quarta-feira, 18 de maio de 2011

Acordo como exemplo e um exemplo de acordo

"O aspecto mais relevante desse acordo [entre o Hamas e o Fatah] é que ele ser­­virá de exemplo num lugar do pla­­neta onde o que vemos são enfrentamentos e a ameaça de funda­­men­­talistas se aproveitando da situação."

por Ângela Moreira

Na semana passada foi assinado um importante acordo de reconciliação entre o Hamas e Fatah, fruto de uma negociação entre os principais partidos políticos palestinos. Esse acordo marca o fim da crise por que passava a Palestina, dividida desde 2007, quando o Hamas passou a governar a Faixa de Gaza, e o Fatah, a maioria dos territórios da Cisjordânia. Essa cisão entre o povo palestino se deu devido às eleições parlamentares de 2006, nas quais o Hamas saiu vencedor. Nessa época, o Hamas recebeu a legitimidade nas eleições de representar a causa palestina, mas não tinha experiência de governo, por ser, até então, um grupo de resistência armada.

Logo que o Hamas assumiu o poder, ou seja, a Autoridade Nacional Palestina (ANP), o extremismo de seus líderes e a falta de um projeto político ficaram evidentes e o caos passou a atingir, ainda mais, o povo palestino, que foi privado, além de tudo, da ajuda internacional que recebia. As Organizações Internacionais, os Estados Unidos e a própria União Europeia deixaram de enviar o repasse de verba para o governo palestino, por reconhecerem o Hamas como um grupo terrorista. Piorando ainda mais a situação, em 2007, depois da Batalha de Gaza, os dois principais partidos se afrontaram e ficaram separados até então. De um lado, na Faixa de Gaza, o Hamas – fundamentalista e com pouco conhecimento de como administrar as instituições e o seu povo, e do outro o Fatah – antigo partido de Yasser Arafat, da Organização de Libertação da Palestina (OLP), na Cisjordânia – com anos de existência e uma tranquilidade que só os mais velhos, que já passaram por muitas lutas, conseguem ter. Claro que Israel só negocia com o Fatah, que o reconhece como Estado soberano, e isola o Hamas por suas atividades revanchistas. Por todas essas razões que o acordo assinado é importante.

O acordo, no entanto, vem representar algo maior no cenário internacional, deixando evidente o fato de que, num território minúsculo como a Palestina, os dois principais partidos que se enfrentavam passam a se entender e visualizar um futuro conjunto para o seu povo. Primeiramente, o fato de o Hamas ter amadurecido como partido político. É fundamental, para qualquer causa, que haja pessoas que lutem por ela. Essa luta pode começar por uma luta armada, com o que não concordo, e seguirá um caminho que, invariavelmente, chegará a negociações e a civilidade de seus seguidores. Isso aconteceu, por exemplo, com o IRA – que evoluiu para o partido político Sinn Fein; o ETA – que têm o Partido Nacionalista Basco, representante de sua causa; e o próprio Fatah – que evoluiu para a OLP. Assim, vemos também o caso do Hamas, que está negociando no lugar de ameaçar, atirar ou explodir. Vale lembrar que grupos como as Farc ou a Al-Qaeda nunca sofreram uma evolução pelo fato de seus líderes não representarem um povo ou uma causa, e sim seus interesses próprios.

Em segundo e, claro, o aspecto mais relevante desse acordo é que ele servirá de exemplo num lugar do planeta onde, atualmente, o que vemos são enfrentamentos e a ameaça de fundamentalistas se aproveitando da situação. O Hamas não conseguiu nada com a sua postura radical. Com o passar dos anos e as dificuldades enfrentadas, foi reconhecendo a necessidade de entendimentos e de flexibilização. Não existe mais lugar para radicais, nem liberais totais (vide o caso do Obama), nem comunistas ferrenhos (até o Fidel, quem dirá a China), nem tiranos retrógrados e autoritários. O Oriente Médio precisa de negociação, de acordos, de regras que sirvam para todos e não para poucos e, sobretudo, de paz. E tomara que “essa paz” sirva de modelo, não um exemplo vindo do Ocidente opressor, e sim vindo de seus próprios representantes.

Artigo originalmente publicado no Jornal Gazeta do Povo em 09/05/11.

Ângela Moreira, formada em Relações Internacionais pela UnB, é mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Montréal e professora no Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba).

2 comentários:

  1. Ângela,parabéns pela sua visão equilibrada e isenta.
    Mesmo com o agravante de viver sob embargo,o Hamas teve que amadurecer suas posições quando passou a vivenciar a dura experência de ser governo e agora procurar o acordo com o Fatah é, como você disse, a melhor atitude para que os palestinos se fortaleçam tanto na mesa de negociações com EUA e Israel quanto perante os organismos internacionais.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que agora de vez eles se entendam,pois fica muito mais complicado tendo duas opiniões e visões distintas a respeito de uma causa que é de tanta valia para ambos os lados,mas acredito que o Hamas na pessoa do Mahmoud Abbas tem uma melhor flexibilização de negociação com os israelenses do que mesmo o Fatah,apesar de Israel não reconhecer o Hamas como autoridade Palestina,mas se o Hamas foi eleito com o apoio de boa parte do povo palestino,este direito de autoridade é legítimo e não tem como se discutir,aquilo que tem legitimidade. Mas em contrapartida o que está em negociação é o reconhecimento da Palestina como um estado independente e que dependem muito da união destas duas vertentes,mas que não dêem combustível aos fanáticos fundamentalistas islâmicos e que haja imparcialidade na mesa de negociações. Mais de 100 países reconhecem o Estado palestino,Entre esses, todos os árabes, a grande maioria dos africanos, asiáticos e leste-europeus,alguns sul americanos como o Brasil,Venezuela,Bolívia etc. Até Países que mantem relações fluídas com Israel,como Rússia, China, África do Sul e Índia, entre outros,reconhecem o Estado palestino,o que falta agora é os Estados Unidos,União Européia e a própria ONU,levar mais a sério o problema e por em pauta uma solução pacífica e conciliadora para ambos os lados eliminando qualquer desavenças que possam gerar,e solucionando de vez a paz entre estes povos da Terra Santa,com acordos de paz e diplomáticos mas que haja uma sanção para punir quem descumprir os acordos pois até então isto não é feito e quando é feito ninguém cumpre e também ninguém é punido. excelente artigo,um tema muito bom de ser discutido democraticamente.

    ResponderExcluir