quarta-feira, 17 de março de 2021

Por Onde Anda: Elis Winter, Accounts Payable Accountant na KWS Group


Nome Completo: Elis Winter
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2013 
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2017 
Ocupação atual: Accounts Payable Accountant na KWS Group 
Cidade em que reside: Berlim, Alemanha 

Blog Internacionalize-se: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional. 
Elis: Eu comecei a trabalhar no terceiro período de RI, comecei como estagiária no Grupo Solvay em 2014. As principais atividades eram voltadas ao atendimento de clientes dos Estados Unidos e Brasil referente a questões de pagamentos e reconciliações; depois me foi oferecido uma vaga para efetivação na empresa onde comecei a focar mais na parte prática do setor de contas a pagar. Permaneci na empresa por 3 anos e meio, entre o setor de Accounts Payable/Provisioning e foi ali que tive um molde do que buscava ser como profissional; no fim do ano de 2017 optei por encerrar meu ciclo. Em Janeiro de 2018 estava buscando realocação e fui convidada para uma entrevista na CBRE, onde eles estavam iniciando o modelo de shared services no Brasil. Fui contratada para a área financeira atuando com a migração de contas dos Estados Unidos: tinha contato diário com a equipe em Memphis para a transição das contas, reuniões semanais com nossos clientes para ver o desempenho, análise de KPI's, performance, etc. Foi uma experiência incrível, cheia de desafios e responsabilidades que levo com muito carinho até hoje, mas em 2019, precisei deixar a empresa para me mudar para a Alemanha. Me mudei para Berlim em Abril de 2019 e desde Agosto de 2020 trabalho como Accounts Payable Accountant na KWS Group, uma multinacional agrícola alemã, presente em mais de 70 países e há mais de 100 anos no mercado. Atuo no momento atendendo clientes da Inglaterra e Espanha referente a questões do setor de contas a pagar em geral e despesas de viagens; vou atuar também na transição do shared services dos EUA e Brasil para Berlim até o fim do ano que vem.

Blog Internacionalize-se: Como é o dia a dia no teu trabalho?
Elis: Na minha equipe, basicamente, cada pessoa é de uma parte do mundo, temos pessoas da Índia, Rússia, Espanha, Argentina, EUA e muitos outros lugares, sendo incrível ter esse contato multicultural! Eu trabalho atendendo três entidades: duas na Espanha e uma na Inglaterra; além de prestar suporte a todas as entidades quando o tópico é relacionado a despesas de viagens. Basicamente sou a responsável por quase todas as tarefas relacionadas a contas a pagar: rodadas de pagamento semanais, processamento de notas, reconciliações, negociações com clientes, atendimento aos clientes internos/externos, aprovação e pagamento de despesas de viagem, fechamento trimestral e implementação de melhorias no sistema. Nos próximos meses, começo a trabalhar na migração da entidade dos Estados Unidos para Berlim. 

Blog Internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua carreira atualmente?
Elis: Em aptidões, eu diria com certeza: comunicação e negociação, quando você opta por trabalhar em um ambiente com pessoas de culturas muito diferentes da sua, isso é importante no dia a dia. Ter um diálogo claro e saber argumentar/sustentar sua opinião em determinados momentos (especialmente nos mais estressantes/complexos) auxilia muito. Em conhecimentos, na área em que eu atuo, as aulas de comex, economia e sistema financeiro internacional serviram de base para muito do que aprendi na prática. 

Blog Internacionalize-se: Qual foi a experiência mais desafiadora que já teve profissionalmente?
Elis: Sinceramente, cada novo emprego foi uma experiência desafiadora, mesmo sendo no mesmo setor. São modelos de negócios, culturas empresariais e processos diferentes. Mas acredito que fora isso, o maior desafio foi no meu penúltimo ano no Grupo Solvay, onde fui responsável por um projeto de fraude referente aos EUA. A coordenação do projeto era feita pelo site de Portugal; então precisava criar métricas, análises de causa raiz, feedback com toda a liderança semanalmente, relatórios de atualizações; além de ser a responsável pelo contato direto com clientes para solicitar os reembolsos e correções internas, foi um grande desafio! 

Blog Internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade? 
Elis: Eu diria que a entrega do meu TCC, foi um marco e tanto para mim, ter conseguido fazer algo com tanta determinação enquanto trabalhava integralmente. Todo o esforço e dedicação valeu a pena quando descobri pela banca que meu TCC foi aprovado com 9.5! E com certeza, todas as amizades que fiz e que levo comigo até hoje. 

Blog Internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos, em especial para aqueles que ainda estão em dúvida quanto ao futuro profissional? 
Elis: No primeiro período da faculdade, meu pai me deu uma carona para aula e no caminho, eu lembro ter escutado uma entrevista em que o entrevistado falava sobre o curso de RI e eu lembro ele dizendo que RI não deveria ser considerado um curso de bacharelado, e sim uma pós-graduação, porque no Brasil não existia campo de atuação na nossa área. Na época que eu escutei aquilo, fiquei muito insegura pensando no meu futuro como profissional, mas logo nos primeiros meses de curso eu tive a certeza que escolhi a profissão certa para mim (e que no fim, tem um amplo campo de trabalho no Brasil e fora dele quando você vai descobrindo mais sobre as diferentes vertentes que o curso oferece). 
Em geral, o curso de RI me fez crescer muito em vários aspectos: através das pautas que estudamos, das amizades que construímos, dos professores e da sua dedicação com o curso e com nós alunos; isso ficou muito marcado em mim. Meu conselho, além de aproveitar esse período, é encontrar dentro do curso a área que você mais se identifica e buscar aprofundamento nela; existem muitos exemplos de ex-alunos que conquistaram espaços incríveis em vários setores, servindo de motivação para quem ainda não sabe qual área seguir. 

2 comentários:

  1. Hello Ladies & Gentlemen, Are you in need of financial assistance? I'm Susan Benson. I'm a lender and also a financial consultant.

    Do you need a business loan, Personal loan, Mortgage loan or a loan to complete your project? if your answer is yes, I will recommend you should contact my firm. We render all kinds of loan services including long term and short term loans. For more info, write to us via Email: (sunshinefinancialgroupinc@gmail.com) or Message me directly on WhatsApp via: +447903159998 & receive a response in an instant.  

    We are a comprehensive financial service company and we are committed to help you meet all your aspirations. We specialize in providing structured finance solutions to individuals and companies in the most effective and fastest way.

    Here are some reasons why you should contact us for a loan;
    * Convenience - You can Apply for a loan anytime, anywhere.
    * Flexible Amount - You decide how much you want to borrow.
    * Fast Direct Funding - Receive your loan within 24 hours after approval.  
    * Flexible interest rate - Affordable interest rate of 3%.
    * High Approval Rates
    * Flexible Repayment - You Get The Chance To choose the Repayment Date, either weekly, monthly or yearly for a duration of 1-30 years.
    * Simple online application.
    * Personalized guidance and expertise.
    * No hidden Charges

    Don't lose out on an opportunity due to lack of funds. Contact my company now, we can assist you with a loan because we have helped numerous individuals and organizations who have been facing financial difficulty all over the world

    For more information about our loan offer, kindly send us your loan request through this email address sunshinefinancialgroupinc@gmail.com or on WhatsApp via +447903159998

    Intermediaries/Consultants/Brokers are welcome to bring their clients and are 100% protected. In complete confidence, we will work together for the benefits of all parties involved.  

    ResponderExcluir
  2. My name is Davies, I was in love with my wife and we were married for eight years with a son his is Liam,I loved my wife so much she had access to all my bank account and even my cash app which my accountant agreed to and said it was a great idea, then it took my wife and my accountant two month to get hold of all my properties,all accounts but I had a cash app which they knew nothing about,I was thrown out of my own house was sleeping in a hotel for weeks she also took possession of my son could only see him once a week then I found out she was in love with my accountant all these while so I went online and I came across a private investigator who help me get all my properties and my accounts back even my company back how he did these I don’t know but I gave all the information he asked for and followed all his instructions and now I’m happy my life’s better now.
    Thanks to premiumhackservices@gmail.com
    Text (407) 777-4240
    I just said I should share my own story here
    Thank you

    ResponderExcluir