domingo (14), centenas de mulheres se encontraram em frente à sede da polícia e marcharam em direção a uma praça fora do parlamento. 


  • Brasil na ONU

    O Brasil foi alvo de duras críticas no discurso francês, no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que aconteceu na terça-feira (9), um dia após o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o Brasil se recusou a assinar um documento, realizado por mais de 60 países, que defende o direito de meninas e mulheres no que se refere ao acesso de direitos reprodutivos e sexuais. O Brasil lidera o Consenso de Genebra, que perdeu os Estados Unidos com a eleição de Joe Biden. Formado por países como Polônia, Hungria e países árabes, o grupo é uma coalizão de países ultraconservadores que visam impedir a ONU de ampliar direitos e proteção às mulheres. "Ficamos chocados com certas posições públicas aqui reiteradas, em particular pelo auto-intitulado Consenso de Genebra, que questiona a igualdade de gênero e a saúde e direitos sexuais e reprodutivos", disse o embaixador francês na ONU, François Rivasseau. 

Referências
STF anula condenações contra Lula: o que acontece agora. BBC NEWS. 8 mar. de 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56327483>.
USANDO máscara Bolsonaro sanciona lei que facilita compra de vacina contra covid-19. G1. 10 mar. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/03/10/usando-mascara-bolsonaro-sanciona-lei-qu e-facilita-compra-de-vacinas-contra-covid-19.ghtml>.
EX-PRESIDENTE boliviana jeanine Añez é presa. G1. 13 mar, de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/13/ex-presidente-boliviana-jeanine-anez-e-pre sa.ghtml>.
AO MENOS 18 manifestantes mortos em Mianmar; protestos contra o golpe continuam. G1. 14 mar. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/14/ao-menos-18-manifestantes-mortos-em-mianmar-protestos-contra-o-golpe-continuam.ghtml>.
CINCO manifestantes mortor em Mianmar; protestos contra o golpe continuam. UOL Notícias. 14 mar. de 2021. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/14/cinco-manifestantes-mortos-em-mianmar-protestos-contra-o-golpe-continuam.htm>.
LONDRES tem fim de semana de manifestações por assassinato de Sarah Evererard, G1. 14 mar. de 2021. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/14/londres-tem-fim-de-semana-de-manifestacoes-por-assassinato-de-sarah-everard.ghtml>.
SARAH Everard, a mulher que desapareceu em Londres e cuja morte choca o Reino Unido. UOL Notícias. 14 mar. de 2021. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2021/03/14/sarah-everard-a-mulher-que-desapareceu-em-londres-e-cuja-morte-choca-o-reino-unido.htm>.
BRASIL choca com propostas na ONU sobre direitos da mulher. UOL Notícias. 14 mar. de 2021. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/03/14/brasil-choca-com-proposta-na-onu-sobre-direitos-da-mulher.htm>. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário