quinta-feira, 5 de maio de 2011

A questão do mal

Etiane Caloy *

"Se apenas tudo fosse tão simples! Se apenas houvesse pessoas más em algum lugar, cometendo insidiosamente atos maléficos, e fosse necessário apenas separá-las do resto dos homens, e destruí-las. Mas a linha que separa o bem do mal atravessa o coração de todo ser humanao. E quem quer destruir um pedaço do próprio coração?... Às vezes um ser humano é quase um diabo, outras vezes é quase um santo. Mas seu nome não se modifica, e a esse nome atribuímos tudo, o bem e o mal."

Alexandre Soljenitsin
O Arquipélago Gulag, 1974.

Capa da Time manterá tradição

 * Etiane Caloy é Doutora em História e professora do UNICURITIBA nas disciplinas de História do Brasil, Metodologia da Pesquisa e Métodos e Técnicas de Pesquisa em RI´s.

Um comentário:

  1. Já dizia o grande filósofo e pensador político Jean Jaques Rousseau " o homem é bom por natureza,mas a sociedade o corrompe",então pensando nesta linguagem chegamos a uma certa análise que os homens nascem bons e ficam ruins no convívio dentro das sociedades em que vivem,mas analisando historicamente nos fatos e acontecimentos durante toda a história da humanidade deparamos que os homens são todos individualistas e egoístas,ao ponto de que salve-se quem puder,ou o mais forte sobreviverá,como acontece na fauna das savanas africanas. é importante citar que os homens se preoculpam e procuram proteção para si próprio,visando seu próprio úmbigo,os três citados no artigo procuraram desenvolver técnicas,métodos e regras correlacionadas a seus povos,mas não ficaram a par destas ações e sim transpiraram seus anseios bons ou ruins,que fica a critério de cada um analisar,para boa parte do mundo. O Osama Bin Laden expandiu o terrorismo anti-ocidental americano para o mundo,com o pretexto de uma guerra santa do islã contra o ocidente,o Hitler pregou e cultuou em seu país uma raça e uma cultura que segundo ele era a melhor,mais pura e perfeita do mundo e com isto estirpou milhares de seres humanos em toda a europa,considerados por ele inferiores. o Saddam Hussein de etnia sunita não foi muito diferente do Hitler,pois no Iraque quase que eliminou os curdos do norte do país com armas químicas onde foram massacrados e mortos mais de cinco mil pessoas,sem falar que fez dos cidadãos do seu país escravos do seu regime opressor,onde nada era perdoado e se pagava com a própria vida,é lastimante que estes homens foram tiranos não somente dos outros povos que consideravam inimigos,mas também dos seus próprios povos,como foi o caso do Saddam,do Hitler e tantos outros que acompanhamos pela tv, como o kaddafi,o ditador sírio,ditador do Iêmen e demais outros. Um dos grandes fatores que culminam em toda esta congruência societária é sem dúvidas o complexo de superioridade das nações,que de certa forma provoca todo este desequilíbrio entre as sociedades,disseminando o ódio e as diferenças sociais e econômicas entre os povos do mundo.

    ResponderExcluir