terça-feira, 6 de abril de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 29/03 a 05/04

    Pelo segundo ano consecutivo, as celebrações de Páscoa foram afetadas no mundo todo pela pandemia de covid-19. Se em abril do ano passado o Brasil ultrapassava a marca de milhar de óbitos pelo vírus, hoje já são mais de 330 mil. Numa Praça de São Pedro vazia, o Papa Francisco deu a bênção pascoal pedindo para que as vacinas contra o coronavírus sejam distribuídas igualmente para países pobres. 

    O pontífice orou em especial pelos profissionais da saúde e pelas crianças e jovens que não podem ir à escola em meio à pandemia. Francisco ainda condenou conflitos armados em Mianmar, no Iêmen e na África, sobretudo durante ao momento sanitário mundial. 

    Na Vigília Pascal, clamou a Deus que conforte os doentes e as pessoas que perderam parentes e amigos para a covid e pediu “sustento decente” aos governantes para que famílias necessitadas consigam cumprir a quarentena. 


  • Argentina

 O presidente argentino Alberto Fernández foi diagnosticado com covid-19 neste sábado (3/04) em Buenos Aires. Há dois meses, Fernández fora vacinado com a segunda dose da vacina russa Sputnik V. A Unidade Médica Presidencial confirmou a infecção, mas afirmou que o presidente se encontra bem, assintomático e cumprindo os protocolos de isolamento. 

    A Argentina já registra quase 60 mil mortos pelo novo coronavírus. 


  • EUA

    Três meses após os ataques ao Capitólio em Washington, o parlamento americano foi novamente palco de terrorismo doméstico. Noah Green, de 25 anos, avançou com um carro contra barreiras de segurança do Congresso, matando um policial e ferindo gravemente outro. A presidente democrata da Câmara, Nancy Pelosi, classificou o agente de segurança morto como um “mártir da democracia”. 

    O presidente Joe Biden revogou decretos de seu antecessor Donald Trumpem que o republicano classificava Tribunal Penal Internacional como “desautorizado”. À época, a decisão do ex-secretário de Estado Mike Pompeo foi vista com maus olhos por parceiros europeus dos Estados Unidos.

    A nova administração Biden, na figura do sucessor de Pompeo, Antony Blinken, considerou as medidas passadas em relação ao TPI “impróprias e ineficazes”. Apesar deste novo rumo, vale ressaltar que os Estados Unidos assinaram, mas não ratificaram o Estatuto de Roma, que criou o tribunal em 1998. 


  • Reino Unido e Europa

    País europeu com maior taxa de vacinação, o Reino Unido vê, enfim, uma boa notícia sobre a pandemia. Com 54 doses de vacinas aplicadas a cada 100 britânicos, a taxa de mortalidade despencou a o país registrou 10 mortes no último sábado (3). 

    No entanto, a Organização Mundial da Saúde criticou a lenta vacinação no continente europeu. Preocupada com a aceleração no número de novos casos, o órgão cobrou celeridade no processo de imunização e sugeriu novas medidas de restrição de circulação. “A organização alertou que a rápida disseminação do vírus pode aumentar o risco de novas variantes”, frisou o jornal alemão Deutsche Welle. 


  • Angola

    As aulas presenciais da pré-escola retornaram hoje (05/04) em Angola depois de mais de um ano de paralisação. Só na província da capital Luanda, são mais de 350 colégios prontos para a reabertura. Para este ano letivo, prevê-se que mais de 10 milhões de alunos retomem às aulas no calendário geral, previsto para ser retomado apenas em outubro. 

    No final de semana, Angola registrou 52 novos casos e 2 mortes por covid-19. 


  • Sudão

    Houve pelo menos 40 mortos – e cerca de 60 feridos – em confronto entre tribos em El Geneina, capital da província de Darfur Ocidental no Sudão nesta segunda-feira (05). 

    O conflito se dá entre árabes Rizeigat e Masalits. No sábado (3), um tiroteio na região deixou dois mortos e dois feridos e foi o estopim para este massacre de segunda-feira. A mídia catari Al-Jazeera vê uma crescente onda de violência na região que tende a se acirrar com a saída de tropas pacificadoras da ONU nos próximos meses. 


  • Rússia

    Semanas após trocar farpas com seu homônimo norte-americano, o presidente russo Vladimir Putin sancionou lei que o permite concorrer mais duas vezes ao cargo que ocupa até 2024. Caso consiga as reeleições, Putin pode ficar no poder até 2036. No comando da Rússia há mais de vinte anos, como presidente e primeiro-ministro, Putin pode se tornar o político com maior tempo à frente da federação, ultrapassando Joseph Stalin que governou a URSS por 30 anos. 


  • Palestina

    A menos de dois meses das eleições presidenciais na Palestina, o presidente Mahmoud Abbas vai à Alemanha para tratamento médico. Segundo a Autoridade Nacional Palestina, Abbas fora se encontrar com a premiê alemã Angela Merkel, mas Berlim nega o compromisso. 

    O ocorrido levanta debate sobre a sucessão presidencial no país ocupado, já que o presidente, do Fatah, se vê enfraquecido física e politicamente frente ao Hamas, outro grupo político importante da Palestina. Aos 86 anos, o fumante compulsivo Abbas já fora internado outras vezes por pneumonia. 

    A próxima eleição será a primeira desde 2006. 


  • México

    Após revisão dos dados de casos e de mortes pela covid-19, o ministério de Saúde mexicano notou um aumento de 60% no número de fatalidades pela doença. Agora, estima-se que mais de 321 mil mexicanos tenham morrido em decorrência do coronavírus. No dia da revisão (29/03), o Brasil tinha 312 mil mortos. Assim, o país centro-americano ultrapassa o sul-americano em número total de óbitos na pandemia. 

    Levando em conta a proporção populacional, a situação pandêmica do México é ainda pior que a brasileira. Lá vivem 126 milhões de pessoas, enquanto o Brasil abriga cerca de 90 milhões a mais.


Referências:

AT least 40 killed in tribal clashes in Sudan. Al Jazeera. 5/05/2021. Disponível em <https://www.aljazeera.com/news/2021/4/5/eighteen-dead-as-violence-escalates-in-sudans-west-darfur-region>

AULAS no ensino pré-escolar retomam hoje em todo o país. Jornal de Angola. 05/04/2021. Disponível em <https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/aulas-no-ensino-pre-escolar-retomam-hoje-em-todo-o-pais/>

CORONAVÍRUS: México supera Brasil após revisão e aumento de 60% de mortes. BBC. 29/01/2021. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56562726>

EUA suspende sanções de Trump ao TPI. AFP. 02/04/2021. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/04/02/eua-suspende-sancoes-de-trump-ao-tribunal-penal-internacional.htm>

MARS, Amanda. Homem mata policial e fere gravemente outro ao investir contra acesso ao capitólio. El País. 02/04/2020. Disponível em <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-04-02/motorista-atropela-dois-policiais-no-capitolio-de-washington.html>

NA mensagem de Páscoa, Papa pede que vacinas sejam distribuídas a países pobres. G1. 04/04/2021. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/04/papa-francisco-pede-que-vacinas-contra-covid-19-sejam-distribuidas-a-paises-pobres.ghtml>

NO Reino Unido, número de mortos por covid baixa para 10. G1. 03/04/2021. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/03/no-reino-unido-pais-da-europa-com-a-maior-taxa-de-vacinacao-numero-de-mortos-por-covid-19-baixa-para-10.ghtml>

OMS critica lentidão da vacinação na Europa. DW. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/oms-critica-lentidão-da-vacinação-na-europa/a-57082104>

PRESIDENTE da Argentina está estável e sem sintomas após pegar Covid.France Presse. 04/04/2021. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/04/presidente-da-argentina-esta-estavel-e-sem-sintomas-apos-pegar-covid.ghtml>

VLADIMIR Putin sanciona lei que o autoriza a disputar mais dois mandatos. Reuters. 05/04/2021. Disponível em <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/05/vladimir-putin-da-russia-sanciona-lei-que-o-autoriza-disputar-mais-dois-mandatos.ghtml>

 

Um comentário:

  1. My name is Davies, I was in love with my wife and we were married for eight years with a son his is Liam,I loved my wife so much she had access to all my bank account and even my cash app which my accountant agreed to and said it was a great idea, then it took my wife and my accountant two month to get hold of all my properties,all accounts but I had a cash app which they knew nothing about,I was thrown out of my own house was sleeping in a hotel for weeks she also took possession of my son could only see him once a week then I found out she was in love with my accountant all these while so I went online and I came across a private investigator who help me get all my properties and my accounts back even my company back how he did these I don’t know but I gave all the information he asked for and followed all his instructions and now I’m happy my life’s better now.
    Thanks to premiumhackservices@gmail.com
    Text (407) 777-4240
    I just said I should share my own story here
    Thank you

    ResponderExcluir