segunda-feira, 26 de abril de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 18/04 a 25/04

  • EUA
    Quase um ano depois do assassinato de George Floyd, em Mineápolis, o júri chegou a um veredito. Derek Chauvin, ex-policial que asfixiou Floyd com o joelho, foi considerado culpado pelas três acusações feitas:
1. causar a morte, sem intenção, por meio de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana 
2. negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd 
3. homicídio doloso.
    O júri se reuniu na segunda-feira (19) para debater o caso; antes disso, foram ouvidas testemunhas, a defesa e a acusação. Derek Chauvin recusou-se a depor. Ainda não se sabe qual será a pena para o ex-policial - o juiz anunciará isso apenas em 16 de junho. 


  • Israel
    Com um total de 6.346 mortes pelo coronavírus desde o início da pandemia, Israel não registrou novas mortes pela doença em um período de 24 horas. O governo israelense promoveu uma rápida vacinação para seus cidadãos, alcançando a faixa de 5 milhões de pessoas vacinas com a segunda dose, de uma população total de 9 milhões de habitantes.
    Do contrário, as boas notícias para Israel significam descaso para a Palestina. Os habitantes palestinos dos territórios ocupados por Israel não foram incluídos no programa de vacinação que, para palestinos, foi estendido para aqueles que vivem em Jerusalém Ocidental. O ministro da saúde de Israel disse à BBC que não possui obrigação legal de vacinar palestinos que moram em territórios ocupados pelo país. 


  • Índia
    Pelo quarto dia seguido, a Índia bateu o recorde de casos diários pela covid-19: foram reportadas mais de 349,361 infecções. Durante quatro dias, a soma de infecção pela doença foi de mais de 1,3 milhões. Sobrecarregados, os hospitais sofrem com falta de leitos, oxigênios e profissionais. Apenas no sábado, 20 pessoas morreram por falta de oxigênio. Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, anunciou que o governo vai renunciar às tarifas básicas sobre as vacinas contra Covid-19 por três meses.


  • Indonésia
    Na quarta-feira (21), um submarino indonésio desapareceu na costa de Bali. A embarcação perdeu contato com a superfície logo após solicitar permissão para mergulhar durante exercícios de torpedo. As equipes de busca identificaram manchas de óleo no local onde o submarino pode estar submerso, o que levou à preocupação de dano no tanque de combustível. Além disso, a pouca quantidade de oxigênio também assustou as autoridades. Países como Estados Unidos, Cingapura e Malásia auxiliaram nas buscas, que encontraram o submarino neste domingo (25), rachado em pelo menos três partes. Os 53 tripulantes da embarcação faleceram.


  • Cúpula de Líderes sobre o Clima
    O evento sobre o clima, organizado pelo governo dos Estados Unidos, reuniu na quinta-feira (22) mais de 40 líderes de países para discutir o assunto. A Cúpula tem por objetivo reinserir os Estados Unidos nas discussões internacionais sobre o clima sob o comando do novo presidente norte-americano. Além disso, o evento versou sobre a preparação para a COP26 de novembro e financiamento para projetos de países em desenvolvimento. 
    O Brasil também é um dos principais temas na Cúpula, que é uma oportunidade para mudar a sua imagem em relação à política ambiental. Na reunião virtual que aconteceu na sexta-feira, Bolsonaro prometeu a neutralidade climática até 2050 e o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, dobrando os recursos para a fiscalização ambiental. No entanto, no dia seguinte, o presidente cortou quase R$240 milhões do Orçamento de 2021 que seria direcionado para o Ministério do Meio Ambiente.


Referências
JÚRI declara ex-policial Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd. G1. 20 abr. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/20/juri-declara-policial-derek-chauvin-culpado-pela-morte-de-george-floyd.ghtml. 
APÓS vacinação rápida e lockdown, Israel tem o 1º dia sem mortes por covid em 10 meses. BBC. 24 abr. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56873377.
ÍNDIA bate recorde de casos diários da covid-19 pelo 4º dia seguido. R7. 25 abr. 2021. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/india-bate-recorde-de-casos-diarios-de-covid-19-pelo-4-dia-seguido-25042021. 
A corrida contra o tempo para encontrar submarino com 53 tripulantes desaparecidos na Indonésia. BBC. 23 abr. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56859581. 
SUBMARINO é encontrado com os 53 tripulantes mortos. CNN Brasil. 25 abr. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/04/25/submarino-e-encontrado-com-os-53-tripulantes-mortos-veja-fotos-do-resgate. 
'CÚPULA de Líderes sobre o Clima': entenda o que está em jogo no encontro organizado pelos EUA. G1. 22 abr. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/22/cupula-de-lideres-sobre-o-clima-entenda-o-que-esta-em-jogo-no-encontro-organizado-pelos-eua.ghtml. 
BRASIL sai da Cúpula dos Líderes sobre o Clima em descrédito. Correio Braziliense. 24 abr. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/04/4919936-brasil-sai-da-cupulados-lideres-sobre-o-clima-em-descredito.html. 
CÚPULA dos Clima: Veja discursos de Biden, Bolsonaro, Xi Jinping e outros líderes. CNN Brasil. 22 abr. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/04/22/cupula-do-clima-tem-discurso-de-bolsonaro-e-de-mais-39-lideres-mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário