segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Volta ao mundo em 7 dias - Notícias de 30/08 a 05/09

 

Por Leonardo Fontana

  • Iêmen:

Nesta quinta-feira (02) na província de Marib, no Iêmen, em meio a guerra civil que envolve disputa entre Irã e Arábia Saudita, ao menos 65 combatentes morreram em confrontos violentos. Entre os mortos estão tanto forças do governo, quanto rebeldes houthis apoiados pelo Irã. Os confrontos na região ocorrem desde fevereiro deste ano, quando os rebeldes anunciaram uma ofensiva sobre a região apesar dos apelos por cessar-fogo da ONU e dos EUA. Marib é o último reduto do governo no norte do País e também uma região rica em petróleo.

 

  • EUA:

Resultado da passagem do furacão Ida, nesta quinta-feira (02), dezenas de pessoas morreram na região Nordeste dos EUA, nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia.

            A cidade de Nova York registrou números históricos de chuvas na noite de quarta-feira (01): foram registrados quase 9cm de chuva em apenas uma hora e a maior quantidade de chuva em um dia dos últimos 152 anos. As chuvas causaram grandes inundações e interromperam parte das linhas de metrô.

Desde domingo, o Ida vem causando um rastro de destruição pelos EUA deixando mortos em diferentes estados, incluindo Maryland, Filadélfia e Connecticut. Várias casas foram destruídas e há falta de energia em seis estados para mais de 1 milhão de pessoas.



  •  China:

            A China anunciou nesta segunda-feira (30) que limitará o acesso de menores de 18 anos a videogames online. O tempo permitido será de até 3 horas apenas nas sextas, sábados e domingos. O objetivo desta medida é combater a dependência e o vício nos videogames entre os jovens. O controle deve ficar sob a responsabilidade das empresas de videogames, que serão fiscalizadas com maior frequência para verificação o seguimento das estratégias contra dependência.

            A China é o maior  mercado de videogames do mundo, setor que cresceu ainda mais com a pandemia do Covid-19 com mais de 665 milhões de jogadores. As autoridades chinesas pretendem restringir o efeito nocivo que os jogos causam entre aqueles que serão os motores da sociedade num futuro não muito distante. 

 


  • Afeganistão:

            Era esperado que nesta sexta-feira (3), após quase 3 semanas da tomada do poder pelo Talibã, fosse anunciada a formação do executivo do novo governo. Porém, esse anúncio foi adiado devido aos conflitos na província de Panjshir. Esta província era a única das 34 do país que ainda resiste ao novo regime, e vem sofrendo desde o retorno do Talibã ao poder com combates entre o grupo extremista e a Frente Nacional de Resistência do Afeganistão (NRFA), liderada por Ahmad Massoud. 

             Após grandes danos e mortes de ambos os lados, o chefe da resistência anunciou neste domingo (5), em sua página do Facebook, que a resistência está pronta para negociar com o Talibã e colocar um fim aos combates.

 

  • Guiné:

 Em uma transmissão de vídeo neste domingo (5), soldados da Guiné que participaram de um levante na capital Conakry afirmaram terem dissolvido o governo e que a constituição do país não é mais válida. Em vídeos, o atual presidente Alpha Conde aparece cercado de soldados, porém não há confirmação da veracidade destas informações. 

            Também houveram ataques próximos ao palácio presidencial na capital envolvendo troca de tiros. De acordo com a agência Reuters, os disparos foram efetuados por uma unidade de elite do exército liderada por Mamady Doumbouya, ex-legionário Francês.

            O ministério da defesa do governo afirmou que a tentativa de insurgência foi reprimida e a ameaça no palácio presidencial foi contida pela guarda presidencial e as forças de defesa. O palácio ainda encontra-se  cercado de veículos militares e soldados armados. O país vem passando por protestos violentos desde a reeleição do presidente Alpha Conde em 2020 para seu terceiro mandato (o que era vetado pela constituição do País).


Alpha Conde, presidente da Guiné, em imagem de agosto de 2019 — Foto: Eric Gaillard/AP


Referências:

“Combates no Iêmen deixam 65 mortos em 48 horas”. G1https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/02/combates-no-iemen-deixam-mortos.ghtml  Acessado 5 de setembro de 2021.

 

“Chuvas históricas deixam dezenas de mortos no nordeste dos EUA”. G1https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/02/prefeito-de-nova-york-declara-estado-de-emergencia-por-causa-de-tormenta.ghtml  Acessado 5 de setembro de 2021.

 

Bailén, Inma Bonet. “China proíbe menores de idade de gastar mais de três horas por semana com jogos online”. EL PAÍS, 30 de agosto de 2021, https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-08-30/china-proibe-menores-de-idade-de-gastar-mais-de-tres-horas-por-semana-com-jogos-online.html.

 

“Líder da resistência ao Talibã no Afeganistão diz estar pronto para negociar com o grupo extremista”. G1https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/05/lider-da-resistencia-ao-taliba-no-afeganistao-diz-estar-pronto-para-negociar-com-o-grupo-extremista.ghtml  Acessado 5 de setembro de 2021.

 

“Talibã prepara anúncio sobre novo governo no Afeganistão”. R7.com, 3 de setembro de 2021, http://noticias.r7.com/internacional/taliba-prepara-anuncio-sobre-novo-governo-no-afeganistao-03092021

 

EFE, Gazeta do Povo e agência. “Golpe de Estado está em curso na Guiné; presidente foi preso por militares”. Gazeta do Povohttps://www.gazetadopovo.com.br/mundo/golpe-de-estado-esta-em-curso-na-guine-tiroteios-se-espalham-pela-capital/  Acessado 5 de setembro de 2021.

 

“Golpe de Estado em Guiné: soldados afirmam que governo e Constituição estão destituídos, mas Ministério da Defesa nega”. G1https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/05/golpe-de-estado-em-guine-soldados-afirmam-que-governo-e-constituicao-estao-destituidos-mas-ministerio-da-defesa-nega.ghtml Acessado 5 de setembro de 2021.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário