quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 06/09 a 12/09

  • Afeganistão
    Na terça-feira (7), o Talibã comunicou os nomes do novo governo provisório que passa a governar o país, porém sem mudanças significativas desde a última vez que o grupo controlava o Afeganistão entre 1996 e 2001. Os cargos mais importantes do novo governo, desde o primeiro-ministro interino Hasan Akhund, até os ministros são compostos pelos mesmos antigos nomes do grupo, que após 20 anos retomam o poder em uma estrutura idêntica à anterior. Um dos vices do novo governo é o homem que foi encabeçado de realizar o acordo com o governo Trump para a retirada do exército norte-americano e o novo ministro do Interior é filho de um dos homens mais procurados pelos EUA, o fundador de um grupo considerado terrorista denominado rede Haqqani, aliado histórico do Talibã.
  • Líbano
    Há mais de um ano, o Líbano não tem um governo de fato formado, isto é, não foi constituída uma coalizão nacional desde agosto do ano passado, quando Hasan Diab renunciou dias após a explosão que chocou o mundo em Beirute. O país passa pela maior crise humanitária e econômica dos últimos anos, marcado por muitos episódios de corrupção que realçam ainda mais a desigualdade e a pobreza em seu território. 
    O sistema político do Líbano é relativamente complexo, por isso a dificuldade de se formar um novo governo: o presidente do país deve ser necessariamente um cristão maronita, enquanto o primeiro-ministro precisar ser um muçulmano sunita e o presidente do parlamento, muçulmano xiita; buscando evitar um conflito entre os maiores grupos religiosos apesar do Líbano ser majoritariamente cristão. 
    O país, portanto, anunciou seu novo governo na sexta-feira (10): quem assumiu o país é o bilionário do setor de telecomunicações, Najib Mikati, político já conhecido pela sociedade libanesa que já foi primeiro-ministro do país por duas vezes e retorna com uma missão extremamente difícil de reerguer a economia e o futuro do Líbano.

Najib Mikati. Foto via: AFP.

  • El Salvador
    O pequeno país da América Central chamou atenção das notícias internacionais nas últimas semanas por conta de novas questionáveis medidas adotadas pelo novo presidente do país, Nayib Bukele, que aprovou uma lei junto ao Congresso que tornou El Salvador o primeiro país no mundo a adotar a criptomoeda bitcoin como moeda oficial do país na quarta-feira (8). 
    Apesar de garantir que o dólar continuará sendo uma moeda corrente, a bitcoin foi apresentada como uma medida que teria o intuito de desburocratizar a circulação de dinheiro e mesmo a burocracia relacionada aos tributos em um país que tem o turismo como principal fonte de renda, sendo benéfica para os salvadorenhos que moram no exterior e enviam remessas de dinheiro para familiares em El Salvador. 
    No entanto, o primeiro dia da adoção da bitcoin como moeda oficial foi marcada por protestos, por conta da alta volatilidade da moeda e pela falta de diálogo para a construção da lei que a regulamentou. Além disso, os servidores da carteira digital Chivo caíram por não suportarem a grande quantidade de usuários necessitando realizar seus cadastros e, ao mesmo tempo, a moeda sofreu uma dura queda de nove mil dólares em seu valor. O mundo seguirá observando El Salvador para saber se a medida será um exemplo a ser seguido ou um grande fracasso a ser evitado.

Protestos em San Salvador. Foto: EPA.

  • Estados Unidos da América
    Nesta quinta feira (09), o departamento de justiça dos EUA entrou com um processo contra o estado do Texas pela lei contra o aborto aprovada em maio. De acordo com o governo estadunidense, o texto anti-aborto é uma “afronta aberta a constituição”.
    A lei aprovada, apelidada de “lei do batimento cardíaco”, proíbe o aborto a partir do momento em que o batimento cardíaco do feto é detectado (por volta de seis semanas). O texto dificulta intensamente o aborto no estado, não contempla exceções para estupro ou incesto e permite que qualquer pessoa processe mulheres, médicos ou quem ajudar na interrupção de uma gravidez. De acordo com o atual presidente Joe Biden: “A lei do Texas prejudicará significativamente o acesso das mulheres à saúde, especialmente em comunidades de cor e pobres”. 


    Por ordens do Presidente Biden, o FBI (Departamento Federal de Investigação dos EUA) divulgou o documento de uma das investigações sigilosas sobre o atentado de 11 de setembro de 2001, que completou 20 anos neste sábado (11). O material revela um “apoio logístico” de sauditas moradores dos EUA aos sequestradores dos aviões que atingiram as torres gêmeas, pentágono e Pensilvânia. Não há provas de envolvimento da Arábia Saudita e a ação de divulgação foi apoiada pela própria embaixada saudita nos EUA com o objetivo de encerrar as alegações infundadas de envolvimento do governo.
  • México
    Após decisão histórica aprovada com unanimidade por seus ministros, a Suprema Corte do México anulou a pena de prisão para a interrupção voluntária de gravidez. O aborto é regulamentado, com prazos, em apenas 4 dos 32 estados mexicanos e nos restantes há apenas normas de não punição em casos de riscos para a mãe, malformações do feto e de estupro, que nem sempre são cumpridas. 
    De acordo com o presidente do tribunal, Arturo Zaldívar: “A partir de agora não será possível processar nenhuma mulher que faça aborto nos casos considerados por este tribunal”. A decisão da suprema corte abre caminho para a descriminalização do aborto no México e é esperado que estabeleça as bases para futuras legislações dos estados que ainda não a possuem. 

Referências    
AFP. Líbano anuncia formação de novo governo após um ano de incertezas. G1, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/10/libano-anuncia-formacao-de-novo-governo- apos-um-ano-de-incerteza.ghtml>.
BARRAGÁN, A.; BREÑA, C. M. México descriminaliza o aborto após decisão judicial histórica. El País, 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-07/mexico-descriminaliza-o-aborto-apos-dec isao-judicial-historica.html>. 
BEAUREGARD, L. P. Biden diz que a proibição quase total do aborto no Texas viola a Constituição dos EUA. El País, 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/sociedade/2021-09-01/biden-diz-que-a-proibicao-quase-total-do-ab orto-no-texas-viola-a-constituicao-dos-eua.html>. 
G1. Governo dos EUA processa o Texas por lei contra o aborto. G1, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/09/governo-dos-eua-processa-o-texas-por-lei- contra-o-aborto.ghtml>. 
G1. Talibã anuncia governo provisório do Afeganistão; primeiro escalão é todo de velha guarda do grupo extremista. G1, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/07/taliba-anuncia-governo-provisorio-do-afega nistao-primeiro-escalao-e-todo-de-velha-guarda-do-grupo-extremista.ghtml>. 
GLOBO. El Salvador é o primeiro país no mundo a aprovar bitcoin como moeda legal. O Globo, 2021. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/2270-el-salvador-primeiro-pais-no-mundo-aprovar-bitco in-como-moeda-legal-rv1-25053015>. 
SILVER, K. Bitcoins: a confusão em El Salvador com a adoção da criptomoeda como moeda oficial. BBC News, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58499731>.
UOL. Após ordem de Biden, FBI começa a divulgar documentos sigilosos sobre 11/9. UOL Notícias, 2021. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/09/12/fbi-documentos-119-bid en.htm>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário