segunda-feira, 22 de março de 2021

Por Onde Anda: Luan Jofre, Sales Executive na BO Paper

        


Nome Completo: Luan Jofre
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2008
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2013 
Ocupação atual: Sales Executive na BO Paper 
Cidade em que reside: Curitiba, Paraná

Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional. 
Luan: Entrei na faculdade em 2008 e para ajudar nos custos trabalhava como auxiliar administrativo em um despachante veicular, emprego que não tinha nada a ver com Relações Internacionais, porém era importante pela necessidade. A partir do momento que comecei a me aprofundar no curso percebi que precisava de algum trabalho que minimamente me desse oportunidade de seguir a carreira em RI pós formado. Iniciei a busca por estágios sem muito critério, me recordo que fiz entrevistas para estágio em embaixadas, grandes empresas e, claro, também fui para o caminho de comércio exterior buscando agentes de carga. Após algumas entrevistas fui chamado para estagiar em um pequeno agente de cargas, o grande problema é que o salário era a metade que eu ganhava como auxiliar administrativos e os auxílios também não chegavam nem perto, foi uma decisão difícil no momento já que o salário contava muito na época, porém com o apoio da família pensei no futuro e fui para o novo desafio. Iniciei como estagiário cuidando de alguns embarques marítimos e aéreos, mas com mais enfoque em ajudas administrativas do escritório, me esforcei bastante e com 3 meses de empresa fui contratado como Auxiliar de Analista de Comex e com mais 3 meses me tornei Analista Jr. Aprendi todas as rotinas de embarque de todos os modais, particularidades e impostos. Ainda na faculdade e com a experiência no agente de cargas fui convidado a assumir a posição de analista pleno na Ingersoll Rand, multinacional americana com representatividade no mundo todo. Trabalhei por 5 anos, comecei em importação até que assumi a exportação da fábrica do Brasil e assim consegui me desenvolver muito, tanto em negociação e reuniões com os clientes pelo mundo como nas línguas, essa experiência agregou muito na minha carreira e abriu as portas da BO Paper. A BO Paper sempre foi uma empresa muito focada no mercado interno e com o declínio da demanda de papel iniciou a busca pela internacionalização. Foi aí que eu entrei abrindo o setor de exportação e estruturando todos os processos necessários para uma operação eficiente e rentável, tive muito apoio e subsídio da empresa, graças a isso a implementação foi um sucesso e até hoje a operação funciona muito bem. Com 9 meses de empresa e a operação já rodando bem, meu diretor na época me chamou e me ofereceu uma posição completamente diferente de tudo que eu já havia feito, ele viu em mim um perfil comercial e ofereceu a posição de Executivo de Vendas, no primeiro momento cuidando de contas nacionais para no futuro fazer a transição para as contas de exportação. Foi uma decisão desafiadora, sair de uma área que já dominava e estava consolidado, para aprender algo novo. Sempre gostei da área de Comércio Exterior, mas achava monótona, todo dia a mesma coisa, os mesmos procedimentos, mesmos documentos, essa vontade de mudar e ter uma carreira e um dia a dia mais agitado me fez aceitar sem pensar muito.

Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia do trabalho na BO Paper? Que atividades desempenha?
Luan: As atividades mudaram muito por conta da pandemia, mas em geral é o atendimento a clientes do Brasil todo. Antes eu tinha uma rotina de viagem de terça a quinta todas as semanas do ano em um lugar diferente. No começo a rotina de viagens é interessante, mas com o passar do tempo a falta de rotina incomoda e é preciso se adequar. Agora trabalhamos remoto por telefone e reuniões por videoconferência, tem funcionado bem, mas após um ano sem viagens já sinto muita falta. Como não faço a venda para o cliente final acabo tendo que lidar com as dores do distribuidor e trabalhar para viabilizar a venda dele, apenas dessa forma eu vou conseguir aumentar a minha venda. A BO Paper é uma empresa muito boa de se trabalhar, temos uma gestão humana que não busca apenas o resultado, dessa forma conseguimos ter um dia a dia confortável, sendo mais fácil atingir o resultado.

Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua carreira atualmente?
Luan: Creio que a aptidão de debate e negociação é o que eu mais levo nesse momento da minha carreira, mas tenho certeza que no futuro quando realmente entrar na parte de negociação internacional os aprendizados do curso vão aflorar ainda mais.

Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?
Luan: Creio que posso destacar duas experiências. A primeira foi sair de uma empresa que estava estável para outra com um negócio totalmente diferente para iniciar o setor de exportação quase que do zero, parceiros, controles, relatórios, custos. Tudo isso foi muito trabalhoso, mas é muito gratificante olhar e ver que o que você idealizou hoje funciona muito bem e traz um grande lucro para a empresa. A segunda é a abertura do canal de distribuição na empresa, coisa que não existia e eu, auxiliando meu gerente, conseguimos buscar e implementar uma nova forma de venda e negócio que a empresa não tinha. Nunca é fácil sair da zona de conforto e, mais difícil que isso, é tirar uma fábrica inteira da zona de conforto e fazer acreditar no seu projeto. Hoje temos um negócio estruturado e já buscamos novos desafios para maximizar ainda mais os lucros da companhia.

Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?
Luan: Nunca fui um aluno exemplar e dei algumas escapadas durante o período da faculdade, acredito que um fato que me traz lembranças boas foi quando eu por descuido ou preguiça acabei pegando DP em economia com a Patricia. Bem, sabendo que a dependência não tinha sido fruto de falta de capacidade, lá fui eu fazer novamente a matéria junto com uma turma de administração, que eu não conhecia ninguém (talvez isso tenha me ajudado a manter o foco), estudei bastante e acabei sendo a melhor nota da matéria com aquela turma e até hoje eu e a Patrícia brincamos que eu sou/fui o melhor aluno dela. E claro que outra lembrança boa foram as amizades boas e verdadeiras que eu fiz na faculdade e que perduram até hoje, cada um seguiu seu caminho, mas a amizade se mantém igual à quando ainda estávamos na Unicuritiba.

Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos, em especial para aqueles que ainda estão em dúvida quanto ao futuro profissional?
Luan: Creio que um ponto muito importante que eu vejo hoje na formação profissional é de procurar o mercado de trabalho durante a faculdade, buscar um estágio, alguma coisa que se aproxime do que você busca para sua carreira. Entendo que também é importante se qualificar, fazer línguas, entretanto sair da formatura sem nenhuma experiência profissional dificulta muito a entrada no mercado de trabalho. Claro que tudo depende de qual área você quer seguir, mas se for na área de business, esse é meu conselho: as empresas hoje levam muito mais em consideração o que você tem de experiência e vivência profissional do que os diplomas que você tem.

Blog Internacionalize-se: Gostaria de acrescentar mais alguma informação?
Luan: Hoje recebi uma lembrança do Facebook dos 7 anos da minha formatura, para mim é muito gratificante poder contar um pouco da minha curta história profissional nesse blog que eu sempre acompanhei, agradeço muito aos professores pelas vivências, aprendizados e puxões de orelhas, sem isso com certeza eu não seria o profissional que sou hoje. Obrigado. 

Um comentário:

  1. My name is Davies, I was in love with my wife and we were married for eight years with a son his is Liam,I loved my wife so much she had access to all my bank account and even my cash app which my accountant agreed to and said it was a great idea, then it took my wife and my accountant two month to get hold of all my properties,all accounts but I had a cash app which they knew nothing about,I was thrown out of my own house was sleeping in a hotel for weeks she also took possession of my son could only see him once a week then I found out she was in love with my accountant all these while so I went online and I came across a private investigator who help me get all my properties and my accounts back even my company back how he did these I don’t know but I gave all the information he asked for and followed all his instructions and now I’m happy my life’s better now.
    Thanks to premiumhackservices@gmail.com
    Text (407) 777-4240
    I just said I should share my own story here
    Thank you

    ResponderExcluir