segunda-feira, 15 de março de 2021

Médicos peregrinos, monges guerreiros, defensores humanitários e a trajetória da Ordem de Malta nas Relações Internacionais

 


Por Luiz Otávio Cruz de Alcântara Pereira*

    Os conceitos que os estudiosos da política internacional criam e empregam para explicá-la têm muitas vezes uma pretensão universalista. Estudamos que originalmente só se pensava nos Estados como sujeitos internacionais, como postulava a ótica realista, e que só posteriormente foram surgindo novas instituições no cenário mundial, que foram assumindo importância conforme as relações entre os povos ficavam mais complexas e conectadas. Essa progressão está naturalmente correta em termos gerais e é uma excelente maneira de explicar como as Relações Internacionais tomaram a forma que têm atualmente, mas há mais nessa história do que isso. Por mais abrangentes e coerentes que as teorias e acerca da evolução da comunidade internacional sejam, há casos que fogem do padrão. Exceções que, cobertas de história e de significado, acrescentam riqueza ao estudo das RIs, mostrando que o mundo sempre é mais curioso e surpreendente do que nossas teorias possam nos levar a crer. 

                          titleFlags & Emblems 
Bandeira da Ordem de Malta e brasão de seus trabalhos humanitários

    Como exemplo de “anomalia” entre os sujeitos internacionais, vejamos o caso da Soberana Ordem Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (felizmente abreviada para Ordem de Malta) que por seus quase 1000 anos de história e participação proeminente em muitos eventos importantes da Europa, é até hoje considerada uma entidade respeitável e detentora de um papel sui generis na comunidade internacional. 
    Sua origem remonta a cerca de 1048, quando comerciantes italianos apoiados pela Igreja obtiveram autorização do califa do Egito para construir um templo e hospital para peregrinos em Jerusalém. Com a chegada das Cruzadas, a Ordem de São João assumiu um caráter militar, auxiliando o esforço de guerra dos cristãos com seus monges-cavaleiros, sem abandonar seus deveres médicos e de auxílio aos doentes e viajantes à Terra Santa, ganhando assim a alcunha de Cavaleiros Hospitalários. Os Hospitalários participaram de muitas batalhas cruciais nas Cruzadas, combatendo inclusive o famoso sultão aiúbida do Egito, Saladino, ao lado dos guerreiros do Reino de Jerusalém e outra ordem monástica, os Cavaleiros Templários, com quem os Hospitalários mantinham uma relação alternada de cooperação e rivalidade dentro dos domínios cristãos no Oriente Médio. 

            Vatican celebrates Knights of Malta's 900 years - Stripes     Pin on Middle Ages 


As atuais vestes da ordem e a representação de um antigo cavaleiro hospitalário de armadura 

    Após a perda definitiva da Terra Santa em 1290, A Ordem de São João transferiu-se primeiro para o Chipre e depois para Rodes, perdendo gradativamente seu caráter cruzado e assumindo funções administrativas e políticas como uma entidade soberana da época. Governaram Rodes até 1523, quando foram expulsos pelo sultão otomano Suleiman, o Magnífico, partindo então para Malta, que lhe foi conferida pelo papa e pelo imperador romano-germânico da época. Após séculos na ilha, Napoleão Bonaparte expulsou a ordem durante sua campanha no Egito, sem nenhuma oposição por parte dos cavaleiros devido à proibição de combater outros cristãos. Finalmente, a Ordem foi transferida para Roma, onde mantém sua sede até os dias atuais. 
    Foi então que a Ordem retornou à sua missão original de atender e amparar os doentes e começou a ampliar suas operações para hoje atuar em mais de 120 países (incluindo nações do Oriente Médio, antigos alvos dos cruzados), fundando e administrando hospitais, amparando refugiados e vítimas de desastres naturais e provendo assistência social para necessitados de todas as nacionalidades e religiões. 

https://www.orderofmalta.int/wp-content/uploads/2020/06/c54d5ace-4de1-4a5d-ad8f-2b7931d0a8c6-800x470.jpg Training exercise with Order of Malta. - Killarney Cardiac Response Unit 
Um médico a serviço da Ordem realizando testes de Covid-19 no Líbano e uma ambulância da Ordem na Irlanda

    Estabelecida a história e valor humanitário da atual Ordem de Malta, resta a pergunta: por que ela é considerada um ator internacional independente, até mesmo, um sujeito de Direito Internacional? A resposta se relaciona com seu histórico como entidade soberana detentora de um território e sua relação dicotômica de autonomia e dependência da Igreja Católica. Como visto, a Ordem de Malta possui séculos de história, sendo que por grande parte deles foi considerada um ente político soberano por seus pares, sejam cristãos ou islâmicos. Governar Rodes e Malta e estabelecer uma estrutura robusta de governo nessas ilhas tornava inquestionável a autoridade e independência da Ordem – o que foi posto em evidência nas ocasiões em que tal independência foi violada, como na ocupação francesa, e posteriormente britânica, da ilha de Malta, que gerou um incidente diplomático resolvido somente após o Congresso de Viena. 
    Já em relação à Igreja, o óbvio caráter religioso da Ordem e seus votos monásticos a incluem entre todas as outras ordens eclesiásticas e garantem a ela todo o histórico prestígio que a Igreja Católica possuía, mas o diferencial da Ordem de Malta é que essas características não trouxeram consigo uma clara subordinação à Roma, que passou a vê-la como uma organização integrada ao poderio católico, mas autônoma em sua manutenção, como uma ramificação única da Igreja em si. Mesmo assim, coube à Santa Sé confirmar, em 1953, a completa autonomia da Ordem de Malta, em decisão judicial do Tribunal Cardinalício, garantindo aos cavaleiros a posição de um ente jurídico dentro do sistema internacional. 
    A Ordem, assim, comporta-se como um Estado e é reconhecida como tal por seus pares e demais instituições internacionais, mesmo não possuindo mais um território independente. É um membro-observador das Nações Unidas e pronuncia-se com frequência em seus fóruns sobre direitos humanos e tópicos médicos, inclusive participando ativamente de campanhas de auxílio contra a pandemia de Covid-19. Possui passaportes – fornecidos a cerca de 500 indivíduos a serviço da Ordem por todo o mundo – embaixadas e representações diplomáticas em mais de 100 países. Possui governo, moeda, hino e símbolos “nacionais” próprios; todas as regalias próprias de um país, sem um povo ou um território independente. 
                  Pope Francis Received the Grand Master of the Sovereign Order of Malta in  Audience - Order of Malta 
 O Grão-Mestre da Ordem encontra o Papa Francisco em uma visita diplomática em Roma

    Em conclusão, a Ordem de Malta conseguiu seu espaço no cenário internacional não por seu poder militar, capacidade econômica ou projeção política (permanecendo em grande parte desconhecida) mas por sua singular histórica e proeminência no campo humanitário dos dias atuais, transcendendo seu papel como instituição puramente religiosa e abandonando suas antigas inclinações bélicas para servir à paz e a todos os credos do mundo. O estudo de seu caso como ator internacional não apenas serve de curiosidade histórica ou por seu papel “anômalo” dentro de nossas teorias, mas também para nos mostrar que não importa o quão complexo e rico achemos que o mundo seja, ele sempre tem algo mais a oferecer – uma exceção à regra, um caso obscuro que serve para saciar nossas curiosidades e, com sorte, nos impulsionar a querer descobrir ainda mais sobre o mundo em que vivemos e que sempre será maior que todas as nossas concepções.

*Luiz Otávio Cruz de Alcântara Pereira é aluno de Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e aluno de Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Referências

1048 to the Present Day. ORDER OF MALTA. Acesso em 13 de março de 2021. Disponível em <https://www.orderofmalta.int/history/1048-to-the-present/>.

FRALE, Barbara, ECO, Umberto. (2011). The Templars: The Secret History Revealed. Arcade. History. DIPLOMATIE HUMANITAIRE. Acesso em 13 de março de 2021. Disponível em <https://diplomatie-humanitaire.org/en/the-order-of-malta/ >.

PAPANTI-PELLETIER, Paolo. O Ordenamento Jurídico da Ordem Soberana Militar de Malta na Idade Moderna. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 2007 Disponível em <https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67749>.

This is the World’s Most Exclusive Passport and Only 500 People Have It. INDEPENDENT. Acesso em 13 de março de 2021. Disponível em <https://www.independent.co.uk/life-style/passports-worlds-most-exclusive-sovereign-order-malta-catholics-travel-borders-a7787431.html>.

The Christians helping Bethlehem shepherd families give birth safely. BBC. Acesso em 13 de março de 2021. Disponível em <https://www.bbc.com/news/stories-50856272>.


  






Um comentário:

  1. Hello Ladies & Gentlemen, Are you in need of financial assistance? I'm Susan Benson. I'm a lender and also a financial consultant.

    Do you need a business loan, Personal loan, Mortgage loan or a loan to complete your project? if your answer is yes, I will recommend you should contact my firm. We render all kinds of loan services including long term and short term loans. For more info, write to us via Email: (sunshinefinancialgroupinc@gmail.com) or Message me directly on WhatsApp via: +447903159998 & receive a response in an instant.  

    We are a comprehensive financial service company and we are committed to help you meet all your aspirations. We specialize in providing structured finance solutions to individuals and companies in the most effective and fastest way.

    Here are some reasons why you should contact us for a loan;
    * Convenience - You can Apply for a loan anytime, anywhere.
    * Flexible Amount - You decide how much you want to borrow.
    * Fast Direct Funding - Receive your loan within 24 hours after approval.  
    * Flexible interest rate - Affordable interest rate of 3%.
    * High Approval Rates
    * Flexible Repayment - You Get The Chance To choose the Repayment Date, either weekly, monthly or yearly for a duration of 1-30 years.
    * Simple online application.
    * Personalized guidance and expertise.
    * No hidden Charges

    Don't lose out on an opportunity due to lack of funds. Contact my company now, we can assist you with a loan because we have helped numerous individuals and organizations who have been facing financial difficulty all over the world

    For more information about our loan offer, kindly send us your loan request through this email address sunshinefinancialgroupinc@gmail.com or on WhatsApp via +447903159998

    Intermediaries/Consultants/Brokers are welcome to bring their clients and are 100% protected. In complete confidence, we will work together for the benefits of all parties involved.  

    ResponderExcluir