terça-feira, 28 de setembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 20/09 a 26/09

  • Alemanha
    A Alemanha passa por um processo de negociação entre os seus principais partidos após disputa acirrada nas eleições que ocorreram neste domingo (26/09). O Partido Social-Democrata (SPD) de centro-esquerda, liderado por Olaf Scholz venceu as eleições com 25,7% contra 24,1% da União Democrática Cristã (CDU) liderada por Armin Laschet, conservador de centro-direita, seguidos pelo Partido Verde com 14,8% dos votos e pelo Partido Liberal Democrático (PDL) com 11,5%. Apesar da vitória, o SPD não possui assentos suficientes no parlamento e precisará formar coalizões para assumir o comando. Há de se destacar também o crescimento do Partido Verde, que obteve a maior vitória dos ambientalistas na história, impulsionados pela falta de posicionamentos efetivos do atual governo frente às mudanças climáticas e as enchentes que ocorreram no país. 
    Além disso, embora esse tenha sido o pior resultado do CDU desde de 1949, o partido não pretende abrir mão do poder e está disposto a formar coalizões com os partidos menores para obter maioria no Parlamento. É possível também que haja a formação do primeiro governo tríplice na Alemanha, inclusive com partidos rivais e de posicionamentos distintos. Esse processo de negociações pode demorar meses, o que significa que Angela Merkel deverá permanecer no controle até pelo menos o final deste ano. A atual chanceler, que decidiu se aposentar, deixará o cargo de liderança após 16 anos à frente do CDU. O novo chanceler a assumir terá a grande responsabilidade de governar a maior economia da Europa e a quarta maior do mundo tendo as questões ambientais como prioridade. 

A partir da esquerda: Armin Laschet, da União Social Democrata (CDU), Annalena Baerbock, do Partido Verde, e Olaf Scholz, do Partido Social Democrata (SPD) — Foto: AP Photo/Markus Schreiber, Michael Sohn. 

  • ONU
    O Brasil por tradição foi o primeiro país a discursar na Assembléia Geral da ONU nesta terça-feira, dia 21, representado pelo presidente Jair Bolsonaro, com um discurso questionável que foi amplamente criticado. Bolsonaro afirmou que desde que assumiu o poder o Brasil estaria a 2 anos e 8 meses sem casos de corrupção concretos, declarou que antes o país estava a beira do socialismo, frisou a importância da "família tradicional”, elogiou a legislação ambiental brasileira e seguiu listando uma série de supostos avanços e vitórias de seu governo, e por último, defendeu o “tratamento precoce” contra o Covid-19, um tratamento feito com remédios que foram comprovados sem eficácia pela comunidade científica e ainda afirmou que no dia 7 de setembro, feriado nacional de Independência do Brasil “milhões de brasileiros, de forma pacífica e patriótica, foram às ruas, na maior manifestação de nossa história”. 
    Porém, o discurso não foi o único destaque da passagem do atual presidente do Brasil e sua comitiva nos Estados Unidos, Bolsonaro também era o único líder do G20 a dizer que não tomou e que não tem a intenção de tomar a vacina. Uma foto do presidente jantando na calçada de um restaurante em Nova York teve grande repercussão, não é permitida a entrada de clientes que não possam provar estar vacinados nos restaurantes da cidade. Além disso, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga testou positivo para Covid-19 logo após ter participado da Assembleia Geral das Nações Unidas junto à comitiva, o que levou à suspensão da participação de todos os diplomatas brasileiros nas reuniões que ocorreriam na ONU. 
  • México/Haiti
    A situação nas fronteiras entre Ciudad Acuña, no México, e Del Rio, nos Estados Unidos causou comoção internacional na última semana. No dia 19 de setembro cerca de 15 mil imigrantes, em sua maioria haitianos, dentre eles mulheres grávidas e crianças, foram rodeados pelas autoridades em ambos os lados e duramente reprimidos. As imagens repercutidas da cavalaria estadunidense reprimindo os haitianos retrata o desespero dos imigrantes ao tentarem fazer a travessia perigosa do Rio Grande O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) argumenta que é preciso que haja exceções humanitárias para protegê-los e facilitar o acesso a direitos básicos já que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade. 
    As condições no Haiti são difíceis, o país sofre com desastres naturais, como grandes terremotos, furacões, tempestade tropical, além da crise política e econômica agravada após o assassinato do até então presidente do país. Os imigrantes se queixam de não conseguir emprego e não terem condições de vida no seu país e temem serem deportados. O presidente dos Estados Unidos não havia se pronunciado até esta sexta-feira (24/09) quando decidiu romper o silêncio e disse assumir a responsabilidade pelo ocorrido, segundo Biden, a palavra “vergonha” não seria suficiente para descrever o ocorrido, e disse ainda que ver pessoas serem tratadas de tal forma, atropeladas e amarradas é ultrajante.


    A política hostil norte americana, no entanto, permanece a mesma, as fronteiras continuam fechadas para requisição de asilo ou refúgio, e a lei permite que estrangeiros sem documentação sejam imediatamente deportados. No aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti, as pessoas se aglomeram em volta dos aviões em busca de seus pertences que são jogados sem identificação, muitos também tentam entrar no voo de volta aos EUA. Essas expulsões em massa feitas pelos norte-americanos, sem levar em consideração a necessidade de proteção são incompatíveis com o Direito Internacional segundo Filippo Grandi, Alto Comissariado das Nações Unidas. 

  • Espanha
    O Estado espanhol tem lutado para lidar com as festas de rua ilegais que vem acontecendo no país. Com a volta às aulas, o atenuamento das medidas restritivas da pandemia e a chegada das festividades de Mercê (um festival tradicional Espanhol realizado em homenagem a Mare de Deu de la Mercè, a Santa Padroeira de Barcelona), as autoridades espanholas tem achado dificuldade em conter a aglomeração dos jovens. As festas começaram na sexta-feira, reunindo cerca de 15 mil pessoas, mas foi no sábado, dia 25, que os incidentes mais graves ocorreram. Em torno de 40 mil pessoas lotaram as ruas neste dia, a aglomeração terminou em violência com atos de vandalismo e agressões.
    Ada Colau, presidente da câmara de Barcelona, acredita que o problema deixou de ser uma questão de falta de civismo e já se tornou um problema de ordem pública, isto porque neste último sábado, 22 pessoas foram detidas, 40 ficaram feridas, das quais 13 vítimas de esfaqueamento ou cortes com vidros. Alguns grupos invadiram e vandalizaram o Palácio de Congressos, carros, motos e árvores foram incendiados e destruídos. Alguns argumentam que há a necessidade de reabertura dos locais de festas noturnas para descentralizar o passatempo juvenil, apenas as casas noturnas com áreas abertas estão permitidas de funcionar até então.

Referências
Germany elections: Centre-left claim narrow win over Merkel's party. CNN INTERNATIONAL. 27 de set. 2021. Disponível em: https://edition.cnn.com/2021/09/26/europe/germany-election-results-polls-2021-grm-i ntl/index.html.
Eleição na Alemanha: centro-esquerda derrota partido de Merkel mas pode demorar para formar governo. BBC Internacional. 27 de set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58704584.
Biden assume responsabilidade por perseguição a haitianos na fronteira: “ultrajante”. El País. 24 de set. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-24/biden-assume-responsabilidade-p or-perseguicao-a-haitianos-na-fronteira-ultrajante.html.
Migração para os EUA: 5 perguntas para entender êxodo de haitianos. G1 Mundo. 27 de set. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/27/migracao-para-os-eua-5-perguntas-p ara-entender-exodo-de-haitianos.ghtml.
“É preciso aguentar para sobreviver”: o drama dos haitianos na fronteira dos Estados Unidos. El País. 24 de set. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-21/e-preciso-aguentar-para-sobrevive r-o-drama-dos-haitianos-na-fronteira-dos-estados-unidos.html.
Mudanças climáticas intensificam crise na fronteira dos EUA; situação deve piorar. CNN Internacional. 19 de set. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/mudancas-climaticas-intensificam-crise-na-fronteira-dos-eua-situacao-deve-piorar/.
Veja e leia a íntegra do discurso de Bolsonaro na Assembleia Geral das Nações Unidas. G1 política. 21 de set. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/21/veja-a-integra-do-discurso-de-bolson aro-na-assembleia-geral-da-onu.ghtml.
COVID-19 vaccine skeptic Bolsonaro gets a pass at U.N. but not New York restaurants. Reuters. 20 de set. 2021. Disponível em: https://www.reuters.com/world/vaccine-skeptic-bolsonaro-gets-pass-un-not-new-york -restaurants-2021-09-20/.
Brazil’s health minister tests COVID positive at UNGA. Al Jazeera. 22 de set. 2021. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2021/9/22/brazils-health-minister-tests-covid-19-pos itive-at-unga.
Violence breaks out at Barcelona street parties that attracted 40,000 people. El País. 28 de set. 2021. Disponível em: https://english.elpais.com/spain/2021-09-27/violence-breaks-out-at-barcelona-street- parties-that-attracted-40000-people.html 








Nenhum comentário:

Postar um comentário