quarta-feira, 7 de abril de 2021

Por Onde Anda: Jaqueline Ferronato, Customer Experience Lead em Barcelona



Nome Completo: Jaqueline Ananias Ferronato
Ano de ingresso no curso de Relações Internacionais: 2012
Ano de conclusão do curso de Relações Internacionais: 2015 
Ocupação atual: Costumer Experience Lead
Cidade em que reside: Barcelona, Espanha

Blog internacionalize-se: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.
Jaqueline: Assim como todo adolescente, quando terminei o ensino médio me sentia muito despreparada para decidir uma carreira profissional. Por conta disso, busquei uma alternativa para adiar os futuros aninhos de faculdade e assim acabei conquistando a minha primeira experiência profissional. Alguns anos antes eu já tinha feito um intercâmbio estudantil na Tailândia, mas trabalhar na Alemanha me trouxe novos conhecimentos e habilidades, ali também foi o meu primeiro contato com o ramo da logística internacional. Foi um ano e meio intenso com muito aprendizado, que me incentivaram mais tarde a cursar Relações Internacionais.
Em 2012, no meu primeiro ano de faculdade comecei a procurar por estágios e logo percebi que de fato o mercado de trabalho para alunos de RI em Curitiba era mais voltado para o ramo empresarial. Eu ainda não sabia o que um Internacionalista fazia, mas estava sempre aberta às oportunidades que me apareciam. Por conta disso, acabei outra vez entrando no ramo da logística internacional em uma empresa de agenciamento de carga e trabalhei por quase quatro anos (não consecutivos) lá. Durante esse percurso participei de trabalhos de curta duração, iniciação científica, fiz cursos em diversas áreas e fui monitora, essas experiências foram essenciais para minha formação profissional.
Com um perfil profissional com amplo conhecimento internacional e experiência em logística, hoje trabalho em uma multinacional no mesmo ramo com a internacionalização de um projeto dos EUA para a União Europeia e Reino Unido e me sinto realizada profissionalmente.

Blog internacionalize-se: Quando tomou a decisão de seguir a sua atual carreira? Como se preparou durante a graduação em Relações Internacionais para essa escolha?
Jaqueline: Foram muito fatores que determinaram as minhas escolhas, inicialmente queria me focar em uma carreira em Organizações Internacionais e posteriormente tive o desejo de seguir no ramo de empresas sociais, no entanto percebi que ao acolher as oportunidades que nos aparecem, nem sempre vamos trabalhar no que escolhemos a princípio, e isso é muito comum principalmente em momentos de crise como o cenário atual. Contudo, o que eu não entendia é que a logística é um ramo em que eu posso atuar em qualquer tipo de organização, seja governamental, seja empresarial ou seja no terceiro setor. No fim das contas, a minha experiência em logística se tornou minha porta de entrada para qualquer realização profissional. 

Blog internacionalize-se: Como é o dia a dia no teu trabalho?
Jaqueline: Atuo em um projeto na Central de Operações da Amazon Logistics da União Europeia e Reino Unido, em um departamento de comunicação. Como é um projeto novo e em fase de adaptação ao mercado europeu, o dinamismo e flexibilidade fazem parte da minha rotina. Através de diversos mecanismos, temos a possibilidade de receber Feedbacks e a partir disso implementar melhorias no projeto, considerando assim a cultura de cada país. As diferenças culturais são um desafio diário, mas ao mesmo tempo muito motivadoras, é um aprendizado contínuo.

Blog internacionalize-se: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Relações Internacionais que mais o ajudam na sua carreira atualmente?
Jaqueline: A faculdade de Relações Internacionais foi fundamental durante todo esse processo de evolução acadêmica e profissional. Acredito que os internacionalistas são profissionais com alto desempenho, pois diferentemente de outras profissões, além de exercer suas funções práticas, têm alta adaptabilidade cultural e ampla visão de mercado.

Blog internacionalize-se: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade?
Jaqueline: Para mim o primeiro ano foi o período mais marcante em termos de conhecimento, acredito que é por ter sido o primeiro contato acadêmico com a área de RI.

Blog internacionalize-se: Qual conselho deixaria para os nossos alunos, em especial para aqueles que ainda estão em dúvida quanto ao futuro profissional?
Jaqueline: Diria que abracem todas as oportunidades possíveis de estudos e trabalhos, qualquer experiência é muito válida durante a graduação, pois acrescenta muito na formação profissional. Busquem falar fluentemente as línguas mais básicas para depois priorizar outras línguas (vale mais um inglês/ espanhol fluente que anos de alemão intermináveis...). Mas principalmente gostaria dizer, que independentemente de suas escolhas, se lembrem que vocês sempre têm tempo de mudar tudo de novo e começar outra vez, a gente tem bastante tempo nessa vida e está tudo bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário