quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Viagem de Dilma à Bulgária: busca das raízes

* Etiane Caloy

Na visita de dois dias à Bulgária, a presidente Dilma expressa que: "Essa é uma viagem externa da presidente do Brasil, mas também a viagem da pessoa. E uma parte da minha raiz está na Bulgária".
Pelas ruas, muitas pessoas parecem conhecer a trajetória da presidente, inclusive, do envolvimento do seu pai com o comunismo e o próprio envolvimento de Dilma com a guerrilha no Brasil nos tempos da Ditadura Militar. 
A viagem incluiu, ainda, a visita da presidente à cidade natal do pai, Gabrovo.
Em Gabrovo, cidade de 66 mil habitantes e a 200 quilômetros da capital Sofia, Dilma visitou uma escola e o Museu de História Regional. Elogiou ainda a capacidade do Brasil de receber todas as etnias.



* Etiane Caloy é doutora em História e professora de História do Brasil no UNICURITIBA.

Um comentário:

  1. Muito estranho todo este tempo afastada de suas raízes europeias e somente agora depois que se tornou chefe de estado,procura unir e juntar-se as suas velhas raízes familiares do continente europeu. Na minha opinião acredito que foi desleixo,esquecimento inadequado e ou rompimento imaturo dos seus laços familiares que ficaram para trás,justamente nos tempos difícies de guerras na Europa,onde houveram uma imigração em massa dos europeus para as Américas. Por que cá entre nós,falta de recursos financeiros é o que não foi,pois sabemos que a nossa chefe de estado,tem uma vida muito confortável em termos de finanças e isto não é de hoje,já vem de alguns tempos atrás. Apesar que não estou aqui a discutir a vida privada de seus assuntos internos e sim esclarecer um pouco todo este distanciamento de seus familiares deixados nas suas origens da Bulgária. Como dizem os mais velhos "o bom filho sempre retorna a casa dos pais",e quando isto não acontece nunca se sabe se é ou foi um bom filho,fica aqui a lição: a família é a base do lar,é a estrutura da formação da sociedade. sem a formação e a conservação da instituição das famílias,dificilmente teremos uma sociedade formatada e tampouco famílas unidas pelos lações de afetos e da harmonia. pensem nisso!!!

    ResponderExcluir