quarta-feira, 21 de abril de 2021

Volta ao Mundo em 7 Dias - Notícias de 12/04 a 17/04

  • Equador
    Neste domingo (12) no Equador, o conservador Guillermo Lasso venceu as eleições presidenciais com uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre seu oponente de esquerda Andrés Arauz, que tinha o apoio do ex-presidente Rafael Correa.
    Lasso, que já foi presidente do Banco de Guayaquil e Ministro da Economia do Equador, teve como vantagem nas eleições o descontentamento da população em relação ao ex-presidente Rafael Correa, que em 2020 foi condenado a 8 anos de prisão por liderar uma rede de corrupção durante 6 anos (2012-2018). Sua proposta para o governo é gerar novos empregos, atrair investimentos estrangeiros, aumentar o salário-mínimo e o combate à corrupção. 
    Apesar da vitória, Lasso terá um mandato desafiador. Dos assentos da assembleia nacional, o partido do banqueiro detém apenas 12, em oposição aos “correntistas” que possuem 48. Além disso, de acordo com o próprio Guillermo, o Equador tem dívidas que alcançam 63% do seu PIB e não possui liquidez, apenas um saldo de 400 milhões de dólares na reserva que cobre apenas 20% dos gastos mensais do governo.

  • Peru
    O Peru, que desde 2016 teve 4 presidentes diferentes, se aproxima da eleição de um novo líder. O segundo turno das eleições presidenciais Peruanas ocorrerá em 6 de junho e será uma disputa muito acirrada. De um lado há Pedro Castillo, professor sindicalista e ruralista que promete diminuir o poder das elites empresariais e dar papel mais dominante ao Estado. E de outro lado, Keiko Fujimori, que é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, se declara defensora da família e já foi presa acusada de receber milhões da Odebrecht para suas campanhas presidenciais anteriores. Os dois estão em lados opostos do espectro ideológico, Fujimori na direita e Castillo na esquerda, porém ambos compartilham de ideais conservadores como a rejeição á igualdade de gênero, do casamento homossexual e da legalização do aborto.

  • EUA
    No domingo (11), em Minnesota, a cerca de 16 km de onde George Floyd foi assassinado por um policial no ano de 2020, o jovem Daunte Wright foi morto atingido por um tiro durante abordagem policial. Ao parar Dwight por uma violação de velocidade, a polícia descobriu que havia um mandado de prisão para o jovem negro. Durante a tentativa de detenção, Daunte entrou novamente em seu carro e tentou escapar dos policiais. Um deles disparou um tiro contra o jovem, que percorreu algumas quadras e colidiu com outro carro. Daunte morreu no local em decorrência do disparo.
    Os policiais alegam que o tiro foi disparado acidentalmente e que na verdade a policial que o disparou o fez na intenção de disparar seu taser. Na segunda-feira (12), a policial que disparou o tiro contra Daunte, Kim Potter, pediu demissão de seu posto, assim como o chefe de polícia local. Após pedido de demissão, a policial foi presa e acusada de homicídio culposo. Caso seja considerada culpada, pode ser condenada a até 10 anos de prisão.
    A morte de Daunte gerou uma nova onda de protestos nos EUA contra a brutalidade policial e o assassinato de negros por policiais brancos. As manifestações mais violentas tiveram lugar em Minnesota, onde até terça-feira (13) mais de 60 manifestantes já foram presos.

  • Índia
    A índia, segundo país mais populoso do planeta com 1,3 bilhão de habitantes, está passando por uma segunda onda de infecções do Covid-19. Nesta quinta-feira (15) o país asiático registrou 200 mil novos casos de Covid em 24 horas, e um total de 1,15 milhão de casos ativos, ficando atrás somente dos EUA com 31,4 milhões. O aumento de casos é extremo, visto que no começo do mês de fevereiro, foram registrados menos de 10 mil novos casos por dia.
    Mesmo com hospitais lotados, centenas de indianos, em virtude da celebração do festival Kumbh Mela, se banham no rio Ganges diariamente. Em meio ao caos, a capital Indiana Nova Délhi impôs um toque de recolher, enquanto a capital Mumbai, epicentro da nova onda, decretou o Lockdown. Um lockdown nacional ainda não foi adotado pois o governo alega que as consequências econômicas do lockdown realizado em 2020 foram muito pesadas.
  • China
    Às vésperas da cúpula do clima convocada pelo novo presidente Estadunidense Joe Biden, a China toma iniciativa e marca sua posição de liderança no combate às mudanças climáticas. Nesta sexta (16) o líder da ditadura chinesa Xi Jinping se reuniu com a liderança alemã, Ângela Merkel, e o líder francês, Emmanuel Macron, em uma reunião virtual. A China se mostrou a favor de ampliar a cooperação com a Europa em questões ambientais e defende a não politização do tema.
    Ao mesmo tempo, a China cobra os EUA por falta de ações na temática como compensação da falta de participação americana nos últimos anos, decorrente da saída dos EUA do acordo de Paris durante o governo Trump. Segundo o líder Chinês: "Responder às mudanças climáticas é uma causa comum para toda a humanidade e não deve se tornar uma moeda de troca geopolítica [...] ou uma desculpa para barreiras comerciais.”

  • Rússia
    Nesta sexta-feira (16), em meio a movimentações militares em torno da Ucrânia, a Rússia anunciou o fechamento de parte do mar negro para navios de guerra estrangeiros. Essa medida está relacionada à disputa com a Ucrânia sobre o destino de áreas do leste do País habitadas por russos étnicos. Isso afeta portos da costa ucraniana, importantes para as exportações do país e limita também a movimentação de navios da Otan que transitam na região em apoio aos ucranianos. A OTAN demonstra preocupação com a medida e a Ucrânia classifica a decisão como ofensa a sua soberania e violação das leis internacionais.
    Também na Rússia, agrava-se a tensão com os EUA. Um dia após Joe Biden anunciar sanções ao governo russo por suposta interferência em eleições e ataques hackers, o Kremlin anunciou a expulsão de 10 diplomatas estadunidenses do País.

Referências
“Vitória de Lasso no Equador não deve encerrar período de instabilidade”. VEJA, https://veja.abril.com.br/mundo/vitoria-de-lasso-no-equador-nao-deve-encerrar-periodo-de-instabilida de/. Acesso em 18 de abril de 2021. 
“Quem é o banqueiro conservador que derrotou esquerdista e venceu eleições no Equador”. BBC News Brasil, 12 de abril de 2021, https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56716511.
“Keiko Fujimori garante ida ao 2o turno contra Pedro Castillo na eleição presidencial do Peru”. G1, https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/15/peru-segundo-turno-sera-entre-pedro-castillo-e-keiko-fujimori.ghtml. Acessado 18 de abril de 2021.
Fowks, Jacqueline. “Peru se aproxima de guinada conservadora no segundo turno da eleição presidencial”. EL PAÍS, 14 de abril de 2021, https://brasil.elpais.com/internacional/2021-04-14/peru-se-aproxima-de-guinada-conservadora-no-segundo-turno-da-eleicao-presidencial.html.
Times, The New York. “What to Know About the Death of Daunte Wright”. The New York Times, 15 de abril de 2021. NYTimes.com, https://www.nytimes.com/article/daunte-wright-death-minnesota.html. 
“Policial que matou jovem negro nos EUA é indiciada por homicídio culposo”. Exame, 15 de abril de 2021, https://exame.com/mundo/policial-que-matou-jovem-negro-nos-eua-e-indiciada-por-homicidio-culposo/. 
“Rússia fecha parte do mar Negro para navios de guerra estrangeiros”. Valor Econômico, https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/04/16/russia-fecha-parte-do-mar-negro-para-navios-de-guerra-estrangeiros.ghtml. Acessado 18 de abril de 2021. 
“Às vésperas de cúpula de Biden, China cobra EUA e busca ampliar cooperação com Europa”. Folha de S.Paulo, 16 de abril de 2021, https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/04/as-vesperas-de-cupula-de-biden-china-cobra-eua-e-busca-ampliar-cooperacao-com-europa.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário