segunda-feira, 12 de abril de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 05/04 a 11/04

  • Israel
A justiça de Israel retomou o processo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que é acusado de suborno, fraude, quebra de confiança e abuso de poder nessa segunda-feira (5).
    O processo agora denuncia o governante israelense de obter informações ilegais por meios de comunicação do país em troca de favores do governo.
    Esse cenário se passa em meio a reuniões das lideranças políticas de Israel para negociar a formação de um novo governo, visando colocar um fim à crise política no país desde a eleição de 23 de março que ainda não foi concluída, já que nem a coalizão de Netanyahu nem a de Yair Lapid, seu principal rival, alcançaram maioria no Knesset, o Parlamento israelense.
    Netanyahu, primeiro chefe de governo da história de Israel a ser julgado durante o exercício do cargo, afirma ser inocente das acusações, as quais não passam de uma “caça às bruxas” contra ele pela promotoria estadual. Agora o país se encontra em uma longa indefinição política, com tentativas dos grupos políticos de negociarem alianças.

  • Bangladesh
    O naufrágio de uma balsa que transportava cerca de 50 passageiros acabou matando pelo menos 34 pessoas na terça feira (6) após ter afundado no rio Shitalakhsya, depois de ter saído da cidade de Narayanganj, cidade a 20 quilômetros da capital Daca.
    As buscas por eventuais sobreviventes desaparecidos continuam ocorrendo no local, já que geralmente os proprietários das balsas nem sempre mantêm listas formais de passageiros. Os acidentes com balsas são comuns e geralmente atribuídos à superlotação e às regras maleáveis em Bangladesh, país cortado por cerca de 130 rios.

  • Estados Unidos da América
    O democrata Joe Biden avançou pela segunda vez na terça-feira (6) a previsão de quando todos os adultos dos Estados Unidos poderão receber pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
    A previsão do governo em um primeiro momento era que as vacinas estariam disponíveis para toda a população adulta apenas no final de maio, porém agora o presidente prometeu que o processo ocorrerá a partir do dia 19 de abril.
    Com os estados aumentando suas opções para além dos grupos prioritários como idosos e trabalhadores essenciais da linha de frente, foi possível abranger todos os adultos nessa nova data, como por exemplo no estado de Nova York, onde a vacinação está bem acelerada, imunizando pessoas entre 16 e 29 anos.    
    Além disso, Biden atentou para o fato de que 80% dos profissionais de educação já receberam primeiras doses, visando garantir a volta às aulas com segurança o quanto antes.

    Joe Biden protagonizou também nessa quinta-feira (8) um discurso na Casa Branca anunciando uma série de medidas para controlar a violência armada no país, que viveu diversos novos episódios trágicos nas últimas semanas.
    Os atentados mais noticiados no Colorado, Geórgia, Califórnia resultaram em 22 vítimas fatais ao todo em um período aproximado de três semanas. Mais recentemente na Carolina do Sul, o ex-jogador da NFL Phillip Adams cometeu suicídio após matar 5 pessoas na quinta-feira (8).
    Acompanhado de sua vice Kamala Harris e do secretário de Justiça Merrick Garland, o presidente afirmou que esforços seriam realizados para combater rigorosamente o que chamou de “epidemia” e de “crise de saúde pública”.


    As novas medidas incluem planos para dificultar o acesso às chamadas "armas fantasmas", que consistem em kits com instruções e peças separadas. Devido à sua praticidade as armas poderiam ser construídas em casa, escapando de fiscalizações e impedindo seu rastreamento.
    O democrata explicou que "qualquer um, de criminoso a terrorista, pode comprar esse kit e, em apenas 30 minutos, montar uma arma".
    Ademais, dispositivos e acessórios específicos também estarão sujeitos às normas da Lei Nacional de Armas de Fogo, reforçando seu combate contra essa temática que assombra o país há anos.
  • Mianmar
    O golpe realizado pelos militares no início de fevereiro em Mianmar que desencadeou enormes ondas de protestos por todo o país culminou nessa quarta-feira (7) em mais 13 mortes de civis em um confronto com as forças de segurança militar.
    No mesmo dia, o embaixador de Mianmar em Londres, Kyaw Zwar Minn, apoiador da líder civil deposta Aung San Suu Kyi, foi impedido de entrar na sede da própria embaixada do país na Inglaterra por ordens da Junta e foi deposto do cargo.
    Depois de ficar esperando na porta da embaixada, o diplomata passou a noite em seu carro e foi informado que seria convocado a voltar ao país e que seu mandato havia terminado, sendo substituído pelo seu vice na manhã seguinte.
    Dentro das fronteiras de Mianmar, a Junta militar listou nos maiores meios de comunicação do país nomes de famosos, artistas e influenciadores contrários ao regime militar e que são considerados capazes de divulgar notícias que podem abalar a estabilidade do país, realizando detenções forçadas desses ativistas nessa quarta-feira (8). 

  • Reino Unido
    A semana foi movimentada na Irlanda do Norte, palco de fortes manifestações e rebeliões em uma escala não vista há anos, como afirmou a polícia local na noite de quarta-feira (8). Os recentes episódios na capital Belfast e outras cidades deixaram mais de 74 policiais feridos, ônibus incendiados e foram marcados por lançamentos de molotov, fogos de artifício e gasolina por grupos contrários às condições comerciais impostas pelo Brexit.
    Os confrontos no país envolvem os chamados lealistas ou unionistas, população protestante que defende a manutenção da Irlanda do Norte dentro do Reino Unido e os nacionalistas pró-irlandeses favoráveis à unificação entre as duas Irlandas.
    O grupo lealista sentiu-se traído pelas decisões de Londres, por entenderem que não foi cumprido o que prometeram no Protocolo da Irlanda do Norte, implementado após o Brexit.
    O acordo buscava eliminar a necessidade de controle de fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, o que abriria novas condicionantes de comércio internacional que não satisfazem a primeira-ministra da Irlanda do Norte Arlene Foster, do Partido Unionista, aumentando a instabilidade na região. 


    O príncipe Philip, conhecido mundialmente também como Duque de Edimburgo, faleceu aos 99 anos nesta sexta-feira (9).
    O Palácio de Buckingham não divulgou a causa da morte, porém emitiu uma nota dizendo que "novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda.”.
    O velório será realizado na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, no dia 17 de abril. Anteriormente, salvas de tiros de canhão foram disparadas em todo Reino Unido e milhares de britânicos deixaram cartas e flores do lado de fora do Castelo e do Palácio de Buckingham durante a noite, mesmo com as recomendações da família real de evitar sair às ruas.


Referências
AFP, R. (. |. R. E. Deposto, embaixador de Mianmar é impedido de entrar na embaixada em Londres. Folha de S.Paulo. Disponivel em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/04/deposto-embaixador-de-mianmar-e-i mpedido-de-entrar-na-embaixada-em-londres.shtml>.
ALMOGUERA, P. Militares de Mianmar detém uma centena de blogueiros e artistas críticos ao regime. El País. Disponivel em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-04-08/militares-de-mianmar-detem-uma- centena-de-blogueiros-e-artistas-criticos-ao-regime.html>.
ALONSO, L. Biden anuncia restrições a armas e diz que EUA vivem epidemia de violência. Folha de S.Paulo, 2021. Disponivel em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/04/biden-anuncia-restricoes-a-armas-pa ra-tentar-conter-epidemia-de-violencia-nos-eua.shtml>. Acesso em: 8 Abril 2021.
FOX, K. O que está por trás da violência recente na Irlanda do Norte? CNN. Disponivel em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/04/10/o-que-esta-por-tras-da-violen cia-recente-na-irlanda-do-norte>.
G1. Biden adianta pela 2a vez a meta para vacinar toda a população adulta dos EUA contra a Covid-19. g1, 2021. Disponivel em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/06/biden-adianta-novamente-meta-par a-vacinar-a-populacao-adulta-nos-eua.ghtml>. Acesso em: 7 Abril 2021.
G1. Biden anuncia medidas de controle contra 'epidemia de violência com armas de fogo' nos EUA. g1, 2021. Disponivel em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/08/biden-chama-violencia-com-armas- de-fogo-nos-eua-de-epidemia.ghtml>. Acesso em: 8 Abril 2021.
G1. Novos ataques a protestos em Mianmar deixam ao menos 13 mortos. G1. Disponivel em: <Novos ataques a protestos em Mianmar deixam ao menos 13 mortos>.
G1. Phillip Adams, ex-jogador da NFL, mata 5 pessoas a tiros e é encontrado morto horas depois nos EUA. g1. Disponivel em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/08/phillip-adams-ex-jogador-da-nfl-mat a-5-pessoas-a-tiros-e-e-encontrado-morto-horas-depois-nos-eua.ghtml>.
G1. Príncipe Philip é homenageado com salvas de tiros de canhão; funeral é marcado para 17 de abril. G1. Disponivel em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/10/principe-philip-e-homenageado-com -salvas-de-tiros-de-canhao.ghtml>.
G1. Príncipe Philip morre aos 99 anos. G1. Disponivel em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/09/principe-philip-morre-aos-99.ghtml>. GLOBO, O. Irlanda do Norte registra piores cenas de violência sectária 'em muitos anos', em noite de destruição em Belfast. O Globo. Disponivel em: <https://oglobo.globo.com/mundo/irlanda-do-norte-registra-piores-cenas-de-violencia -sectaria-em-muitos-anos-em-noite-de-destruicao-em-belfast-24961652>.
INTERNACIONAIS, O. G. E. A. Em julgamento por corrupção, Netanyahu é acusado de usar favores como 'moedas de troca'. O Globo, 2021. Disponivel em: <https://oglobo.globo.com/mundo/em-julgamento-por-corrupcao-netanyahu-acusado- de-usar-favores-como-moedas-de-troca-24955846>. Acesso em: Abril 2021.
PRESS, T. A. Death toll from Bangladesh ferry capsize rises to 34. ABC News, 2021. Disponivel em: <https://abcnews.go.com/International/wireStory/death-toll-bangladesh-ferry-capsize- rises-34-76894761>. Acesso em: 6 Abril 2021. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário