segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 13/09 a 19/09

  • Austrália/França
    As notícias vindas da Austrália foram fortemente sentidas na Europa, mais especificamente, a França. Isto porque, o Aukus, novo acordo entre a Austrália, Reino Unido e Estados Unidos estabelece uma coalisão entre os três países que visa a obtenção de submarinos com propulsão nuclear. A iniciativa faz parte do plano de abordagem norte-americano para conter os avanços chineses. O impacto do acordo para a França pode alcançar o valor de US$ 65 bilhões, já que a França era um grande exportador global de armas e têm uma influencia significativa na região Indo-Pacífica. Além disso, a Austrália possuía um contrato de compra de submarinos com a França que já durava 12 anos. Tamanha a revolta no Estado europeu, que seus embaixadores nos EUA e na Austrália foram chamados de volta ao país de origem para “consultas” diplomáticas, medida até então não recorrida em tempos modernos. O acordo recebeu críticas até mesmo da China e da Coreia do Norte, que alegaram que o Aukus irá destruir os esforços de paz e estabilidade na região.
  • Espanha
    A Espanha, literalmente, abalou o mundo. Neste domingo, um vulcão entrou em erupção em uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias. Já na quinta feira dia 16, haviam sido emitidos alertas sobre risco de erupção e que provocaram temores de acontecimento de tsunamis na costa brasileira. Antes da erupção, foram registrados diversos tremores de terra e o governo estimou que entre 5.000 e 10.000 pessoas deveriam ser evacuadas. Mas não foi só isto que aconteceu em terras espanholas. No sábado, dia 18, grupos neonazistas fizeram um protesto contra o coletivo LGBTQI em Madri e contra a Agenda 2030/2050. Os manifestantes saíram pelas ruas madrilenses gritando diversas ofensas, entre elas “você não é espanhol porque não é branco”. As autoridades espanholas afirmaram que abrirão investigações contra os manifestantes para apurar o ocorrido. E nem só de imagens exemplares vive a coroa espanhola: A autoridade fiscal espanhola tornou publico que notificou formalmente o rei emérito Juan Carlos I por desvios de dinheiro ao exterior, que ultrapassam o montante de 4 milhões de euros. A publicizacao veio a tona após representantes do rei emérito alegarem que ele não havia sido oportunizado com as garantias processuais de regularizar sua dívida. Não obstante, as autoridade comprovaram que desde o início a abertura de diligencias havia sido comunicada ao rei. 
  • Rússia
    As eleições parlamentares da Rússia começaram a ter seus resultados expostos e o que se constatou foi que houve um aumento de simpatização pelos partidos opositores do atual Presidente Vladimir Putin. Mesmo assim, o partido do presidente continuou tendo sucesso nas eleições, em meio a divulgação de vídeos de manipulação de votos e diversas fraudes. No dia de hoje, um homem invadiu uma universidade e atirou contra diversos estudantes na cidade de Perm, na Rússia. Até agora, 8 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. São poucos os detalhes até o momentos, mas já se sabe que o atirador, que foi detido, tem 18 anos e postou diversas imagens nas redes sociais exibindo armamentos. 
  • Israel
    Os conflitos entre Israel e Palestina continuam em solo israelense. Há 10 dias, prisioneiros palestinos que estavam em uma prisão de segurança máxima em Israel escaparam e o país divulgou que conseguiu deter os dois últimos prisioneiros que haviam fugido. As informações divulgadas pelo Exército de Israel são de que os palestinos se entregaram após terem sido cercados. Já, as famílias dos prisioneiros afirmam que não tinham conhecimento que os homens estavam em Jenin em primeiro lugar. As lideranças do Hamas parabenizaram os prisioneiros e afirmaram que estão planejando um acordo de troca de informações com o governo, do qual os prisioneiros sairão libertos. A prisão de palestinos em Israel vêm gerando uma grande polêmica acerca de supostas prisões políticas por parte do governo israelense, motivada pelo desejo dos prisioneiros de acabar com a ocupação ilegal de Israel.
  • Canadá
    O Canadá vive tempos estranhos ao país e à comunidade internacional. Conhecido por tomar posições mais liberais e progressistas, o país viu as ruas de Toronto tomadas por manifestantes anti-vacina. Os protestantes faziam alusões à posicionamentos do governo Trump e mostravam desprezo pelo governo do atual Primeiro Ministro Justin Trudeau. Trudeau empregou uma manobra política e convocou eleições dois anos antes do término de seu segundo mandato e agora, vê os reflexos de um embate entre o Partido Liberal e o Partido Conservador. Frente a este cenário, o Canadá se prepara para ir às urnas no que já se considera que será um governo de empate, independentemente do país que saia vitorioso. 

Referências
POR QUE França está zangada com acordos de submarinos nucleares negociados com EUA e Reino Unido. CNN Internacional. 17 set. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/por-que-franca-esta-zangada-com-a cordos-de-submarinos-nucleares-da-australia-negociados-com-eua-e-reino-unido/. 
AUSTRALIA nega que el pacto de defensa com Reino Unido y EEUU se cerrara a espaldas de Francia. El País. 19 set. 2021. Disponível em: https://elpais.com/internacional/2021-09-19/australia-niega-que-el-pacto-de-def ensa-con-reino-unido-y-ee-uu-se-cerrara-a-espaldas-de-francia.html.
AUKUS pact delivers France some hard truths. BBC News. 19 set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-58614229.
AUKUS could trigger a nuclear arms race, says North Korea. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-asia-58621056.
LA erupción del volcán em La Palma obliga a evacuar a más de 5.000 personas. El Periódico. 19 set. 2021. Disponível em: https://www.elperiodico.com/es/sociedad/20210919/erupcion-volcan-lapalma-12 093616.
VULCAO entra em erupção nas Ilhas Canárias espanholas. G1. 19 set. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/19/vulcao-entra-em-erupcao-nas-il has-canarias-espanholas.ghtml.
GRUPOS neonazis se manifiestan em Madrid contra el colectivo LGBTI. El Periódico. 18 set. 2021. Disponível em: https://www.elperiodico.com/es/sociedad/20210918/grupos-neonazis-manifiesta n-madrid-colectivo-lgtbiq-12092006.
LA Fiscalía notificó al rey emérito que le estaba investigando antes de que presentara su regularización. El País. Disponível em: https://elpais.com/espana/2021-09-20/la-fiscalia-notifico-al-rey-emerito-que-le-e staba-investigando-antes-de-que-presentara-su-regularizacion.html.
RUSSIAN election shows declining support for Putin’s party. WION. Disponível em: https://www.wionews.com/world/russian-election-shows-declining-support-for-pu tins-party-414436.
ATAQUE a tiros deixa 8 mortos em universidade na Rússia. VEJA. 20 set. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/ataque-a-tiros-deixa-8-mortos-em-universidade- na-russia/.
LAST two escaped Palestinian prisoners surrender to Israel forces. AlJazeera. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2021/9/19/last-two-escaped-palestinian-prison ers-recaptured-israeli-police.
ISRAEL recaptures final Palestinian escapes. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-58614105.
TRUDEAU se juega su legado político em las elecciones de Canadá. El País. Disponível em: https://elpais.com/internacional/2021-09-20/trudeau-se-juega-su-legado-politico -en-las-elecciones-de-canada.html 


Um comentário:

  1. If you require professional help to recover your stolen cryptocurrency, forgot your password, sent to the wrong wallet address, contact easybinarysolutions@gmail.com for assistance.

    ResponderExcluir